A diferença entre o PIB a custo de fatores e o PIB a preços de mercado nos fornece
O desempenho de uma economia pode ser medido pelo produto nacional. Sendo assim, todas as transações de bens e serviços serão mensuradas. Pode-se imaginar um modelo simplificado sem governo onde as transações são feitas entre empresas e indivíduos e os recursos transitam nesses mercados. Este modelo simplificado pode ser chamado de Fluxo Circular da Renda, em que as transações são feitas entre dois mercados básicos. O ___________________, caracterizado por fornecer força de trabalho, terra, recursos naturais, máquinas, equipamentos e edificações. Na outra ponta deste fluxo, existe o mercado _____________, que irá fornecer bens e serviços. Para que as operações sejam efetivadas, existe ainda o _______________ interligando os indivíduos e empresas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivmicroamente, as lacunas do trecho acima.
Em determinado país sem inflação, a dívida pública é de longo prazo, metade tendo sido contratada a taxas de juros prefixadas. A outra metade tem remuneração pós-fixada e referenciada à taxa de juros de curtíssimo prazo, do mercado de trocas de reservas interbancárias.
Nesse país, cujo déficit público total está zerado, a razão entre o valor de mercado da dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) tende a
Um analista emitiu a seguinte opinião: “Quando houver déficit público, o governo terá poupança negativa”. Considerando uma economia com inflação nula, a opinião acima é:
No dia 03 de setembro de 2018, o portal G1 noticiou a seguinte manchete “Com superávit de US$ 3,77 bilhões, balança comercial tem pior agosto em três anos”.
Fonte:https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/09/03/com-superavit-de-us- 377-bilhoes-balanca-comercial-tem-pior-agosto-em-tres-anos.ghtml.
A partir dessa manchete, é correto afirmar que:
Na classificação econômica das receitas públicas, ocorre uma receita de capital quando o ente público
A relação entre a taxa de inflação e o crescimento do produto real de uma economia (PIB real) depende do horizonte de tempo considerado e das expectativas dos agentes econômicos.
Assim, um aumento
Considerando o Sistema de Contas Nacionais, um aumento de despesas de capital do governo é imputado como:
O Produto Interno Bruto de uma economia é maior do que o seu Produto Nacional Bruto, em determinado período, se houver, nesse período,
Dois dos principais agregados macroeconômicos são a renda e a despesa agregadas. Em equilíbrio, a renda e a despesa agregadas devem se igualar.
Portanto, sempre que houver déficit público, deverá ocorrer:
Acerca da inflação e sua medição, está correto o que se afirma em:
O Produto Interno Bruto potencial (PIB potencial), em determinada economia, aumenta a uma taxa percentual inferior ao crescimento percentual da demanda agregada por bens e serviços.
essa economia, a(o)
Com relação à prática orçamentária governamental e à evolução da dívida bruta do setor público no Brasil, ao longo das duas últimas décadas,
O PIB nominal é a medida do produto ideal para avaliar o nível e a trajetória de crescimento econômico, pois representa métrica de produto a preços constantes a partir de determinado ano-base.
Julgue o item subsequente, acerca de conceitos de macroeconomia. Nesse sentido, considere que a sigla PNB, sempre que empregada, se refere a produto nacional bruto.
No curto prazo, a expulsão do investimento pelo déficit público depende, entre outros fatores, do mercado financeiro e da forma de financiamento desses déficits.