A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange
Os meios de comunicação institucional distribuem informações e recebem notícias de diferentes plataformas. Nesse contexto, é correto afirmar que
A direção de uma instituição pública precisa divulgar com urgência uma informação relevante para a população. O momento demanda que essa informação seja confiável e crível para o público, mesmo que a assessoria da instituição perca parcialmente o controle sobre o que será divulgado.
A ferramenta de comunicação mais adequada para o caso é(são):
Nas afirmações abaixo sobre Comunicação Governamental, julgue-as se são verdadeiras. Em seguida, assinale a alternativa correta: I. A comunicação governamental deve ser mais uma infraestrutura de sustentação e gestão do Poder Público, do que uma necessidade social. II. A comunicação nos Poderes brasileiros sempre apresentou a comunicação social vinculada diretamente aos meios de comunicação de massa. O Poder Executivo é o que mais concede visibilidade às suas ações e conta com a melhor estrutura de comunicação. Porém, até então denominada preferencialmente como comunicação governamental, essa comunicação tem possuído natureza predominantemente educativa e secundariamente publicitária. III. A comunicação governamental pode ser classificada em dois tipos: comunicação política e comunicação pública. Porém, a comunicação governamental pode ser entendida como comunicação pública na medida em que ela é um instrumento de construção da agenda pública e direciona seu trabalho para a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas, o reconhecimento das ações promovidas nos campos políticos, econômico e social, em suma, provoca o debate público.
Referindo-se aos objetivos da notícia institucional, assinale a alternativa CORRETA que complementa as lacunas do trecho abaixo.
Conscientes da importância do acesso à _______ e do poder junto a ela, as instituições trabalham para serem “________ pela imprensa", para ampliarem sua presença nos veículos e, mais do que isso, para serem reconhecidas como _______. Para atingir esses objetivos, produzem textos informativos para divulgação jornalística, compreendendo pautas, _______, position papers, ________, comunicados, artigos, notas técnicas. Enfim, produzem notícias.
Sobre as mídias sociais na comunicação institucional podemos afirmar, EXCETO:
No que diz respeito à comunicação institucional, considere os seguintes itens:
1.Característica internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.
2.Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição.
3.Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre a instituição no decorrer do tempo.
Os itens 1, 2 e 3 são, respectivamente, definidos como:
Acerca de comunicação institucional e relações públicas, julgue os
itens subsequentes.
O sistema de comunicação formal de uma empresa surge das
relações sociais entre os empregados e ocorre em razão da
necessidade deles de adquirir, de modo mais rápido,
informações a respeito da organização.
Acerca de comunicação institucional e relações públicas, julgue os
itens subsequentes.
No exercício da função política, os profissionais que atuam em
relações públicas administram, por meio da comunicação, os
conflitos externos e internos resultantes do comportamento de
determinados públicos ou decorrentes de certas decisões
tomadas pelas organizações.
A chamada comunicação “boca-a-boca” ocorre em sua maioria no ambiente off-line. Entretanto, os gestores de Comunicação se concentram na mensuração dos efeitos on-line porque:
Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha
e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue
os próximos itens.
A qualificação e quantificação de objetivos organizacionais, os recursos envolvidos e a disposição de tempo são etapas fundamentais que antecedem o planejamento de uma campanha.
Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha
e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue
os próximos itens.
A missão e a visão da organização, sua capacidade de inovação e seus talentos humanos fazem parte da identidade institucional da organização.
No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de
instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes.
Como parte do capital intangível de uma empresa, a reputação é reflexo de ações, atitudes e decisões tomadas, sendo, por isso, necessário aos líderes da empresa empenhar-se para torná-la consistente, uma vez que disso depende a imagem institucional.
Atualmente, não é mais possível reduzir o
conceito de comunicação à mera transmissão de
mensagens: ela é mais do que isso. A comunicação
é entendida hoje como a constituição de um
ambiente comum entre duas ou mais partes, as
quais participam dele conjuntamente, fornecendo
e extraindo informações. Com tantas mudanças na
sociedade, o desenvolvimento da comunicação se
tornou essencial não somente para os indivíduos,
mas também para as empresas e para todo o mundo
corporativo. A este respeito, analise as afirmações
abaixo e assinale a opção correta.
I. No mundo corporativo, comunicação é importante
para obter excelência e conquistar uma maior
eficácia na tecnologia empresarial.
II. As empresas precisam consumir informações
dos consumidores e do mercado para poderem se
ajustar.
Como atividade técnica, o jornalismo institucional é muito amplo, envolvendo publicações diversas, programas de TV, rádio, Web, toda a comunicação interna — como releases, relatórios anuais, gestão e prevenção de crises — e, ainda, a elaboração de estratégias e o aconselhamento das lideranças quanto ao relacionamento com a mídia. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.