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Hannah Arendt, em “A Condição Humana”, aponta que os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros, não como meros objetos físicos, mas enquanto homens, são:

Alfred Schutz (1899-1959) procurou articular a fenomenologia husserliana à sociologia compreensiva de Max Weber, com o objetivo de constituir a fenomenologia como alicerce seguro para a construção de uma ciência total do comportamento social.   O esforço teórico de Schutz foi voltado para a elaboração de uma fenomenologia social da vida cotidiana.
Com relação à fenomenologia social da vida cotidiana de Alfred Schutz, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Esta abordagem investiga o senso comum enquanto conhecimento alienado, falsa consciência que separa o trabalhador do mundo que ele cria.
(...) Os principais temas de pesquisa estudados pela sociologia fenomenológica são a intersubjetividade e os saberes da experiência cotidiana.
(...) Esta teoria enfoca as variáveis sociais quantificáveis e identifica padrões recorrentes da vida cotidiana, caracterizando sociologicamente a conduta normal.
As afirmativas são, respectivamente,

Gilberto Velho, em seu livro “Individualismo e Cultura”, aponta, no capítulo que trata da visão de mundo e estilo de vida em camadas médias urbanas, que representações e prática são dimensões de vida social e não se pode pensar em uma sem a outra, desde que se entenda a cultura como:

A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do

Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha,

a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto

considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem

teórica, julgue os itens seguintes.

Na obra conhecida por Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer criticam o conceito de progresso e, ao fazê-lo, defendem uma noção de que seria necessário conservar aspectos de uma realidade anterior, haja vista a associação direta entre progresso e barbárie.

O retrato a seguir representa a família de índios Kalinã exposta no jardim zoológico de Acclimation em Paris. (1898–93).

Com base na imagem, assinale a opção que relaciona corretamente a acepção científica do conceito de raça com a representação visual do outro.

“O homem ocupa uma posição peculiar no reino animal. Ao contrário dos outros mamíferos superiores não possui um ambiente específico da espécie, um ambiente firmemente estruturado por sua própria organização instintiva. (...) Neste sentido, todos os animais não humanos, enquanto espécies e enquanto indivíduos, vivem em mundos fechados, cujas estruturas são pré–determinadas pelo equipamento biológico das diversas espécies animais. (...) A peculiaridade da constituição biológica do homem repousa antes em sua componente instintiva. A organização instintiva do homem pode ser descrita como subdesenvolvida, comparada com a de outros mamíferos superiores. O homem, está claro, tem impulsos, mas estes são consideravelmente desprovidos de especialização e direção”.
(BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 69–70.)
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um conceito que os autores não aceitam e uma caracterização que postulam como correta para a análise dos comportamentos humanos.


Assinale a alternativa que identifica corretamente que aspecto do trabalho de campo está sendo ironizado no cartum acima.

Sobre etnicidade, identidades étnicas e grupos étnicos, assinale a alternativa incorreta.

Fundamentalismo é todo movimento religioso que enfatiza a verdade literal dos textos sagrados, como a Bíblia cristã e o Corão islâmico. Nas últimas décadas, esse fenômeno tem chamado a atenção de estudiosos da Sociologia. Em relação ao tema, é correto afirmar que:

O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. De acordo com essa assertiva, é correto afirmar que:

Gilberto Velho, em seu livro “Individualismo e Cultura”, aponta a existência de um envolvimento inevitável com o objeto de estudo e que isso não constitui um defeito ou imperfeição. Esse entendimento se insere no debate sobre a:

Em “Casa-Grande e Senzala”, Gilberto Freire estabelece uma relação entre a arquitetura da casa-grande e a forma de organização social e política que se instaurou no Brasil, conhecida como:

Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a

temática da educação, julgue os itens que se seguem.

Ao longo de sua trajetória acadêmica, o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes destacou o dilema educacional brasileiro. Nesse sentido, a preocupação central entre as décadas de 1950 e 1960, quanto a esse dilema, dizia respeito a um problema que tem como raiz o aspecto institucional.

No campo da Sociologia brasileira, encontramos contribuições importantes de pensadores que são fundamentais para compreensão do que é o Brasil. Entre eles, podemos citar Gilberto Freyre e Florestan Fernandes. Utilizando abordagens distintas, vários outros autores deram importantes contribuições para a abordagem dos fenômenos sociais brasileiros. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

O estruturalismo nasce na linguística, sobretudo a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure, que concebeu a língua como um sistema ou conjunto autônomo e unitário de signos. Ao longo do século XX, a análise estrutural foi ampliada, sendo aplicada a outros campos de saber, incluindo a antropologia e a sociologia. Em termos gerais, com o termo estrutura, os estruturalistas definem