A Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, no art. 47, aborda a avaliação da aprendizagem. É correto afirmar que a avaliação deve ser de:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, “A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania.” Discutem-se, no documento, o conceito de cidadania e a necessidade da mudança de perspectiva a respeito do tema. A cidadania nas diretrizes é entendida como:
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.
De acordo com o conceito de polivalência, o trabalhador desempenha diferentes tarefas, mobilizando distintos conhecimentos, o que o leva a superar a parcialidade e a fragmentação típicas dos antigos sistemas de produção em massa.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
(DCN) têm por objetivo orientar as políticas públicas
educacionais na elaboração, implementação e avaliação de orientações curriculares.
Em suas determinações referentes às propostas curriculares
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,
segundo as DCN, o currículo do Ensino Fundamental é
constituído por