Julgue os próximos itens com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.
Trabalhar com jovens e adolescentes numa perspectiva socioeducativa deve ter como horizonte a liberdade e não a punição, significa oferecer serviços que respondam a necessidades e interesses reais manifestados por eles em discussões coletivas e individuais. Nesse sentido, o trabalho socioeducativo deve buscar:
Julgue os próximos itens, relativos à educação de adultos.
O processo educativo da educação de adultos é tão semelhante ao da educação de crianças que, nas práticas educativas de ambos, são comumente utilizados métodos e materiais com as mesmas características.
Não é correto o que se afirma na alternativa:
A audiência pública, prevista pela legislação brasileira, tem como objetivo levantar elementos para o processo legislativo e judicial. Assim, a Câmara Municipal de Guarulhos convoca uma audiência pública para a discussão e levantamento de propostas para a aplicação dos recursos financeiros públicos na área da educação. Segundo o artigo 213 da Constituição Federal de 1988, os recursos públicos poderão ser destinados
Muitas estratégias ou recursos instrucionais podem ser utilizados nas organizações para a aprendizagem dos adultos, no sentido do que exigem as normas com relação ao uso das teorias e da aprendizagem, como a andragogia. Considerando esse assunto, é correto afirmar que andragogia é ciência que estuda
Sobre a Educação de Jovens e Adultos, o art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional define que a mesma é destinada àqueles que
Em relação à educação de jovens e adultos, é INCORRETO afirmar que
A educação profissional se organiza de maneira a integrar-se às diferentes formas de educação, ao trabalho e ao desenvolvimento tecnológico. Pode ser desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por meio de estratégias de educação continuada em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho. No caso da educação continuada,
Diretamente ligada à certificação está a vontade de dominar os saberes escolares na expectativa de que esse domínio permita a ascensão social, seja pela possibilidade de aprovação em concurso público ou teste para preenchimento de vagas de melhores empregos, seja pela vontade de alcançar e cursar o ensino superior [...]
De qualquer modo existe, por parte do aluno de educação de jovens e adultos, um desejo de saber, cuja criticidade pode ser maior ou menor em razão das experiências da pessoa e do tipo de programa em que ela se inserir. Outra forte razão para a procura de programas de ampliação de escolaridade é a
Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital
como forma de ampliação de conhecimento coletivo
dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam
da comunicação digital e a EJA não pode ser
desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar
as tecnologias da informação e da comunicação digital
com jovens e adultos é(são)
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
De acordo com o art. 5º da Resolução nº 03, de 15/06/2010, para a realização de exames de conclusão na modalidade da EJA do Ensino Fundamental, o aluno deve possuir a idade mínima de: