André Chervel estuda a história das disciplinas, as disciplinas escolares como criações do sistema escolar e mostra como todo conhecimento sofre a ação pedagógica num processo chamado transposição didática. Segundo esse autor, esse processo visa:
Segundo a Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, projetos e pesquisas envolvendo temas transversais, serve como forma de:
Estudar e distinguir calendários de diferentes culturas; estudar a concepção do tempo métrico e matemático dos relógios; estudar tempos geológicos no planeta; identificar em linhas de tempo cronológicas, as durações dos acontecimentos; estudar os contextos em que a História foi dividida em períodos, são as diversas dimensões de tempo, que só são compreendidas em todas as suas complexidades pelo acesso dos alunos a conhecimentos adquiridos ao longo de uma variedade de estudos:
O auxiliar de disciplina José estava no portão da escola controlando o acesso dos estudantes, quando presenciou uma discussão entre duas alunas de 11 anos de idade. Ao se aproximar, ouviu uma das meninas (loura) chamar a outra (negra) de macaca. Nesse contexto, José
De acordo com a LDB (Lei n° 9394/96), a organização do currículo superou as disciplinas estanques. Pretende integração e articulação dos conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização.
Analise os fragmentos I e II a seguir.
I. A interdisciplinaridade do conteúdo traz importância ao cotidiano do aluno, mostra que aquilo que se aprende, em sala de aula, tem aplicação prática. A contextualização utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. É uma integração de saberes.
II. A interdisciplinaridade e a contextualização permitem ao aluno sentir que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos técnico-científicos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações até então desconhecidas, em várias áreas do conhecimento.
Considerando-se os fragmentos apresentados, pode-se afirmar que
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve
a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem.
As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares.
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.
A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em
educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão
do atendimento, por este, das necessidades de todas as
disciplinas de forma individual.
É preciso reconhecer a inclusão curricular do tema “ética” em projetos pedagógicos de várias escolas. Entretanto, se como cidadãos (ou mesmo usuários), temos experimentado o hábito de avaliar certas práticas sociais e profissionais a que estamos ligados no dia a dia, não se pode dizer que o mesmo venha ocorrendo explicitamente e com a mesma frequência quando colocamos a educação escolar em pauta.
Em conformidade com o exposto, é correto afirmar que