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“Além disso, influenciado pelo isolamento relativo e cíclico a que estão sujeitas as comunidades caiçaras, desenvolveu-se uma forma de linguajar típico, com o uso de palavras somente conhecidas entre os caiçaras". (DIEGUES, 2004; p.21-48).

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

Dois mil e quinhentos anos de civilização, a partir do

apogeu grego, trazem em seu bojo todo um legado cultural.

O imaginário humano foi sendo povoado por uma gama

imensa de mitos, cosmogonias, seres folclóricos etc. A

posição e o papel da mulher em meio a este circuito acabam

sendo expressos por meio desses mitos inscritos no

imaginário.

Internet: (com adaptações).

Considerando o texto como motivação inicial, julgue os

próximos itens.

A questão dos direitos da mulher está inserida na questão de gênero.

As normas e os valores possuem grandes variações nas

diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,

como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em

exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para

a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar

e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais

importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social

que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande

número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,

no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha

escolar parece ser loucura.

Internet: .

Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.

Uma cultura não é estática, ela está em constante mudança. Tais mudanças acompanham as condições históricas, econômicas, sociais e políticas de cada sociedade.

O conceito de estrutura social é fundamental para a definição não só de um tipo de sociedade específico, mas também toda uma série de conceitos sociológicos fundamentais, dentre os quais o próprio conceito de cultura. "O primeiro passo na Sociologia, como em qualquer ciência, é a classificação sistemática dos fenômenos de que trata. A primeira coisa a observar é que tais classificações parecem muito inadequadas para abranger todas as variedades de sociedade humana que existem ou existiram. Se examinarmos mais atentamente as classificações, verificaremos que, sob aspectos importantes, elas se assemelham entre si" (BOTTOMORE, T: 1978; 124). Nessa esteira, o conceito que define " um complexo formado pelas características culturais idênticas mais importantes de várias sociedades determinadas" (Idem; 133) é o de:

Temos, no Brasil, uma grande diversidade cultural e racial. Descendentes de povos africanos e de índios brasileiros, de imigrantes europeus, asiáticos e latino-americanos compõem o cenário brasileiro. Por conta disso, podemos que afirmar que

Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura, morrendo de fome, histéricos, nus, arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada em busca de uma dose violenta de qualquer coisa, que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis apartamentos sem água quente, flutuando sobre os tetos das cidades contemplando jazz, que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um ovo,
que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores caíram nas suas cabeças por todos os dias da década seguinte. (Allen Ginsberg, Uivo, 1956)
O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra.
As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma. Assinale-a.

A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela

Sociologia


A imagem critica


A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa,

assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores

compartilhados por vastos segmentos das sociedades

ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos

principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi

possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e

sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo

e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto

mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo

exigências econômicas.

As afirmativas são, respectivamente,

Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do trabalho nas sociedades tribais.

Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio. Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir. 1- Representação e comunicação.
2- Investigação e compreensão.
3- Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Apesar de não recente, a adoção de ações afirmativas tem se intensificado no Brasil nos últimos anos. Tais ações não devem se confundir com políticas públicas de uma forma geral, já que elas a (ações afirmativas), embora muitas vezes se constituam de um conjunto de políticas públicas, têm objetivos muito mais específicos e o caráter de afirmação de grupos que passaram por discriminação e/ou enfrentaram barreiras históricas no processo de inclusão social. Nesse sentido, podemos afirmar que são exemplos de políticas de ações afirmativas:
I. A expansão das Universidades públicas e gratuitas;
II. O sistema de cotas para estudantes indígenas e afrodescendentes nas Universidades;
III. A concessão de bolsas de estudos em universidades privadas através do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
Portanto, está correto o que se afirma em:

Musical sobre 100 anos de samba estreia temporada em São Paulo Luiz Fernando Vianna.
“A data é bastante discutível, mas há muito se convencionou que o sucesso de ‘Pelo Telefone’ no Carnaval de 1917 é o marco inicial do samba. As comemorações pelo centenário começam agora em grandes dimensões. ‘Sambra – 100 Anos de Samba’, que estreia nesta quinta (26) no Espaço das Américas, em São Paulo. O título une ‘samba’ e ‘Brasil’, mas também ‘Bradesco’, o patrocinador. O publicitário Washington Olivetto participou da concepção do projeto, que prevê site, livro e exposição.”
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/03/1607972-musical-sobre-100-anos-de-sambaestreia-temporada-em-sao-paulo.shtml.) “As múltiplas formas de produção e circulação das manifestações culturais – religiosidade, artes, narrativas, discursos, literatura – assumiram novos significados e contornos através das interfaces entre a indústria cultural e a tradição das culturas locais. Nesse sentido, cabe se atualizar algumas questões: qual o significado da memória das tradições culturais regionais e locais, representadas pela cultura imaterial? Qual o significado de redescobrir o passado ou reencontrar o passado no presente? A transmissão da tradição, ancorada nas lembranças e aprendizados passados que se alojam na memória individual e coletiva, através da experiência socialmente compartilhada, ressalta a importância da festa enquanto prática para a continuidade da cultura local.”
A partir das informações do enunciado e do contexto brasileiro atual em relação às práticas e representações culturais, é correto afirmar que

Na década de 1930, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda ficaram conhecidos como “Intérpretes do Brasil” e inauguraram, junto a outros autores, uma nova maneira de entender o país. Tendo em vista o pensamento, especificamente desses dois autores, podemos afirmar que um dos principais avanços da análise sociológica em relação ao Brasil foi:

“É a diversidade que deve ser salva. É necessário, pois, encorajar as potencialidades secretas, despertar todas as vocações para a vida em comum que a história tem de reserva; é necessário também estar pronto para encarar, sem surpresa, sem repugnância e sem revolta, o que estas novas formas sociais de expressão poderão oferecer de desusado. A tolerância não é uma posição contemplativa dispensando indulgências ao que foi e ao que é. É uma atitude dinâmica, que consiste em prever, em compreender e em promover o que se quer ser.” (LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e História”. In: Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993)
Lévi-Strauss escreveu “Raça e História”, a pedido da UNESCO no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, defendendo a diversidade cultural como um grande patrimônio e para pôr fim à ideia de superioridade por parte de alguns povos. Nesse sentido, o estudo das culturas e povos diferentes que a antropologia fez ao longo de sua história é de fundamental importância. E o entendimento desses povos e/ou culturas diferentes só é possível graças ao desenvolvimento de um método muito típico da antropologia. Este método é o:

“Acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de signifi cados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do signifi cado” (Geertz,1989). A partir desse fragmento, pode-se classifi car tanto a antropologia de Geertz como a sociologia de Weber como:

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