Julgue os itens de 141 a 150, acerca de automação aplicada a
arquivos.
Documento convencional é a denominação utilizada pelo CONARQ para se referir a todos os documentos arquivísticos não digitais.
Entende-se por notação
Dados as seguintes espécies de documentos suscetíveis a classificação, codificação e catalogação na Administração Pública,
I. ATA utilizada por órgãos/entidades públicas para registrar, resumir e divulgar fatos e ocorrências verificadas em reunião.
II. CONTRATO utilizado pelos órgãos/entidades públicas para firmarem compromissos com a iniciativa privada, tendo em vista a aquisição de materiais e equipamentos ou a execução de obras e serviços diversos.
III. DECLARAÇÃO utilizada pelos órgãos/entidades públicas para firmarem, entre si, acordo de interesse comum.
IV. EDITAL utilizado para o estabelecimento de condições sobre assuntos de interesses variados, tornando-se público por meio de anúncios na imprensa, no Diário Oficial da União ou com afixação em lugares públicos.
V. CONVÊNIO utilizado para afirmar positiva ou negativamente a existência de fato ou estado de conhecimento do órgão/entidade pública, devendo ser expedido pelo titular deste órgão/entidade pública mediante delegação.
verifica-se que
Entende-se por sistemas centralizados de arquivo corrente:
Sentindo que as noções dominantes de arquivo se confundiam ora com a forma física dos documentos, ora com sua finalidade, a comissão especial, constituída durante o 1o Congresso Brasileiro de Arquivologia, estabeleceu e incluiu no programa do curso dois novos conceitos de arquivo, que refletem características peculiares à natureza dos documentos. São eles:
A garantia formal de que um produto ou serviço, devidamente identificado, está em concordância com uma norma legal é conhecido como:
Sobre a aquisição ou custódia dos arquivos, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta a respeito das características dos documentos de arquivo.
Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.
Um documento de arquivo é confiável quando o conteúdo pode ser considerado uma representação completa e precisa das operações, das atividades ou dos fatos que o criaram.
Você sabia que os arquivos também têm ciclo de vida?
É verdade, e este é contado a partir da produção do documento e
do encerramento do ato, da ação ou do fato que motivou a sua
produção e a sua frequência de uso. Na arquivologia, diz-se que
essa fase tem relação com a vigência do documento (a razão de
ser do documento). Depois de destituído dessa vigência, o
documento pode ser guardado em função da importância das
informações nele contidas, para a história da administração ou
mesmo para tomadas de decisões pautadas nas ações do passado.
Lembre-se: é importante saber esses conceitos, porque os
métodos de organização em cada fase do ciclo poderão sofrer
algumas alterações, devido à frequência de uso e mesmo ao perfil
do usuário.
Neire do Rossio Martins. Manual técnico de
organização de arquivos correntes e intermediários.
Campinas: UNICAMP, 2005, p. 16-7 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Documento é toda informação registrada em um suporte material que pode ser consultada para fins de estudo e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos e pensamentos da humanidade nas diferentes épocas e nos diversos lugares.
Acerca do conceito de arquivo, assinale a opção correta
De acordo com sua gênese, os documentos que partem dos administrados para as autoridades administrativas superiores são chamados de
Entende-se por acesso a possibilidade de consulta aos arquivos
Considerando arquivo como o conjunto de documentos produzidos
e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa
ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente
da natureza do suporte, julgue os itens subsecutivos.
O suporte do documento eletrônico, que pode ser magnético ou óptico, é uma parte física distinta de seu conteúdo.
Acerca de documentos arquivísticos, julgue os próximos itens.
A imparcialidade dos documentos arquivísticos é verificada em razão de constituírem a parte real do corpus dos fatos e dos casos, fornecendo, assim, prova original.