No que diz respeito a documentos digitais, julgue os próximos itens.
O uso de documentos digitais na administração pública pode ser considerado como corriqueiro, embora nem sempre esteja regulamentado.
A fim de assegurar a autenticidade dos documentos digitais e enfrentar as contínuas mudanças tecnológicas que os afetam e a fragilidade dos suportes neles empregados, é preciso lançar mão de um sistema de controle que se estenda por todo o seu ciclo de vida, configurando uma verdadeira
O uso de padrões amplamente disponíveis é uma das
estratégias de preservação de documentos digitais, como
recomenda o Conselho Nacional de Arquivos. Constituem
exemplos de padrão de jure e padrão de facto, respectivamente,
Atualmente, o universo digital transforma os conceitos da preservação tradicional, visto que, em vez de garantir a integridade física do objeto, passa a privilegiar a integridade intelectual como sua característica principal, sendo que essa integridade refere-se aos programas e softwares que devem manipular a informação digital.
Leia o texto abaixo:
Considerando o texto apresentado, analise as alternativas abaixo referentes à
digitalização de documentos assinalando com V as verdadeiras e F as falsas.
( ) A digitalização é dirigida ao acesso, difusão e preservação do acervo.
( ) A captura digital da imagem objetiva garantir a fidelidade entre o representante digital e o documento digital.
( ) A resolução mínima aceitável para textos sem imagens é de 200 dpi e escala 1:1
( ) O formato TIFF é o formato menos utilizado para os representantes digitais matrizes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
No que diz respeito a documentos digitais, julgue os próximos itens.
A fim de garantir a integridade e a acessibilidade dos documentos arquivísticos por longo prazo, deve-se prever a implantação de sistemas informatizados na gestão arquivística de documentos digitais.
A análise diplomática do conteúdo de um documento eletrônico, a partir de seus elementos constitutivos, considera o elemento “ação” componente central de um documento arquivístico, ou seja, o ato que o gerou. Desse modo, a diplomática estabelece as seguintes categorias de documentos: o dispositivo, o probatório, o de apoio e o narrativo, de acordo com as ações que o geram.
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de
documento digital.
No que se refere à arquivologia, julgue os itens que se seguem.
A autenticidade e a confiabilidade não se aplicam aos documentos de arquivo produzidos originalmente em meio digital.
A respeito da gestão e digitalização de documentos arquivísticos, julgue os itens subsequentes.
A autenticidade dos documentos eletrônicos é mantida por migração de suporte e criação de cópias e métodos não invasivos que asseguram a forma física do documento.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos arquivísticos digitais.
As eliminações devem ser registradas nas listagens descritivas elaboradas para transferência e recolhimento dos documentos arquivísticos digitais.
No que se refere à arquivologia, julgue os itens que se seguem.
O protocolo visa, sobretudo, a identificação de metadados, com os quais são possíveis o controle e o acesso aos documentos de arquivo.
A respeito da gestão e digitalização de documentos arquivísticos, julgue os itens subsequentes.
As três partes básicas de composição de um documento eletrônico são: estrutura lógica, conteúdo e estrutura de apresentação.
Considerando as diretrizes para a gestão arquivística do correio eletrônico corporativo, elaboradas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens a seguir.
As instituições que possuem política de preservação digital devem prever a inserção das mensagens de correio eletrônico como documento digital.
A certificação digital e os conceitos a ela associados representam
um marco na gestão de documentos arquivísticos digitais. Acerca
desse tema, julgue os itens de 54 a 60. Nesse sentido, considere
que o termo ICP-Brasil, sempre que empregado, refere-se à
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.
As condições de preservação e custódia dos documentos arquivísticos também constituem elementos de autenticidade. Nesse sentido, a autenticidade, tanto para documentos convencionais quanto para documentos eletrônicos, é assegurada na medida em que o arquivista preserve-os com as mesmas características em que foram criados, inclusive quando houver processos de migração e cópias dos documentos eletrônicos.