Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8783 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Julgue o próximo item, a respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto Os territórios inteligentes.

Infere-se dos sentidos do texto que a palavra “transcendência” (l.10) está empregada com o sentido de objetividade.

O Ministério da Justiça realizou, no período de 2003 a

2012, um levantamento das taxas de homicídios nas capitais e nas

regiões metropolitanas do país, bem como nas cidades do interior.

A análise dos indicadores aponta as causas do aumento dessas taxas

e auxilia na formulação das políticas de segurança pública e de

cidadania que devem ser adotadas para impedir o avanço da

criminalidade. Por sua vez, o Instituto de Pesquisa Econômica

Aplicada realizou, em 2013, um estudo sobre os fatores que têm

elevado as taxas de homicídios no Brasil, a fim de avaliar os efeitos

das políticas de repressão que estão sendo adotadas no país para

reduzir essas taxas.

A partir dessas informações, julgue os próximos itens.

Na última década, o crescimento das taxas de homicídio tem sido maior nas metrópoles que nas cidades do interior do Brasil.

Leia o texto para responder à questão.

Incoerência americana

Fechar Guantánamo. Barack Obama prometeu fazê-lo em 2008, quando disputava seu primeiro mandato como presidente dos EUA, supostamente o cargo mais poderoso do

mundo. Seis anos e duas eleições depois, o campo de prisioneiros continua em funcionamento,_______________________os valores democráticos_______________________ os americanos tanto se vangloriam. Alguns dos 136 detidos (número que resta após o envio de seis deles para o Uruguai) estão presos há mais de uma década sem acusação formal. São, entretanto, considerados “perigosos demais".

(Folha de S.Paulo, 11.12.2014. Adaptado)

No primeiro parágrafo do texto, o advérbio “supostamente” sugere que

Leia o texto para responder à questão.

São Paulo está a 760 metros de altitude, a altura de Teresópolis. Por causa do frio, as pessoas se cobrem de casacos e suéteres. Nos correios e nos cinemas, as filas são mais

distintas. Até o trânsito é mais civilizado. Nos cruzamentos, as pessoas paravam e eu passava sempre primeiro, como bom bárbaro. Nos engarrafamentos, a manada de automó-veis, resignada, espera sem buzinar, algo impensável no Rio. Em São Paulo, os motoristas de táxi são donos dos carros; no Rio, são empregados da frota. Adivinhe onde o troco volta integralmente e você tem menos chance de se aborrecer. 

São Paulo é plutocrática. Tudo gira em função de dinheiro. Há mais empregos, os salários são mais altos e todos cobram pesado uns dos outros. Eletricistas, encanadores, chaveiros, táxis, todos os serviços são mais caros – mas mais profissionais. É preciso dinheiro para ter um bom apartamento, dinheiro para entrar como sócio num clube, dinheiro para ter casa de praia ou sítio (para fugir da cidade) e dinheiro para comprar um bom assento num show. Sem contar que é preciso se adiantar e andar rápido, porque há milhares iguais a você lotando todos os lugares.

(http://www.istoe.com.br)

Ao comparar São Paulo e Rio de Janeiro, o autor deixa claro que


Mafalda é apresentada na tirinha como uma menina que:

Todos os ditados populares apresentados a seguir estão relacionados com o enredo da fábula, exceto:

Pergunta Segundo Ricardo Rocha, as falhas estruturais e de gestão das companhias:


Conforme as ideias contidas no texto II,

a fase do inquérito policial em que são coletadas as

informações e as provas que irão formar o convencimento do

titular da ação penal é denominada opinio delecti.

De acordo com o texto,

Observando-se os sentidos do texto e atendendo à norma-padrão, as lacunas do segundo parágrafo são preenchidas, correta e respectivamente, com:

Leia o texto para responder à questão.

Incoerência americana

 

Fechar Guantánamo. Barack Obama prometeu fazê-lo em 2008, quando disputava seu primeiro mandato como presidente dos EUA, supostamente o cargo mais poderoso do

mundo. 

Seis anos e duas eleições depois, o campo de prisioneiros continua em funcionamento, _____________ os valores democráticos _____________ os americanos tanto se vangloriam. Alguns dos 136 detidos (número que resta após o envio de seis deles para o Uruguai) estão presos há mais de uma década sem acusação formal. São, entretanto, considerados “perigosos demais".

 

(Folha de S.Paulo, 11.12.2014. Adaptado)

Na frase – São, entretanto, considerados “perigosos demais”. – (terceiro parágrafo), as aspas são empregadas como marcação de

Considere as sugestões de revisão:

I – “O valor mensal para que eu saia de casa e aceite ficar em uma agência (...)"

II – “(...) sujeito às mais loucas situações (...)"

III – “(...) se você, gestor, e seu time têm respeito pelas pessoas e reconhecem (...)"

Considerando o público a que se destina o texto e sua adequação gramatical.

Quais trechos foram adequadamente revisados?

No contexto em que estão empregadas, as locuções verbais “Vai carpir” e “Vai grafitar” sugerem atitudes de

O poema revela

No contexto da narrativa, os convidados pelo Senhor foram os

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282