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Considerando as estruturas linguísticas do texto, a correção gramatical e o emprego dos elementos de encadeamento textual, julgue o item.

Caso a palavra divina fizesse grandes frutos, ainda que os gerasse, não será culpa do ouvinte.

Acerca das ideias do texto, julgue o item.

O  texto,  de  caráter  predominantemente  descritivo, reforça  a  importância  da  compreensão  mútua  nas relações públicas.

De acordo com o texto, o medo

De acordo com a tira e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo.

I. As reticências utilizadas no segundo quadrinho marcam a interrupção da fala da personagem, cujo sentido, embora omitido textualmente, pode ser depreendido pelo conjunto da tira.

II. A expressão “AHHH!!” no terceiro quadrinho, classificada como onomatopeia, é um recurso muito comum nos quadrinhos em geral.

III. As formas verbais “vou dar” e “vá fazer”, embora estejam conjugadas em pessoas diferentes – respectivamente, na 1ª e 3ª pessoa do singular –, estão no mesmo modo verbal, o indicativo.

Assinale a alternativa correta.

Trecho I :Ai, Meu Deus, que saudade da Amélia/ Aquilo sim é que era mulher/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ Quando me via contrariado/ Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"/ Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade. (Ataulfo Alves) (Fonte: Letras.mus)

Trecho II : Me deram um palco e eu vou cantar/ Canto pela tia queé silenciada/ Dizem que só a pia é seu lugar / Pela mina que é de quebrada/ Que é violentada e não pode estudar (...) Dona de casa limpa, lava e passa/ Mas fora do lar não pode trabalhar/ Não precisa ser Amélia pra ser de verdade/ Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser/. (Bia Ferreira)

De acordo com a interpretação dos dois trechos e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Por estabelecer uma relação intertextual com o trecho I, é necessário que o leitor tenha conhecimento prévio da canção de Ataulfo Alves para que tenha condições de compreender, ainda que parcialmente, o trecho II.

( ) Nos dois trechos, predomina o coloquialismo, a utilização de expressões informais, já que ambos são canções populares.

( ) Os dois eu-líricos expressam a mesma visão sobre a mulher, enxergando-a como um ser incapaz de existir de forma emancipada do homem.

( ) O trecho II é considerado uma paráfrase do trecho I, já que inverte os valores propostos no texto original, buscando efeito cômico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir

A palavra “disseminada” (L.19) tem o mesmo sentido de aceita.

O fragmento do Texto I que comprova a estratégia argumentativa usada pelo autor para aproximar-se do leitor, buscando persuadi-lo, é:

Estrada Real

Em meados do século XVIII já eram muitos os caminhos que conduziam às minas de Minas Gerais, mas também muitos eram os seus descaminhos. Para evitar estes descaminhos a Coroa Portuguesa determinou que o ouro e os diamantes deixassem as terras mineiras apenas por trilhas outorgadas pela realeza, que receberam o nome de Estrada Real. Inicialmente, o caminho ligava somente a cidade de Paraty às províncias auríferas do interior de Minas, a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto (Caminho Velho). No entanto, a Coroa Portuguesa percebeu a necessidade de um trajeto mais seguro e rápido ao porto do Rio de Janeiro, surgindo então o caminho novo. Ainda no século 
XVIII, surgiram outras trilhas para exploração dos diamantes – o belo Caminho dos Diamantes. Cercados de natureza exuberante e por pessoas acolhedoras, hoje estes caminhos levam seus visitantes a conhecer belos atrativos de cada cidade, a cultura, a história e até o passo a passo daquele maravilhoso pão de queijo servido com um delicioso café quentinho ao pé do fogão a lenha. Com 1600km de extensão, além de sua importância como eixo principal do ciclo do ouro, a Estrada Real exerceu papel fundamental no desenvolvimento político, cultural e socioeconômico do Brasil. Tamanha riqueza transformou a Estrada Real na maior rota turística do Brasil, que abriga algumas das mais belas paisagens do país.

Fonte: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/entorno-debelo-horizonte/estrada-real (fragmento) Acesso em: 18 de maio 
2019. 

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um aposto:

Estrada Real

Em meados do século XVIII já eram muitos os caminhos que conduziam às minas de Minas Gerais, mas também muitos eram os seus descaminhos. Para evitar estes descaminhos a Coroa Portuguesa determinou que o ouro e os diamantes deixassem as terras mineiras apenas por trilhas outorgadas pela realeza, que receberam o nome de Estrada Real. Inicialmente, o caminho ligava somente a cidade de Paraty às províncias auríferas do interior de Minas, a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto (Caminho Velho). No entanto, a Coroa Portuguesa percebeu a necessidade de um trajeto mais seguro e rápido ao porto do Rio de Janeiro, surgindo então o caminho novo. Ainda no século 
XVIII, surgiram outras trilhas para exploração dos diamantes – o belo Caminho dos Diamantes. Cercados de natureza exuberante e por pessoas acolhedoras, hoje estes caminhos levam seus visitantes a conhecer belos atrativos de cada cidade, a cultura, a história e até o passo a passo daquele maravilhoso pão de queijo servido com um delicioso café quentinho ao pé do fogão a lenha. Com 1600km de extensão, além de sua importância como eixo principal do ciclo do ouro, a Estrada Real exerceu papel fundamental no desenvolvimento político, cultural e socioeconômico do Brasil. Tamanha riqueza transformou a Estrada Real na maior rota turística do Brasil, que abriga algumas das mais belas paisagens do país.

Fonte: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/entorno-debelo-horizonte/estrada-real (fragmento) Acesso em: 18 de maio 
2019. 

“Em meados do século XVIII já eram muitos os caminhos que conduziam às minas de Minas Gerais, mas também muitos eram os seus descaminhos.”

A locução conjuntiva mas também, empregada no trecho lido, possui o sentido de:

Leia a charge a seguir e assinale a alternativa incorreta

Numa entrevista com a pesquisadora Moira Weigel, ocorre o seguinte diálogo:

__ Qual a definição de politicamente correto?

__ Para mim, politicamente correto é um sinônimo de educação.

Essa é minha definição. Para outras pessoas, críticas do conceito, politicamente correto quer dizer algo ruim, uma espécie de censura que impede que as pessoas falem livremente sobre todos os assuntos”.

A frase abaixo em que a afirmação feita está de acordo com a definição dada pela entrevistada é:

Leia o texto.

Em uma delegacia…

— Quero comunicar o desparecimento de um polvo…

— A polícia só se mobiliza após 24h!

— Foi ontem …

— Alguma briga em casa? Ele já sumiu antes? Apresentava olhos vermelhos, comportamento arredio, notas baixas na escola…?

— Por que tanta pergunta?

— Sabe quantos casos de polvos desaparecidos temos aqui por dia, meu amigo?

Laerte Laerte

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.

São corretas apenas as afirmativas 1 e 41. O diálogo pode ser considerado irreal considerando uma das falas do delegado.

2. Temos, no texto, nas palavras sublinhadas, exemplo da regra geral de concordância nominal.

3. Se na porta da delegacia, o senhor encontrasse uma placa com os seguintes dizeres: “Hoje, entrada é proibida!”, veria uma placa corretamente escrita e não entraria.

4. A crase é obrigatória em indicativo de horas, como em: Começa a sessão às 24h. Igual uso obrigatório tem-se em: “O depoimento está marcado para às 24h”.

5. Na frase: “Alguma briga em casa?”, a palavra sublinhada não é o verbo “brigar”.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Conforme o texto, assinalar a alternativa CORRETA:

Leia o texto a seguir.

"Nascemos em meio a um mundo de linguagem, aprendemos a língua em contato com as pessoas que nos cercam e já estavam inseridas nessa linguagem. [...] Produzimos e lemos textos orais e escritos, nos comunicamos por gestos, lemos imagens, interpretamos sons. [...] Para evitar que cada falante use a língua à sua maneira, em todo o mundo existem especialistas que registram, estudam e sistematizam o que é a língua de um povo em certo momento, o que dá origem à norma-padrão, uma espécie de lei que orienta o uso social da língua."

(CEREJA, W. & MAGALHÃES, T. C. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2013, p. 29).

Com base no que apontam os dois teóricos, é CORRETO afirmar que a linguagem formal deve ser necessariamente empregada:

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