Segundo Paulo Freire, uma das tarefas essenciais da escola, como centro de produção sistemática de conhecimento, é trabalhar criticamente a inteligibilidade das coisas e dos fatos e a sua comunicabilidade.
Diante disso, é correto afirmar que a educação deve
No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições
das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os itens
subsecutivos.
O ensino fundamental, com duração de nove anos, se inicia aos seis anos de idade e é dividido em duas fases sequentes e com características próprias: anos iniciais, com cinco anos de duração, e anos finais, com quatro anos de duração.
São características da abordagem sociocultural segundo Mizukami (1986), EXCETO:
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
A concepção de desenvolvimento que deriva da corrente filosófica Empirismo e que se preocupa em explicar os comportamentos observáveis do sujeito é chamada de concepção:
Em relação às abordagens apresentadas por Mizukami (1986), é INCORRETO afirmar que,
Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.
A educação é um direito fundamental, porém a essência dessa concepção é a escolarização formal dos atores envolvidos no processo educativo.
A supervisão escolar tem como uma de suas atribuições a melhoria do desempenho do professor. Na sua prática, o supervisor, portanto, deve realizar as seguintes funções, exceto esta:
Em cada uma das abordagens apresentadas por Mizukami (1986),a avaliação da aprendizagem apresenta diferentes características.
A ênfase em um ensino funcional ou ativo, baseado nos interesses naturais das crianças e no trabalho em grupo ou em comunidade, para criar o hábito da cooperação e incentivar a relação entre a escola e a vida. Essas são características de uma pedagogia baseada
Assinale a opção correta acerca da concepção progressista libertária.
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.
Questionar a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, para promover a transformação dessa realidade, é o papel da escola na perspectiva progressista libertadora.