
Julgue o item seguinte, relacionado às ideias desenvolvidas no texto III.
Conclui-se do texto que Sousa Caldas, ao escrever a Carta Marítima, prenunciou o Romantismo brasileiro, tendo criticado a “exaustão literária" (l. 37 e 38) da poesia de Gonçalves de Magalhães, que, no ano anterior, havia publicado um volume pífio intitulado Poesias.

Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.
Sem prejuízo das informações originais do texto e de sua correção gramatical, o trecho “No rasto de Magalhães, (...) sua brincadeira profilática" (l. 63 a 66) poderia ser reescrito da seguinte forma: Os primeiros românticos também ignoraram a Carta de Sousa Caldas; assim como Magalhães, não perceberam a força subjacente em sua brincadeira preventiva, e talvez eles mesmos a tenham lido às avessas.
No trecho – Muitas crianças sofrem com o excesso de atividades porque os pais acreditam que isso vai deixá-las mais preparadas para o futuro, e pensam que é necessário despertar a competitividade… – a palavra destacada refere-se a

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
De acordo com o texto, antes de 2003, não havia preocupação governamental com a preservação da saúde bucal da população brasileira e os serviços públicos de atendimento odontológico se restringiam à extração dentária.
Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente.
Segundo o texto, o número de pessoas que “sofrem com a escassez de água por pelo menos um mês no ano” é superior à metade da população mundial.
Com base na leitura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O cronista sugere que, no período noturno, casais aproveitavam a falta de iluminação frequente para namorar.
II. “Mormente" é um advérbio e pode ser substituído, no texto, por “especialmente".
Acerca da leitura e interpretação do texto I, analise as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.
I. O estudo da Universidade de Harvard mostra uma opinião contrária à ideia que subsidia o pensamento vegano, uma vez que, no passado, a dieta rica em proteínas, com a ingestão de carne, contribuiu para a evolução da humanidade;
II. Pode-se dizer que uma pessoa que segue uma dieta vegana não ingere alimentos nem utiliza qualquer instrumento ou objeto cuja procedência tenha origem animal, uma vez que a vida deve ser preservada em sua integridade;
III. O texto é contraditório ao apresentar a pesquisa que comprova o importante papel de uma dieta rica em proteínas para a evolução da humanidade e sugerir, ao final, que o aumento do consumo de carne no século 21 não é justificável.
Considerando o valor semântico de expressões linguísticas do texto I, assinale a opção INCORRETA.
Analise as afirmativas a seguir. I. Os recursos materiais tornam-se destrutivos quando não contrabalançados pelo poder intelectual. II. O autor compara um dos problemas na área da medicina a uma doença. III. Há muita tecnologia produzida que se torna inutilizada rapidamente. Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa em que a ideia exposta entre colchetes não está presente no respectivo trecho.
Releia o trecho a seguir. “Em 41% das unidades, não havia um negatoscópio (aparelho para avaliar uma radiografia) e a falta de estetoscópio foi registrada em 23% das fiscalizações.” O substantivo “negatoscópio” é formado por “negato” (de negativo) e o elemento “-scópio”, assim como “estetoscópio” é formado por “esteto-” (peito) e o mesmo elemento “-scópio”. De forma semelhante existem diversas outras palavras com esse tipo de formação, como microscópio, caleidoscópio, telescópio e outras. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta o significado do elemento “-scópio”.
São motivos que, de acordo com o texto, indicam precariedade na infraestrutura da rede pública de atenção primária, EXCETO:
O primeiro período do texto poderia ser reescrito, sem prejuízo da correção gramatical ou da coerência textual, da seguinte forma: A ação atuante e esclarecedora da odontologia foi, ao longo dos últimos anos, a grande responsável pela mudança radical na saúde bucal da sociedade brasileira.
Na linha 23, o pronome “cujo" poderia ser corretamente substituído por na qual o, visto que a forma pronominal retoma por coesão “Universidade de São Paulo", termo que indica lugar.