Paciente do sexo feminino, com 18 anos, apresentava restauração insatisfatória na face vestibular do dente 12. O exame clínico indicava infiltração nas margens da restauração e cárie secundária. A paciente apresentava restaurações satisfatórias nos elementos dentais 11, 21 e 22, higiene bucal insatisfatória e relatava alto consumo de açúcares. Após a remoção da restauração e do tecido cariado, obteve-se uma cavidade de rasa profundidade, porém atingindo esmalte e dentina. O preparo cavitário para restauração com resinas compostas
A dentina é o componente mineral do donte de maior volume, composto de 70% de cristais inorgânicos, 20% de fibras colágenos e outras proteínas, e 10% de água. A dentina, juntamente com a polpa, é denominada de complexo dentino-pulpar. Na presença de lesão cariosa, o complexo dentino-pulpar pode formar, adicionalmente:
A busca por um material direto com características ópticas semelhantes à estrutura dentária culminou no desenvolvimento das resinas compostas. Muitos anos de pesquisa foram necessários para que algumas desvantagens iniciais como o alto coeficiente de expansão térmica, desgaste excessivo, sorção de água, descoloração e alta contração de polimerização fossem minimizadas. A evolução tecnológica permitiu o surgimento de diversos tipos de resina composta, baseados, principalmente, no tamanho de suas partículas e viscosidade. De acordo com o tamanho de suas partículas, são indicações para uso em restaurações oclusais de dentes posteriores:
Sobre a proteção do complexo dentino pulpar, é correto afirmar, EXCETO:
As resinas compostas são hoje os materiais mais utilizados nas restaurações dentárias. As resinas compostas são caracterizadas pelos altos valores de contração de polimerização, baixo módulo de elasticidade, alto coeficiente de expansão térmica e bom polimento superfície. As resinas compostas que melhor preenchem a lacuna são:
As cavidades localizadas nas superfícies proximais dos molares e pré-molares, podendo ou não se estender para a superfície oclusal, são classificadas como classe:
A ação bacteriana no esmalte dental é evidenciada clinicamente pelo aparecimento de lesão de mancha branca. É importante distinguir as hipoplasias do esmalte dental com lesões de mancha branca por desmineralização. As manchas brancas por desmineralização ativas são, clinicamente:
O ranger acentuado dos dentes, caracterizado como bruxismo, promove perda de estrutura dentária cuja severidade dependerá da força aplicada, frequência e tempo do episódio. As lesões provocadas pelo ranger dos dentes são observadas nas superfícies de contato entre os dentes superiores e inferiores, ou seja, oclusais e incisais. Elas são denominadas:
A detecção de cárie, baseada na odontologia minimamente invasiva, preconiza a aplicação de critérios visuais, incluindo detalhes de cor e configuração anatômica, sem a utilização de exame tátil com sonda de ponta afiada, prevenindo, assim, a formação de cavidades em dentes com lesões cariosas iniciais (EKSTRAND et al., 1998). Diante disso, assinale a alternativa que interpreta corretamente a condição clínica representada pela superfície oclusal sem cavitação, com descoloração acinzentada, proveniente da dentina subjacente, em um paciente com higiene oral deficiente e alto consumo de carboidrato entre as refeições principais.
Nos princípios gerais de preparo cavitário para restaurações em amálgama existem alternativas que auxiliam em sua retenção. Essas seriam, EXCETO:
Conforme a classificação de Black, assinale a opção correta.
O instrumento odontológico utilizado para preencher cavidades dentárias com material curativo ou restaurador é denominado
É um caso de indicação para tratamento restaurador nas faces lisas livres (vestibulares e linguais):
Sobre a adesão aos substratos dentários é CORRETO afirmar:
As resinas compostas nanoparticuladas apresentam vantagens em relação às microhíbridas. Assinale a opção que represente corretamente uma dessas vantagens: