O tratamento restaurador atraumático (ART) é uma técnica utilizada para conter o avanço da doença cárie, que ainda é prevalente em nosso país. É uma técnica de grande alcance social, utilizada em serviços assistenciais, muitas vezes carentes de recursos. A Organização Mundial da Saúde preconizou o tratamento restaurador atraumático como um tratamento diferente do tradicional. A dentina cariada é removida apenas com os escavadores, sem a utilização de instrumentos rotatórios. O material restaurador eleito para a execução da técnica ART é o
Assinale a alternativa que não corresponde a uma indicação para o uso de Cimento Ionômero de Vidro em odontologia.
Na cavidade bucal, várias podem ser as causas de perdas da estrutura dental. Sendo assim, assinale a alternativa que completa corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira:
A sequência CORRETA é:
No diagnóstico visual e táctil da cárie dentária, a perda mineral pelo esmalte é facilmente detectada através de uma característica do esmalte que é a(o):
Quanto mais profundo o preparo, maior o número e o diâmetro dos túbulos dentinários. Essa característica deixa a dentina mais permeável, dificultando assim a:
Quando uma restauração tipo Classe II é efetuada é necessário o uso de certos dispositivos que possibilitem a reconstituição do formato anatômico do dente e o restabelecimento do ponto de contato interproximal. Estes dispositivos são a matriz, o porta-matriz e a cunha de madeira. É propósito desse sistema de matriz, exceto:
Com relação ao tratamento restaurador atraumático (ART, do inglês atraumatic restorative treatment), julgue o item subsequente.
Os selantes usados no ART apresentam desempenho clínico inferior aos selantes resinosos.
O objetivo da restauração dental é repor a anatomia do dente que foi perdida, mantendo a sua função (como a mastigação), além de cuidar para que a estética não seja prejudicada, deixando o dente o mais parecido possível com o que era antes do problema Os materiais mais utilizados na restauração são:
I) Resina
II) Amálgama
III) Porcelana
IV) Cerômero
Assinale a alternativa CORRETA:
A respeito das classes das cavidades relacione as colunas abaixo:
1) Classe I:
2) Classe II:
3) Classe III:
4) Classe IV:
5) Classe V:
( ) cavidades que envolvem as faces proximais de dentes posteriores.
( ) cavidades que envolvem proximais de dentes anteriores, sem comprometimento do ângulo incisal.
( ) cavidades no terço cervical nas faces vestibulares/ linguais de qualquer dente
( ) cavidades que envolvem proximais de dentes anteriores, com envolvimento do ângulo incisal.
( ) cavidades produzidas em regiões de cicatrículas e fissuras. São comuns em vestibular de MI, lingual de MS, oclusal de PM e M, e lingual dos anteriores (sulco delimitado pelo cíngulo) Ou seja, em áreas com má coalescência do esmalte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Os selantes de cicatrículas e fissuras são materiais adesivos que podem ser aplicado nas oclusais de dentes posteriores. Com relação a esse procedimento, é correto afirmar:
O acabamento e polimento bem executados resultam em restaurações com boa qualidade: menor rugosidade superficial, menor acúmulo de biofilme, ausência de danos aos tecidos periodontais e maior longevidade da restauração.
Em relação ao acabamento e polimento de restaurações de amálgama, é correto afirmar:
São fatores que tem contribuído para o uso de resinas compostas em dentes posteriores, EXCETO:
As lesões cariosas que, quando cavitadas, são rasas e largas, ditas como forma de “pires”, correspondem à cárie:
As lesões de cárie se desenvolvem em cicatrículas e fissuras, bem como em superfícies lisas dos dentes. Quando se elimina o tecido cariado e, dependendo do material restaurador a ser empregado, faz-se um preparo cavitário no local e estas cavidades são agrupadas em classes, designadas por números romanos (Classe I, II, III, IV, V e VI). Assinale a alternativa em que a classe foi conceituada corretamente:
Com referência à execução de restaurações estéticas de preparos realizados na bateria anterossuperior de um paciente, julgue o item subsequente.
A inserção dos materiais estéticos poderá ser feita com as espátulas de alumínio anodizado, o qual evita que o compósito se agarre ao instrumento.