A correção gramatical do texto CG1A1CCC seria mantida caso
I o termo “sob" (l.7) fosse substituído por em.
II a forma verbal “ver", em todas as suas ocorrências no segundo parágrafo, fosse flexionada no plural — verem.
III a forma verbal “é" (l.17) fosse suprimida.
IV o acento indicativo de crase em “à opinião pública" (l.19) fosse suprimido.
Estão certos apenas os itens
O texto 1 é representante do gênero informativo; sobre esse gênero textual, tendo por base o texto 1, a única característica inadequada é:
“Estou há pouco mais de dois anos morando na China, leitor, e devo dizer que a minha admiração pelos chineses só tem feito crescer. É um país que tem coesão e rumo, como notou o meu colega de coluna neste jornal Cristovam Buarque, que passou recentemente por aqui".
A função textual da inclusão de Cristovam Buarque no texto 1 é a de:
“Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país. E mais o seguinte: uma noção completamente diferente do tempo".
O autor do texto 1 separou a “noção diferente do tempo" em relação aos termos anteriores “coesão e rumo" porque:
“Pena que tenha sido um mal-entendido”; a observação do cronista no texto 1 se justifica porque:
Assinale o tipo de conhecimento a que está condicionada a compreensão do sentido articulado no trecho “Dois casos de suicídio que chocaram o Brasil ”.
A partir da leitura da tirinha, compreende-se a respeito do pai de Liberdade, EXCETO:
Assinale a opção CORRETA quanto à correspondência dos trechos do texto e os comentários que os seguem, indicando V para VERDADEIRO e F para FALSO.
( ) "Quer alguma coisa? Pede com jeitinho.". Ironiza o fato de os trabalhadores nada pedirem a patrões durante uma greve, já que os trabalhadores reivindicam direitos, ou seja, o que não lhes é devido.
( ) "E para de falar mal da pessoa pra quem você tá pedindo. É indelicado". A pessoa a quem se estaria supostamente pedindo é o sindicato, a quem, ironicamente, Gregório sugere que se elogie.
( ) "Greve, como todos sabem, é algo que se faz no feriado, pra não atrapalhar ninguém". A frase é irônica, expressando exatamente o contrário, ou seja, que a greve é a paralisação do trabalho, como forma de obter atenção a direitos do trabalhador, e, assim sendo, é impróprio chamar greve a uma manifestação feita em feriado.

Com base nas ideias expressas no texto I, julgue o item a seguir
Embora seja um objeto importante nos dois romances mencionados — O Mulato e Memórias Póstumas de Brás Cubas —, o “sinete" (l.82) mostra-se fundamental no romance de Aluísio Azevedo, de feição naturalista.

Com base nas ideias expressas no texto I, julgue o item a seguir
A autora argumenta, no texto, que o romance de Machado de Assis é representante de uma tendência analítica em literatura, ao passo que O Mulato demonstra tendência descritiva, tendo alcançado, na época de sua publicação, maior popularidade que Memórias Póstumas de Brás Cubas.