Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8783 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O texto apresentado consiste em fragmento de uma obra filosófica clássica, a qual remete à concepção política do autor e retrata aspectos da conduta do homem que governa. Com base nisso e nas ideias apresentadas no texto, infere-se que

Use as letras V e F para indicar se as afirmações a seguir acerca do texto são verdadeiras ou falsas. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das letras de cima para baixo.

( ) A declaração inicial, contida no primeiro período do segundo parágrafo, (linhas 6 e 7) refere-se ao cientista Fábio Roland, da Universidade de Juiz de Fora.

( ) O grande poeta Neruda integra o grupo de pessoas que se dedicam a fazer coleção de conchas.

( ) Ao afirmar que: “ Quem tem olhos de poeta vê nas conchas sugestões metafísicas..." (linha 11), o autor retoma a interpretação de um caramujo de jardim, como um “assombro biológico, assombro arquitetônico, assombro matemático, assombro estético" (linhas 8 e 9).

( ) O ditado citado no início do último parágrafo encontra correspondência de sentido no ditado: “A dor ensina a gemer".

( ) A origem da ciência está associada à descoberta de que “Nascemos com um corpo mais mole que o dos moluscos: a pele frágil, desprotegida." (linhas 25 e 26) [...] “Sem saber o que fazer - inferiores, portanto, aos moluscos -, esse corpo mole, nu e desajeitado teve de inventar sua casa" (linhas 28, 29 e 30).

Considere as seguintes afirmações sobre o texto: I. O aumento significativo do fluxo de emigrantes venezuelanos deve-se, além da crise econômica e política que afeta a Venezuela, à facilidade de acesso ao Estado de Roraima e à infraestrutura desse estado, que vem se ajustando para receber essa demanda. II. Desde 2015, o número de pedido de refúgios no estado de Roraima vem aumentando, com um crescimento acentuado no ano de 2017, embora essa crise de imigração tenha iniciado em 2013. III. A dimensão física do Brasil, com seus mais de 15 mil quilômetros de fronteiras com outros territórios, faz com que haja uma grande diferença entre as cidades de fronteira e zonas fronteiriças. IV. As cidades de fronteira se diversificam em termos da qualidade de infraestrutura oferecida, especialmente em termos de comunicação, aeroportos e rede hoteleira, fator que facilita a entrada de venezuelanos no país e corrobora para sua permanência no Brasil. De acordo com as ideias do texto:

Considere as afirmações a seguir acerca das ideias do texto:

I. A habilidade de desenvolver aspectos, como liderança e autonomia, “é tarefa que precisa ser feita com competência e segurança" (linha 2). Todavia, essa habilidade deve iniciar somente no momento em que uma pessoa ingressar na vida profissional, visto que é no exercício da profissão e na execução das tarefas que aprende a lidar com situações adversas.

II. O principal objetivo dos “Cantinhos Produtivos", criado pela Escola Crescimento, é proporcionar um espaço para que as crianças desenvolvam sua capacidade de conviver em grupo e de trabalhar em equipe, cientes de que ações coletivas são fundamentais para que cada uma vença suas dificuldades e de que a coletividade se sobrepõe à individualidade, à singularidade e à autonomia de cada criança.

III. Criar diferentes momentos de aprendizagem em diversas áreas, utilizando materiais estimulantes para o ensino de português, das artes e leitura, entre outros, de forma mais prazerosa e lúdica, faz parte da proposta pedagógica da Escola Crescimento em todas as frentes de ensino.

De acordo com o texto:

Diante do debate sobre o sigilo das fontes jornalísticas, assinale a opção que indica a posição do autor do texto.

Evidente que fui mais furado do que um ralador de coco.

Nesse segmento do texto, o autor nos informa que

Conclui-se do texto 1A9AAA que seu autor, no capítulo da obra de que tal texto faz parte,

No texto 1A10BBB, a argumentação especificamente em defesa de uma reforma do sistema tributário brasileiro está explícita no

Com base no ponto de vista do autor, pode-se inferir:

De acordo com o texto, foi sonho concretizado por Seu Raul

Das afirmações seguintes: I. São os ventos que impulsionam os rios voadores, permitindo que a umidade seja transportada acima de nossas cabeças. II. Rios voadores são cursos de água atmosférica invisíveis que transportam umidade e vapor da água da bacia Amazônica. III. O volume de vapor de água lançado na atmosfera pelas árvores da floresta amazônica não é considerado significativo.

O título dado ao texto – Não faltou só espinafre – indica que houve falta de algo mais, explicitado no texto:

Assinale a opção que apresenta o objetivo final do texto.

A charge demonstra:

Na primeira estrofe da canção destaca-se o sentimento de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282