Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 241 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão inseridos no tema de políticas públicas porque foram estabelecidos por lei ordinária.

A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue o item a seguir.

Por ser uma atividade de caráter individualizado, a ginástica, como técnica de trabalho corporal, deve ser evitada na preparação para a prática de modalidades como relaxamento e alongamento.

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica da educação física que entende o movimento humano como uma forma de comunicação com o mundo (os temas da cultura do movimento procuram desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e agir criticamente) e que se organiza a partir de três competências (a objetiva, a social e a comunicativa), sendo estas desenvolvidas no processo de ensino‐aprendizagem por meio de três categorias: trabalho; interação; e linguagem.

A fim de fomentar a participação dos alunos menos habilidosos em aulas de educação física, sobretudo na temática dos esportes, o professor lança mão de alguns arranjos didático‐metodológicos durante sua prática pedagógica na escola. Nesse sentido, ele não deverá

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica que organiza a prática pedagógica, partindo da ideia de que as crianças sofrem mudanças motoras observáveis e que respondem a uma sequência de habilidades motoras que devem ser trabalhadas de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento.

Jogos e brincadeiras fazem parte de conteúdos da educação física escolar, sobretudo no ensino fundamental. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta os tipos de jogos e as brincadeiras que podem ser vivenciadas em aulas de educação física.

Quando estudamos os objetivos da educação física escolar nos deparamos com uma lista extensa, por exemplo: democratizar o acesso a educação física, a busca pela autonomia, lazer e saúde enquanto possibilidades da educação física, etc. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Após o período formal de aulas de educação física na escola (mais de 11 anos ao longo da escolaridade), os alunos deveriam ter condições de manter uma prática regular de atividade física, se assim desejarem, sem o auxílio de especialistas. Deveriam negar atitudes de violência no esporte ou em qualquer outra manifestação social, apreciar um bom espetáculo de dança ou mesmo esporte, reconhecer as características de uma academia de ginástica adequada, posicionar-se criticamente em relação aos padrões de beleza impostos pelas diferentes mídias, participar de um jogo de voleibol na praia no seu tempo livre de lazer, relacionar as diferentes práticas de atividades físicas com aspectos nutricionais e os gastos energéticos, além de muitos outros aspectos. ( ) A discussão sobre saúde na escola, em muitos casos, tem sido catalisada pela educação física, e a abordagem de maior destaque é aquela com base em um entendimento de ser humano e de movimentos fundamentados predominantemente em valores humanos. Essas manifestações podem ser percebidas pela eleição dos conteúdos esportivos orientados ao alcance da performance máxima, ou de concepções que reduzem os alunos a um conjunto anatomofisiológico. ( ) Embora o conceito da instituição escola esteja se alterando nas últimas décadas, ele esteve, até agora, atrelado à reprodução da cultura e do trabalho. Falta, nesse sentido, espaço para o lazer. Essa falta não se restringe às discussões sobre sua importância, mas se confunde com a falta de espaços, horários, contingente humano, enfim, resume o que a escola pensa sobre o lazer: nada ou quase nada. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Ao pensarmos em avaliação do ato de ensinar educação física, nos deparamos com a concepção dos critérios. Analise as definições dos tipos de critérios descritos abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Funcionalista, então poderá tomar como ponto de partida da análise o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que melhoram resistência, força e mobilidade dos alunos. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Biologista, parte do princípio que a prática desportivo-motora em si mesma atua formativamente, então será útil, como guia de análise, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada a medida em que desencadeia prazer nos alunos e contribua para a manutenção da alegria no movimento e no jogo. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Behaviorista, acredita que a educação física deve se voltar para a melhoria de habilidades técnico-desportivas, operacionalizáveis, então poderá servir, como ponto de partida, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que contribua para o aumento de rendimentos técnico-desportivos dos alunos. A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com Silva e Júnior (2017), identifique as afirmações quer caracterizam Jogos Cooperativos com ( I ) e jogos competitivos com ( II ).

( ) Divertido para todos.

( ) Cria pontes entre as pessoas.

( ) Estimula a desconfiança e o egoísmo.

( ) Todos envolvem-se de acordo com as habilidades.

( ) Poucos são bem sucedidos.

( ) Todos sentem-se ganhadores.

Logo, a sequência correta, lida de cima para baixo, é a seguinte:

O professor de uma Escola Municipal propõe como uma das avaliações bimestrais, um festival de dança, em que os alunos irão construir um trabalho criativo, em grupo.

Essa proposta, numa perspectiva social, tem como objetivo resolver:

O quadro abaixo é um exemplo prático de qual metodologia no ensino de Educação Física?

Assinale o item em que constam todas as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar, que surgiram a partir do final da década de 1970, descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

"Fundamenta-se nas áreas de crescimento e desenvolvimento e aprendizagem motora e volta-se especificamente para crianças de quatro a quatorze anos. Habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro desta abordagem, pois é através dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano Os autores desta abordagem defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física. "A descrição acima se refere a qual abordagem pedagógica da Educação Física.

Analisando a afirmação: "Trata-se de uma abordagem de avaliação em Educação Física na qual o desempenho do aluno é comparado com os seus próprios resultados iniciais, e não com uma tabela de resultados. É uma proposta avaliativa que apesar de valorizar o aspecto quantitativo e se limitar a avaliação dos comportamentos observáveis e passíveis de serem mensurados, a proposta avança quando passa a considerar a individualidade do aluno." Assinale a alternativa que a afirmação acima está se referindo.

“Movimento Renovador da Educação Física" é um termo que designa o conjunto de debates, observáveis a partir dos anos 1980, que propõe a reorientação dos pressupostos da Educação Física. Entre as abordagens propostas, há muitas diferenças e peculiaridades.

Há, contudo, alguns pontos em comum, entre os quais o que preconiza que o ensino da Educação Física:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282