A respeito das observações feitas a partir de um “mundo virtual”, o texto não permite afirmar que:
Assinale a alternativa que melhor corresponde a interpretação do trecho retirado do livro “O pequeno Príncipe”.
Use as letras C e E para indicar se as acepções a respeito do texto estão certas ou erradas. Após, marque a alternativa que contém a sequência das letras, de cima para baixo.
( ) O texto, por discorrer sobre o conceito de ensino, abordando a diferença entre “ensinar" e “doutrinar", pertence à tipologia descritiva.
( ) “Desenvolvimento Psíquico" (linhas 3 e 4) e “protagonismo de jovens e crianças" (linha 4) estão para a aprendizagem do aluno, assim como “facilitador da aprendizagem" e “mediador do conhecimento' (linha 6) estão para o professor.
( ) As ideias defendidas no quarto parágrafo correspondem ao conceito de ensinar descrito no último período do quinto parágrafo.
( ) Fazer com que um gesto, uma palavra, uma observação crítica se traduzam como um ato de ensino está associado ao propósito de produzir a aprendizagem e ao contexto em que ocorre.
( ) O uso do termo parodoxalmente (linha 1) denota a contradição entre ensinar, doutrinar ou treinar.
Considere as seguintes afirmações sobre o texto:
I. A diretora da E. E. Edvaldo Brandão Correia criou a Agenda do Diretor a fim de atender aos pedidos dos professores e funcionários da escola, que constantemente eram questionados sobre as atividades da diretora e considerando que, na maioria das instituições de ensino, não é comum a Direção divulgar sua agenda aos demais membros da escola.
II. “ Dar um pouco mais de transparência à sua gestão" (linhas 4 e 5), por meio da Agenda do Diretor, intensificou de forma positiva a cultura de comunicação interna da E. E. Edvaldo Brandão Correia, que adotava como hábito a troca de informações “com o objetivo de valorizar o diálogo e fornecer o espírito de grupo" (linhas 8 e 9).
III. O conhecimento sobre as diversas atividades que acontecem na escola favorece a criação de um bom clima institucional e, para isso, é necessário que o fluxo das informações chegue a todas as pessoas envolvidas na escola, além dos professores, como os servidores administrativos e as merendeiras.
De acordo com o texto:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto I e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) O primeiro sujeito do texto é elíptico, mas determinado pela desinência número-pessoal do verbo.
( ) O pronome oblíquo presente no primeiro parágrafo do texto retoma o nome pessoa.
( ) A primeira oração do segundo parágrafo do texto expressa uma circunstância de tempo à declaração posterior de que “frituras, hambúrgueres, salgadinhos, balas, doces e refrigerantes costumam fazer parte do cardápio da maioria dos alunos" (linhas 4 e 5).
( ) O primeiro numeral presente no texto expressa ideia de percentagem, enquanto o segundo expressa a idade das crianças com excesso de peso.
( ) Excesso de peso (linha 9) e obesidade (linha 9), de acordo com o contexto do texto, estabelecem, entre si, uma relação de sinonímia.
( ) A palavra corrente (linha 11) pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, pelo adjetivo temporária.
Considere as seguintes afirmativas sobre os textos I e II.
I. Os dados apresentados no texto II reafirmam as ideias defendidas no texto I sobre a necessidade de se adotarem medidas para reduzir o consumo de gorduras e açúcares pelas crianças.
II. No texto II, considerando as ideias abordadas, a expressão alimentos básicos se contrapõe à expressão alimentos ultraprocessados.
III. O exemplo citado no texto I, em relação à proibição da venda de doces, frituras e refrigerantes nas escolas estaduais e particulares do Paraná, corresponde de forma positiva à proposição do país de “assegurar o acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis" (linha 10), conforme dispõe o texto II.
IV. Os termos do texto II da Obesidade Infantil (linha 1), de alimentos básicos (linha 4), e de alimentos ultraprocessados (linha 4) completam, respectivamente, o sentido dos substantivos Enfrentamento (linha 1) consumo (linha 4) e ingestão (linha 4), atuando sintaticamente como complementos nominais.
V. A conjunção que inicia o texto expressa uma ideia de adição, sendo, portanto, uma conjunção aditiva.
Está (estão) correta(s):

Considerando a tipologia do texto apresentado, sua principal finalidade é:

De acordo com as informações apresentadas no texto, seu principal objetivo é:
Use as letras V e F para indicar se as afirmações a seguir acerca do texto são verdadeiras ou falsas. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das letras de cima para baixo.
( ) O uso de plantas medicinais e fitoterapia corresponde às práticas integrativas adotadas desde a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
( ) Arteterapia, ayurveda e meditação integram as dez novas práticas incluídas pelo Ministério da Saúde.
( ) O número de práticas integrativas incluídas em 2017 sobrepõe-se ao número de práticas que foram acrescidas em 2018.
( ) O Rio de Janeiro foi a primeira capital brasileira a aderir na íntegra à oferta de todas as Práticas Integrativas e Complementares a serem oferecidas pelo SUS.
( ) A capital gaúcha, por meio do mapeamento dos locais que oferecem esses procedimentos, passará a disponibilizar esses novos tratamentos à população.
( ) Considerando que o Brasil passa a contar com 29 práticas integrativas de prevenção à saúde, novos postos de trabalho serão oferecidos aos brasileiros, fator que pode contribuir para reduzir o número de desempregados no país.
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) No período “Luiza ressalta que o lúdico faz parte da proposta pedagógica..." (linha 16), a palavra destacada é um pronome relativo.
( ) No texto, o tempo verbal que predomina é o presente do modo indicativo.
( ) A primeira vírgula do segundo parágrafo pode ser substituída por ponto e vírgula.
( ) As orações “para que os alunos tenham a possibilidade de vencer suas dificuldades" (linha 10) expressam uma ideia de finalidade à ideia de criar “diferentes momentos de aprendizagem por meio de materiais estimulantes em diversas áreas do conhecimento" (linhas 8 e 9).
( ) O sujeito do verbo realizar (linha 21) é o mesmo ser sujeito do verbo apropriar-se (linha 24).
No texto 1, os termos inseridos nos parênteses – na Alemanha imperial de Bismarck e na Itália fascista de Mussolini – têm a finalidade textual de:
Em

O termo em destaque refere-se a algo relativo: