Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 241 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem que o aluno, ao final do ensino fundamental deve alcançar alguns objetivos. Entre os objetivos a serem alcançados na educação física está “participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características […]", EXCETO:

São conceitos e procedimentos quanto às atividades rítmicas e expressivas, EXCETO:

Leia o trecho a seguir a respeito da iniciação esportiva.
“À luz do paradigma da complexidade, a iniciação esportiva é relevante para desenvolver capacidades motoras e para educar para a ; para educar as habilidades específicas e para investir em aulas que sinalizem para o fato de a criança aprender a gostar de esporte; para ensinar as habilidades táticas e para introduzir uma cultura de ...”
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do trecho, segundo Santana (In: Paes & Balbino, 2005).

A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos deve propiciar a discussão sobre a prática pedagógica a partir das seguintes ações:

  1. Convidar, sempre que possível, pessoas da comunidade para relatarem suas experiências com dança, esporte, ginástica, em forma de palestras, oficinas e/ou aulas abertas (por exemplo, ex-atletas de futebol, pessoas que conhecem danças locais, entre outras), além de valorizar as experiências anteriores dos alunos da própria escola, convidando-os a relatar suas experiências.
  2. Refletir criticamente os valores impostos pela mídia, mantendo um espaço de debate permanente (por exemplo, levando jornais à escola e fazendo murais). O professor pode indicar alguns programas da tevê para que os alunos discutam questões importantes, bem como estimulá-los a buscar informações em livros, jornais, revistas e sites para a elaboração de trabalhos, pesquisas e projetos.
  3. Favorecer oportunidades para os alunos assistirem a apresentações de espetáculos de dança e jogos de diferentes modalidades esportivas.
  4. Incluir o aluno no processo de ensino e aprendizagem como aquele que tem um conhecimento e estabelece uma relação pautada sobre valores atribuídos a essa cultura.

A soma dos itens corretos é:

São objetivos da educação física para o segundo ciclo do ensino fundamental, EXCETO:

Para trabalhar com recreação é preciso apresentar algumas características importantes. Abaixo estão listadas algumas. Porém, uma das alternativas não está correta. Assinale-a.

Uma das orientações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para a Educação Física é a de que todo e qualquer projeto de estímulo à atividade física deve ser proposto pelo professor e:

De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) são indicados 3 focos principais de avaliação da Educação Física. Em relação a eles, analise as afirmativas a seguir.

I. REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS: respeito com os companheiros, como lida com as limitações. Saber fazer, o desempenho propriamente dito dos alunos. Realização correta da atividade e organização e cooperação durante a aula.

II. RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: é necessário verificar como a criança e o jovem relacionam elementos da cultura corporal aprendidos em atividades físicas com o conceito mais amplo de qualidade de vida.

III. VALORIZAÇÃO DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO: relevante também é o seu interesse e sua participação em danças e brincadeiras e outras formas de atividade física que compõem nossa cultura dentro e fora da escola.

Está correto o que se afirma em:

As regras das modalidades esportivas vão se alterando e/ou sofrendo adaptações ao longo do tempo. Em 2014, a Federação Internacional de Voleibol alterou algumas regras da modalidade e competições oficiais. Assinale a alternativa que NÃO apresenta alterações feitas em 2014:

Na tentativa de aproximar a teoria da prática, de superar os paradigmas de uma concepção estritamente biologicista, e de aplicar uma educação significativa, novas concepções foram lançadas na Educação Física brasileira entre as décadas de 1980 e 1990. Dentre estas, são mencionadas como concepções progressistas, aquelas preocupadas com a formação de sujeitos conscientes, que possam agir com autonomia e capacidade de análise no âmbito da cultura corporal de movimento e também serem capazes de provocar transformações políticas. É considerada concepção progressistas na área da Educação Física a abordagem:

De acordo com Darido (2003), os conteúdos a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física devem ser estruturados segundo sua categoria e organizados em: Conceitual; Procedimental; e Atitudinal. Quando se alude aos Conteúdos Conceituais, faz-se referência à dimensão do comportamento humano denominada:

A didática dessa abordagem conduz mestre e aprendiz à reflexão, interpretação, compreensão, identificação, valorização e manutenção do conhecimento que na prática promove a saúde individual e coletiva:

Para Darido (2003) uma das limitações da Abordagem Desenvolvimentista é:

Acerca dos conceitos e procedimentos dos conteúdos da Educação Física contidos nos PCN, marque a alternativa correta.

O lazer é considerado sob dois aspectos: tempo e atitude. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I – O lazer encarado como atitude, fica na dependência exclusiva da relação da pessoa envolvida com a atitude. E, assim, qualquer atividade poderia ser considerada lazer.

II – O lazer encarado como atitude, deve atender a determinadas características, como a escolha coletiva, e um nível de prazer e satisfação elevados.

III – O tempo de lazer encontra-se não em oposição, mas em relação com o tempo das obrigações. Sobretudo com as obrigações profissionais.

IV – O tempo do lazer situa-se no tempo desocupado. Assim, o tempo gerado pelo desemprego pode ser considerado como propício para as atividades de lazer. Estão corretas as afirmativas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282