No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
Métodos de avaliação como a aplicação de provas ao término dos módulos temáticos são úteis como função formativa, pois permitem avaliar o conhecimento prévio dos alunos e constatar dificuldades refletidas na aprendizagem.
Para fins práticos e de administração, podem se definir três grandes agendas para o meio ambiente, a agenda verde, a agenda azul e a agenda marrom.
Em relação a essas agendas, é CORRETO afirmar:
No mês de outubro de 2018, a Embrapa Suínos e Aves fez o lançamento de um veículo movido a base de um combustível alternativo. Que combustível é esse:
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
Aulas expositivas podem exigir alto nível de concentração dos estudantes e resultar em baixa interação entre professor e estudante.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A teoria sociocultural foi desenvolvida na década de 90 do século passado e reconheceu o papel central do professor na escola para a formação sociocultural, tendo sido fundamental para alavancar o ensino da biologia integrada à sociedade.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
A construção de maquetes deve ser evitada como recurso manual no ensino de biologia, pois o emprego desse recurso dificulta a interação do estudante com o conteúdo.
No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
A utilização de provas constituídas por questões avaliativas, com atribuição de notas para a avaliação individual do aprendizado, é uma prática rotineira que estimula os estudantes a estudarem o conteúdo sem se preocupar com a questão de obter menção satisfatória.
O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.
No ensino de biologia, para visualizar o funcionamento de mecanismos biológicos propostos nos livros didáticos, o emprego de animações por computação gráfica ou de filmes tem sido importante fonte de informações e exemplificações para relacionar os assuntos abordados em sala de aula ao cotidiano da sociedade.
Política ambiental constitui o conjunto de normas, leis e ações públicas que visam à preservação do meio ambiente em um dado território. No que se refere à política ambiental brasileira, julgue o item a seguir.
As iniciativas relevantes que formam a base da política ambiental brasileira surgiram a partir da Eco-92.
Na resolução do CONAMA, nº 001, de 23/01/1986, artigo 2º, registra-se que : “dependerá de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental –EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente e da SEMA, em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
O modelo de ensino construtivista desenvolvido por Piaget defende que o professor deve dar informações como fonte de motivação, valorizando a competência disciplinar.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A colocação do aluno diante de problemas e a valorização da aprendizagem pela experimentação e descoberta são características do cognitivismo.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
Os constantes avanços das tecnologias têm garantido a intensa participação dos alunos em atividades práticas em laboratórios e em salas de aula em razão do fácil acesso aos recursos computacionais e de laboratório.
No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
Em sala de aula, o professor deve utilizar diversos instrumentos para avaliar a qualidade dissertativa, descritiva ou explicativa de uma resposta do estudante.
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.
A abordagem histórica e filosófica da ciência permite focalizar nos processos e contextos histórico e social da produção da ciência, em contraponto aos produtos da ciência, apresentando como vantagem a exposição da ciência como um constante questionar cujas conclusões podem mudar.