Acerca da comunicação no ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir.
O telefone é o canal de comunicação por meio do qual a
mensagem emitida pelo atendente é transmitida durante o
atendimento telefônico.
Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.
O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.
No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação
e controle, julgue os próximos itens.
Os emitentes das comunicações organizacionais devem zelar pela coerência entre o discurso e a prática, porque a forma mais persuasiva de se comunicar está nas atitudes apresentadas.
Acerca da comunicação no ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir.
Os termos comunicar e informar são sinônimos: ambos
constituem ações que significam enviar uma mensagem para
alguém.
Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.
Excesso de mensagens, linguagem inadequada utilizada pelo emissor, desatenção e falta de preparo do receptor são exemplos de ruídos e interferências na comunicação, que podem comprometer a interpretação adequada de uma mensagem pelo seu receptor.
Acerca da comunicação no ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir.
Ao receber a mensagem do emissor, o receptor a compreende
imediatamente, sem reagir nem julgar seu conteúdo ou forma
de expressão.
A primeira fase da análise consiste da divisão em dois subgrupos, com base em características distintivas: a) reclamações que competem a SMTR; b) demais reclamações. Para promover tal separação o agente de administração adotou:
Acerca da comunicação no ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir.
A mensagem de uma comunicação deve ser transmitida da
forma mais clara possível, para evitar ruídos no entendimento
por parte do receptor.
O inventário visa a, entre outros pontos, possibilitar a
fiscalização dos bens patrimoniais. Sobre o tema, leia
as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.O Inventário físico corresponde à contagem dos
estoques da empresa, verificando se as quantidades
obtidas correspondem aos controles administrativos/
contábeis. A contagem física do estoque nunca pode ser
igual a quantidade do estoque registrado contabilmente.
II.O Inventário é o ato de relacionar e descrever,
coordenadamente, todos os bens e valores do
Patrimônio num determinando instante.
III.A avaliação patrimonial consiste na atribuição de valor
monetário aos itens do ativo e do passivo para que
se tenha o retrato fiel do valor monetário do acervo
patrimonial em dado instante.
Estão corretas as afirmativas:
Em um departamento, os membros trabalham juntos, são
flexíveis, adaptam-se bem e fazem autocríticas e correções
necessárias. Essa descrição refere-se ao estágio
de desenvolvimento do grupo denominado:
Esta questão aborda a temática da comunicação de trabalho. Von Cranach propôs uma formalização que delimita a noção de comunicação de trabalho, distinguindo, de um lado, as informações, e, de outro lado, as interações e as comunicações propriamente ditas. As assertivas a seguir podem ser falsas ou verdadeiras. Identifique com F as FALSAS e com V as VERDADEIRAS. ( ) A comunicação é uma situação particular da interação, definida pela utilização de códigos que podem ser pré-elaborados ou não. ( ) A interação entre homem máquina ocorre quando o aporte de informação é traduzido por uma modificação do comportamento, seja do sujeito, seja da máquina. ( ) As informações emitidas pela máquina e que são recebidas pelo homem são designadas respostas. ( ) As informações podem ser identificadas pelo analista tanto sob seu aspecto quantitativo como sob seu aspecto qualitativo. ( ) A informação é uma unidade pertinente, que um sujeito (ou uma máquina) deduz da observação de um outro sujeito (ou uma máquina). ( ) As informações emitidas pelo homem e que são recebidas pela máquina são designadas sinais. A alternativa que reproduz fielmente a sequência CORRETA dos julgamentos em relação às assertivas acima, de cima para baixo, é:
Uma empresa do setor de serviços criou uma área de relacionamento, cujo objetivo é ser um canal direto de comunicação com seus clientes.
Esse canal é o
Comunicar é gerar uma ação em comum. Sobre algumas
ações e definições envolvidas em um processo
comunicativo eficiente e eficaz, analise as sentenças
abaixo, atribua valores verdadeiro (V ) ou falso (F ),
e assinale a alternativa que representa a seqüência
correta de cima para baixo:
( ) Fazer comunicação é comungar, partilhar, tornar comum
a outros: ideias, sentimentos, ações.
( ) Ofertar é outro ato básico da comunicação. Significa
partilhar com o outro algo que é seu, ou que está sobre
seus cuidados.
( ) Ofertar algo que não se tem é inconsequência, e pode
gerar muitos desencontros ao longo de um processo
comunicativo. Nunca devemos ofertar ou prometer
aquilo que não poderemos cumprir.
O processo de controle produz informações úteis que
auxiliarão na tomada de decisões. Sobre o processo de
controle dentro das empresas, leia as sentenças abaixo
e assinale a alternativa correta:
I.Uma das finalidades do processo de controle é fornecer
informações relevantes aos gestores que os auxiliarão
no desempenho de suas atividades.
II.O processo de comparação entre o que foi planejado
e o que está sendo executado e a obtenção das
correspondentes conclusões sobre o desempenho é
também considerado processo de avaliação.
III.A definição e conhecimento dos padrões permite a
avaliação eficaz sobre o desempenho e a identificação
das decisões corretas a serem tomadas.
Estão corretas as afirmativas:
Julgue os itens a seguir, relativos a instrumentos de levantamento de dados para uma análise organizacional e documentos normativos da organização.
A entrevista é um instrumento de coleta de dados organizacionais cujos resultados não podem ser considerados conclusivos sem a confirmação dos dados de outro instrumento de análise.