A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
A construção de maquetes deve ser evitada como recurso manual no ensino de biologia, pois o emprego desse recurso dificulta a interação do estudante com o conteúdo.
No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
A utilização de provas constituídas por questões avaliativas, com atribuição de notas para a avaliação individual do aprendizado, é uma prática rotineira que estimula os estudantes a estudarem o conteúdo sem se preocupar com a questão de obter menção satisfatória.
O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.
No ensino de biologia, para visualizar o funcionamento de mecanismos biológicos propostos nos livros didáticos, o emprego de animações por computação gráfica ou de filmes tem sido importante fonte de informações e exemplificações para relacionar os assuntos abordados em sala de aula ao cotidiano da sociedade.
Política ambiental constitui o conjunto de normas, leis e ações públicas que visam à preservação do meio ambiente em um dado território. No que se refere à política ambiental brasileira, julgue o item a seguir.
As iniciativas relevantes que formam a base da política ambiental brasileira surgiram a partir da Eco-92.
Na resolução do CONAMA, nº 001, de 23/01/1986, artigo 2º, registra-se que : “dependerá de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental –EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente e da SEMA, em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
O modelo de ensino construtivista desenvolvido por Piaget defende que o professor deve dar informações como fonte de motivação, valorizando a competência disciplinar.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A colocação do aluno diante de problemas e a valorização da aprendizagem pela experimentação e descoberta são características do cognitivismo.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
Os constantes avanços das tecnologias têm garantido a intensa participação dos alunos em atividades práticas em laboratórios e em salas de aula em razão do fácil acesso aos recursos computacionais e de laboratório.
No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
Em sala de aula, o professor deve utilizar diversos instrumentos para avaliar a qualidade dissertativa, descritiva ou explicativa de uma resposta do estudante.
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.
A abordagem histórica e filosófica da ciência permite focalizar nos processos e contextos histórico e social da produção da ciência, em contraponto aos produtos da ciência, apresentando como vantagem a exposição da ciência como um constante questionar cujas conclusões podem mudar.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
Na visão construtivista, a habilidade didática deve ser plenamente favorecida, em detrimento da competência disciplinar.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A teoria comportamentalista baseava-se em ideias de condicionamento operante e na taxonomia dos objetivos educacionais.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
O uso de equipamentos audiovisuais associado às aulas expositivas pode tornar o processo educativo mais dinâmico e produtivo.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.
O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.
O uso de TIC como recursos metodológicos possibilita ao professor abordar os conteúdos de forma mais dinâmica, oferecendo aos estudantes diversas opções de assimilação dos temas discutidos.