Em qual das alterações feitas em “ainda fiel à boa técnica” (ℓ. 25 do Texto III) o emprego do acento de crase NÃO está de acordo com a norma-padrão?
Quais elementos da sentença justificam o uso do sinal indicativo da crase no trecho “[...] os bichos conseguem associar o som à determinada coisa”?
No fragmento “Quando imagino o terror dos africanos a bordo", no que se refere ao uso de crase na expressão destacada, é possível afirmar que a crase:
Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo do Texto II e responda à questão

Reescrevendo o trecho “ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres", o emprego do acento grave e obrigatório em:
Considere as afirmativas a seguir, em relação ao texto.
1 - A sequência seguinte completa corretamente, nessa ordem, os espaços deixados no texto: a – à – a – à – a.
2 - Em cada uma das frases “Ética para quê?" (título) e “Então, para que ética?" (último parágrafo), o acento circunflexo no vocábulo “que" é opcional, de acordo com as regras de acentuação gráfica do português.
3 - Todas as palavras seguintes seguem a mesma regra de acentuação gráfica: arquitetônica, agronômico, tecnológico, científico, ética, últimas.
4 - O sinal de dois-pontos (na primeira frase do último parágrafo) é usado para anunciar um detalhamento de uma informação precedente.
5 - Em “Nós somos seres éticos" (último parágrafo), o predicado é nominal e “seres éticos" é predicativo do sujeito “nós".
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em “Graças aos smartphones, qualquer pessoa hoje carrega uma máquinafotográfica potente no bolso. [...]”, paraque ocorra a crase, a expressão emdestaque pode ser substituída por
A crase, indicada com acento grave, pode ser facultativa. Nas alternativas abaixo, a crase esta indicada corretamente e apenas em:
Leia a tirinha a seguir

Quanto ao que afirma a tirinha, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O paradoxo reside no fato de que locuções adverbiais femininas, como “às vezes”, recebem crase em todas as incidências, o que consiste num contraste entre as ideias expressas em “às vezes” e “sempre”.
( ) O personagem Camilo identifica um paradoxo devido ao fato de que a instrução dada pela garota está errada: há casos específicos em que a locução adverbial “às vezes” não recebe crase.
( ) Se “às vezes” for grafado sem crase, a depender da frase, pode haver mudança de sentido. É a isso que o personagem Camilo se refere quando afirma haver um “paradoxo” na fala da colega.
Assinale a sequência correta.
Com relação às propriedades linguísticas do texto 1A3-II, julgue os itens a seguir.
Estão certos apenas os itens
"Ela gostou daqui", "Vai voltar para fazer outro ninho."
As aspas foram empregadas para:
Ruy Castro diz ter vivido "(...) algo parecido, só que ao pé da letra." por:
Assinale a alternativa que apresenta uma onomatopeia (palavra que reproduz ruídos ou som):
O emprego da pontuação e a observância do sinal de crase estão adequados na frase: