Segundo o Código de Ética dos profissionais de enfermagem (Resolução COFEN 564/2017), é considerada uma proibição no exercício profissional
No que se refere ao Código de Ética em Enfermagem, julgue o item seguinte.
Suponha-se que um paciente tenha dado entrada em emergência, com quadro de convulsão, e o único médico plantonista, que estava realizando um parto no centro obstétrico, ao ser informado, tenha solicitado oralmente que o técnico de enfermagem administrasse determinado medicamento de receituário controlado por via endovenosa. Nessa situação, é vedado o cumprimento dessa prescrição a distância.
A caracterização das infrações éticas e disciplinares e a aplicação das respectivas penalidades regem-se pelo Código de Ética de Enfermagem, sem prejuízo das sanções previstas em outros dispositivos legais. São penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, exceto:
Analise as afirmativas abaixo:
I. Ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.
II. Esclarecer à pessoa, família e coletividade, a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca da assistência de Enfermagem.
III. Requerer ao Conselho Regional de Enfermagem, de forma fundamentada, medidas cabíveis para obtenção de desagravo público em decorrência de ofensa sofrida no exercício profissional ou que atinja a profissão.
O número de afirmativas que apresentam direitos do profissional de enfermagem corresponde a:

À luz da ética do profissional de enfermagem, considerando o caso apresentado, é correto afirmar que
Considerando o art. 85 da Resolução n. 311/2007 (Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem), divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados refere-se a:
Também baseado no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, 311/2007, apenas um dos seguintes não se refere a um Dever, nas Relações com a Pessoa, Família e Coletividade:
Também de acordo com o Código de Ética de Enfermagem, das proibições listadas a seguir, apenas uma não se refere às Relações com as Organizações da Categoria, que é:
É direito dos profissionais de enfermagem de acordo com o Código de Ética Profissional:
De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, são responsabilidades e deveres do profissional de enfermagem, EXCETO:
“Art. 31 - Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casos previstos na legislação vigente e em situação de emergência."
O artigo 31 do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem discorre sobre uma proibição profissional associada às relações:
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
A __________ consiste na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.
O acolhimento nos serviços de atenção básica tem sido um dispositivo assistencial capaz de organizar o processo de trabalho para ampliar o acesso dos usuários, e também tem sido entendido como uma postura ético-política dos profissionais que atuam nesses serviços.
Sobre o acolhimento, é INCORRETO afirmar que:
Sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, estabelecido pela Resolução nº 311/2007, do Conselho Federal de Enfermagem, analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao sigilo profissional, empregando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I - O profissional de enfermagem, intimado como testemunha, deverá comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo.
II - O segredo profissional referente ao menor de idade deverá ser mantido, mesmo quando a revelação seja solicitada por pais ou responsáveis, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, exceto nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao mesmo.
III - Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
IV - Orientar, na condição de enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade, sobre o dever do sigilo profissional.
V - Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do seu aprimoramento técnico-científico, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração, é considerado: