As infrações ao Código de ética de Enfermagem que provoquem perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros, são consideradas:
O código de ética dos profissionais de Enfermagem prevê como deveres dos profissionais:
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e com a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem deve atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. Em relação ao código de ética dos profissionais, podemos afirmar que:
“Sempre que o profissional propuser um tratamento a um paciente, ele deverá reconhecer a dignidade do paciente e considerá-lo em sua totalidade, visando oferecer o melhor tratamento, tanto no que diz respeito à técnica quanto no que se refere ao reconhecimento das necessidades físicas, psicológicas ou sociais”. Essa frase refere-se a qual princípio da bioética?
De acordo com a Resolução COFEN, nº 0564/2017, de 06/11/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é dever desses profissionais
O Cofen publicou a revisão do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017) e respectivas proibições, infrações e penalidades. Considerando seu conteúdo, assinale a alternativa que corresponde à infração sujeita à penalidade de “cassação do exercício profissional pelo período de até 30 anos".
O Código de Processo Ético-disciplinar contém um conjunto de normas que regem a aplicação pelos Conselhos de Enfermagem, do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. A respeito do tema, assinale a alternativa CORRETA.
A caracterização das infrações éticas e disciplinares dos profissionais de enfermagem e a aplicação das respectivas penalidades são regidas pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, sem prejuízo das sanções previstas em outros dispositivos legais. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem,
De acordo com o Capítulo IV (das Infrações e Penalidades) do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução COFEN n°0564/2017), o Art. 111 estabelece que as infrações serão classificadas segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso.
De acordo com o §2º, “transgressões que provoquem debilidade temporária de membro, sentido ou função na pessoa ou ainda as que causem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros", são consideradas infrações:
As infrações éticas dos profissionais de enfermagem podem ser consideradas leves, graves ou gravíssimas. Existem, porém circunstâncias atenuantes, a saber, EXCETO:
No novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 564/2017, no capítulo dos Deveres, novos artigos foram inclusos. Dentre eles,
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, 311/2007 define que são responsabilidades e deveres, exceto:
Com base no código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue o item que se segue.
O enfermeiro deverá suspender as atividades, individuais ou coletivas, informando imediatamente sua decisão, por escrito ou por meio eletrônico, ao conselho regional de enfermagem, caso o local de trabalho não ofereça condições seguras para o exercício profissional ou desrespeite a legislação vigente, ressalvadas as situações de urgência e emergência.
Considerando as disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o item subsequente.
É prerrogativa do profissional de enfermagem recusar-se, mesmo em situação de emergência, a executar prescrição médica na qual não constem assinatura e número de registro profissional do prescritor.
De acordo com o novo código de ética profissional de enfermagem, aprovado pela Resolução COFEN nº 0564/2017, o enfermeiro pode: