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É o que tem sido chamado de_____ dos textos
contemporâneos, que exigem _____ . Ou seja,
textos compostos de muitas linguagens e que exigem
capacidades e práticas de compreensão e produção de
cada uma delas para fazer significar.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente,
o excerto adaptado de Rojo (2012).

A constatação de que o conhecimento não ocorre de maneira isolada, necessitando incorporar unidades mais globais e estruturas conceituais para compreender diferentes objetos de
estudo exemplifica um nível de integração curricular definida pela

Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todos educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem com critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos. Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes pontos:

Na intenção de praticar a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, um profissional do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) preparou uma aula que tem por objetivo propiciar o aprendizado de conceitos presentes na História, na Geografia e na Matemática. Em relação a essa temática, pode-se afirmar que:

La Taille (1996) faz uma análise do tema indisciplina a partir de uma das dimensões afetivas e apresenta um dos sentimentos humanos elemento diretamente vinculado à disciplina/ indisciplina na escola:

“______________ é sentimento sempre possível e temido, motivação de escolha de condutas e esforços. No início do desenvolvimento, o olhar alheio, notadamente dos pais, é todo-poderoso, formando as primeiras camadas da imagem de si; depois, este olhar é em parte relativizado, tanto na sua origem, quanto no seu juízo" (p. 13)

Conforme o fragmento de texto acima, identifique o sentimento abordado pelo autor:

Um dos grandes desafios que os docentes enfrentam na emergência do novo século diz respeito ao diálogo entre os diversos campos de conhecimento que habitam o cotidiano escolar, materializados em disciplinas curriculares. Nesse sentido, a proposta de integração curricular que se ancora na lógica das disciplinas acadêmicas buscando as inter-relações entre elas, chama-se:

A abordagem curricular que se refere ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela e onde o conhecimento se situa na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo, buscando a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte e adotando atitude de abertura sobre as culturas do presente e do passado, uma assimilação da cultura e da arte é denominada como:

A transversalidade nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica é definida como:

A respeito do universo da interdisciplinaridade e da transversalidade, assinale a afirmativa incorreta.

Durante uma aula de informática, no respectivo laboratório, um estudante abriu uma lata de refrigerante e começou a tomá-lo. O professor, percebendo a ação, solicitou que o estudante se dirigisse ao pedagógico ou setor responsável para que fosse registrada uma ocorrência disciplinar do tipo:

Sobre interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo: I. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, este “fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, (...)”. II. Esta é a grande força da interdisciplinaridade, dar sentido e aplicabilidade aos conteúdos, porém, o que acontece em muitas escolas, o ensino é fragmentado, os conteúdos e as disciplinas são ministrados separadamente sem qualquer conexão entre eles. III. Faz-se necessário entender que tanto o conhecimento quanto a educação se restringem apenas aos muros da escola, tornando a interdisciplinaridade o grande elo dos saberes que mantem esse diálogo ultrapassando os limites do saber escolar reorganizando o mesmo e produzindo um novo conhecimento que pode ser aplicado na vida fora da escola. Assinale

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está fundamentada no paradigma da educação inclusiva, que tem por base o direito dos alunos, conjugando igualdade e diferença. Nesse sentido, deve garantir:

Valorizando a perspectiva transversal do conhecimento, um professor elencou, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, 06 temas que funcionarão como espécie de "cenário" por meio do qual serão desenvolvidas suas aulas. Conforme orientação do PCN, quais temas devem ser trabalhados em sala de aula?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está fundamentada no paradigma da educação inclusiva, que tem por base o direito dos alunos, conjugando igualdade e diferença. Nesse sentido, deve garantir:

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil, a multidisciplinaridade fraciona o conhecimento e o categoriza, já a pluridisciplinaridade:

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