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No geral, a desigualdade social ocorre, nos países

chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante

falta de uma educação de qualidade, de melhores

oportunidades no mercado de trabalho e também da

dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos, pela

maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica

à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera

as desigualdades.

Internet: (com adaptações).

Tendo o texto como motivação inicial, julgue os itens

subsequentes.

As desigualdades sociais são características da esfera

econômica de cada sociedade.

“[…] a tese da dissociação-valor, em síntese, afirma que o feminino, o trabalho de casa etc. sofre uma “dissociação” [Abspaltung] do valor, do trabalho abstracto e das formas de racionalidade que lhe estão ligadas, sendo que determinadas qualidades com conotação feminina como sensibilidade, emocionalidade etc. são atribuídas à mulher; ao homem, pelo contrário, compete a força do entendimento, a fortaleza de carácter, a coragem etc. No desenvolvimento moderno, o homem foi equiparado com a cultura, a mulher com a natureza. Valor e dissociação estão assim numa relação dialéctica recíproca”. (SCHOLZ, 2000; s/p) Com base na citação acima, assinale a alternativa correta:

A expressão “divisão social do trabalho" tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por

autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas,

independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em

atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão

social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a

necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana

pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes

coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo

acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.

Internet: (com adaptações).

Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue os itens a seguir.

A divisão social do trabalho apresenta e já apresentou, ao longo da história, diferentes critérios para a sua realização, entre eles as diferenças sexuais.

Para Joan Scott, em seu texto intitulado “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”, o conceito de gênero chegou até nós através de pesquisadoras norte-americanas que passaram a usar a categoria “gender” para falar das “origens exclusivamente sociais das identidades subjetivas de homens e mulheres” [...] De fato, não existe uma determinação natural de alguns comportamentos de homens e de mulheres, apesar das inúmeras regras sociais calcadas numa determinação biológica diferencial dos sexos usadas nos exemplos mais corriqueiros, como “mulher não pode levantar peso” ou “homem não tem jeito para cuidar de criança”. (SCOTT, Joan, 1990)
“[...] Por ‘gênero’, eu me refiro ao discurso sobre a diferença dos sexos. Ele não remete apenas a ideias, mas também a instituições, a estruturas, a práticas cotidianas e a rituais, ou seja, a tudo aquilo que constitui as relações sociais. O discurso é um instrumento de organização do mundo, mesmo se ele não é anterior à organização social da diferença sexual. Ele não reflete a realidade biológica primária, mas ele constrói o sentido desta realidade. A diferença sexual não é a causa originária a partir da qual a organização social poderia ter derivado; ela é mais uma estrutura social movediça que deve ser ela mesma analisada em seus diferentes contextos históricos.” (Scott, 1998:15)
Em relação a diversas concepções em pauta acerca das questões de “Gênero, sexualidade e identidades”, é correto afirmar que o comportamento masculino ou feminino das pessoas, que não está sujeito a influências exteriores.

No relatório do Global Gender Gap Index está explicitidado que: “O Índice é projetado para medir hiatos de gênero no acesso a recursos e oportunidades em cada país ao invés de níveis reais dos recursos disponíveis e oportunidades. Fazemos isso para tornar o Global Gender Gap Index independente dos níveis de desenvolvimento dos países” (p.3). No referido relatório que mede a desigualdade de gênero no mundo Zimbábue aparece em 27º lugar em desigualdade de gênero tendo IDH em torno 0,460. O Brasil por sua vez, aparece sendo o 71º mais desigual na relação de gênero tendo IDH 0,744
A partir dessas premissas é possível inferir que

O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito do impacto político, social e ético da aplicação das teorias evolucionistas de Darwin sobre as sociedades humanas.
As opções a seguir retratam corretamente princípios do darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a.

Analise a tabela a seguir.

A desigualdade de gênero relaciona-se com a estratificação social

Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

A xenofobia é uma expressão de nacionalismo radical, sociologicamente marcada pela negação do outro, que levou o mundo contemporâneo a viver situações de graves crises, algumas das quais contribuíram para a deflagração de guerras.

Não há brasileiro de classe mais elevada, mesmo depois de nascido e criado depois de oficialmente abolida a escravidão, que não se sinta aparentado do menino Braz Cubas na malvadez e no gosto de judiar com negros. Aquele mórbido deleite em ser mau com os inferiores e com os animais é bem nosso: é de todo o menino brasileiro atingido pela influência do sistema escravocrata. (FREYRE, G. Casa-grande e senzala. Lisboa: Livros do Brasil, 1957. p. 361) Analisando os resquícios do escravismo na formação social brasileira, Gilberto Freyre destaca como características do nosso hibridismo cultural e racial:

Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Diante da magnitude alcançada pelo fenômeno migratório na atualidade, a Organização das Nações Unidas e a União Europeia assumiram a coordenação do processo de transporte e de distribuição dos milhares de imigrantes asiáticos e africanos que chegam à Europa.

O percurso da cidadania no Brasil, como não poderia deixar de ser, seguiu os rumos da história do país. Um país que se tornou independente com a maior parte da população excluída dos direitos civis e políticos e sequer mobilizada por um sentimento de nacionalidade. Uma monarquia, cercada de repúblicas por todos os lados, significou um desafio à experiência nacional, no sentido de se reverem conceitos como ser "súdito" ou ser "soberano". Estava (e está) em questão, pois, o status desse cidadão, que repassa a própria identidade do indivíduo moderno, e é por ele reivindicada, uma vez que não se quer mais ser apenas "súdito", ou seja, simples sujeito de deveres e destinatário passivo de comandos.

André Botelho e Lilia Moritz Schwarcz (Orgs). Cidadania, um projeto em construção: minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro Enigma, 2012, p. 19.

Tendo o texto acima como referência e considerando a questão da cidadania no Brasil, julgue os itens de 194 a 198.

As políticas de ação afirmativa voltadas para a população negra desenvolvidas no Brasil desde o início dos anos 2000, têm gerado polêmicas sociais, mas não jurídicas.

Sobre a escola como uma das instituições transmissoras de

cultura na sociedade capitalista, segundo a perspectiva

sociológica de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.

I. Diferenças de código cultural, como, por exemplo, modos de

falar e de agir, são reproduzidas culturalmente na escola,

fazendo dessa instituição um espaço que democratiza o

convívio com competências culturais variadas, diluindo as

diferenças de aprendizado anterior.

II. O processo pedagógico é um exercício de violência simbólica,

na medida em que impõe o reconhecimento e a legitimidade

de uma única forma de cultura, desconsiderando e

inferiorizando a cultura dos segmentos populares.

III. Como espaço de reprodução de estruturas sociais e de

transferência de capitais de uma geração para a outra, a

escola é o espaço onde o legado cultural da família se

transforma em legado econômico, relacionado à

possibilidade de a educação prover ascensão econômica e

social.

Assinale:

Os chamados “novos movimentos sociais" englobam uma enorme

diversidade de movimentos e marcaram fortemente a segunda

metade do século XX, atingindo seu ápice em maio de 1968, na

Europa e Estados Unidos, e chegando ao Brasil, com maior

intensidade, na década de 1980. Esses diferentes movimentos

levantaram questões para os paradigmas tradicionais da

Sociologia, que foi obrigada a repensar os conceitos de classe e

de conflito.

(Adaptado de ANDRADE, Daniel Pereira. "Os novos movimentos sociais e o

paradigma das classes", in Estudos de Sociologia, UFPE, v. 13, n. 2, p. 139.)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente os "novos

movimentos sociais", aos quais o autor se refere no texto acima.

Na obra a Era dos Extremos, Hobsbawm, analisando o século XX, chega a afirmar que vivemos uma época de maior concentração da riqueza praticada, especialmente, pela concentração dos lucros e gerenciamentos nas mãos dos grandes monopólios comerciais e, inversamente, nunca se produziu tanta gente faminta como na atualidade. Essa realidade de pobreza é percebida, inclusive, nos principais centros capitalista, onde o autor afirma que os mais ricos e desenvolvidos se viram mais uma vez acostumando-se com a visão diária de mendigos nas ruas, e com o espetáculo mais chocante de desabrigados protegendo-se em vãos de portas e caixas de papelão, quando não eram recolhidos pela polícia. A existência de grupos sociais que acumulam a riqueza gerada pela sociedade é identificada desde o final da era primitiva, sendo, entretanto, diversos os olhares teóricos sobre essa realidade. De acordo com essas informações, analise as seguintes frases sobre as teorias existentes sobre as desigualdades sociais: I - Segundo Locke, o homem era o primeiro proprietário de si mesmo, podendo, por isso, assumir a atitude de apropriar-se da natureza por meio do trabalho. Entretanto, os indivíduos perderiam a liberdade na medida que tivessem propriedade a zelar, sendo aí o início das desigualdades entre os indivíduos; II - As raízes das desigualdades sociais estariam presentes, na concepção de Rousseau, a partir do surgimento da propriedade privada. Nesse sentido, a igualdade, na visão do autor, não estaria pautada pelos fundamentos jurídicos, ou seja, não é a igualdade legal que garantirá a igualdade entre os indivíduos; III - Na época medieval, muitas teorias centradas na concepção da igreja afirmavam que a existência de pobres na sociedade era decorrente do pecado. E isso seria uma situação irreversível, sendo apenas em um outro plano espiritual a possibilidade de uma vida melhor; IV - Na teoria de Marx aparece o conceito de classes sociais para afirmar a existência das desigualdades sociais, contra a concepção burguesa de igualdade a partir da lei. Segundo o autor, as sociedades dividem os indivíduos em grupos sociais a partir da posse dos meios de produção, sendo o grupo proprietário o que domina economicamente e politicamente o conjunto da sociedade. Após a análise dessas frases, aponte a alternativa correta:

Anthony Giddens define estratificação social como a divisão da sociedade em camadas ou estratos. Para o sociólogo, esse conceito refere-se às posições desiguais que os indivíduos ocupam na sociedade.


Com base na definição de Giddens, identifique a alternativa que indica os critérios de estratificação social explicitados na imagem acima.

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