Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 110 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com base nas definições de modelos CMMi e de qualidade de

software, julgue os itens seguintes.

Tendo em vista que a qualidade dos processos de software garante a qualidade dos produtos desenvolvidos, a melhoria dos processos vai representar a melhoria nos produtos.

Julgue os próximos itens, relativos a planejamento de tecnologia da

informação (TI) e a contratação de serviços de TI na administração

pública federal.

Na fase de habilitação do fornecedor do serviço ou produto contratado, é necessário exigir a avaliação dos processos MPS.BR ou CMMI, como forma de garantir a qualidade dos serviços e produtos e de minimizar os riscos da contratação.

A representação contínua do CMMI 1.2 permite que a organização escolha o foco de seus esforços de melhoria de processo ao

selecionar áreas de processo, ou conjuntos inter–relacionados de áreas de processo, que sejam mais vantajosas para a

organização e seus objetivos estratégicos. Uma vez selecionadas as áreas de processo, deve–se selecionar também quanto se

deseja que os processos associados àquelas áreas de processo amadureçam, isto é, selecionar o nível apropriado de

Uma área de processo é um conjunto de práticas relacionadas a uma área que, quando implementadas, satisfazem a um

conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas naquela área. O modelo CMMI-DEV versão

1.2 é composto por 22 áreas de processo organizadas nas categorias Gestão de Processo, Gestão de Projeto, Engenharia e

Suporte. As áreas de processo da categoria Gestão de Projeto tratam das atividades de gestão relacionadas a planejamento,

monitoramento e controle de projeto. Dentre as áreas de processo de Gestão de Projeto estão Planejamento de Projeto,

Monitoramento e Controle de Projeto, Gestão Quantitativa de Projeto,

Com base nas definições de modelos CMMi e de qualidade de

software, julgue os itens seguintes.

No modelo contínuo, para que a organização atinja um determinado nível de maturidade, o CMMi estabelece o nível de maturidade que deve ser atingido por cada processo avaliado, embora considere que nem todos os processos estejam no mesmo nível de maturidade.

O CMMI, ou em português, Modelo de Maturidade em

Capacitação-Integração, é um modelo de referência usado

para avaliar o grau de maturidade de uma empresa, no que

diz respeito à qualidade no desenvolvimento de softwares e

outras matérias. A respeito de processos e níveis de

maturidade definidos pelo CMMI, assinale a alternativa

correta.

O CMMI-ACQ tem o propósito de ser um guia para a implementação das melhores práticas do CMMI para organizações compradoras de serviços. Tais práticas estão focadas em atividades para aquisição de produtos e serviços para atender às necessidades de clientes e usuários finais. É composto por 22 áreas de processos específicos. Com base no exposto, analise a seguinte afirmativa: “Demonstrar que um produto ou serviço adquirido preenche o uso pretendido quando colocado no ambiente intencionado”. A descrição anterior refere-se à área de processo denominada

No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.

1.Planejamento do Projeto (PP).
2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
3.Gestão de Requisitos (REQM).
4.Gestão de Riscos (RSKM).
5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).

( ) Gerenciar os requisitos técnicos e não técnicos absorvidos ou gerados por um projeto, identificando as inconsistências em relação aos planos e produtos do projeto e tratando de forma adequada as mudanças necessárias e seus impactos.

( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.

( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).

( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).

( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.

( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.

A sequência está correta em

Julgue os itens a seguir com relação ao CMMI (Capability Maturity

Model Integration).

O CMMI corresponde ao ciclo de vida de desenvolvimento de

um software com padrão específico de desenvolvimento.

O Órgão Judiciário em que Cecília trabalha implantou melhorias de processos de acordo com o estabelecido no CMMI-DEV,

V1.2. Atualmente possui processos gerenciados quantitativamente, todavia melhorados com base na compreensão das causas

comuns de variações inerentes a eles, com foco na melhoria contínua da gama de desempenho, tanto através de melhorias incrementais

quanto inovadoras.

Nessas circunstâncias, tais processos podem ser classificados no nível de capacidade

A respeito da constelação do modelo CMMI (Capability Maturity

Model – Integration), versão 1.3, julgue os itens subsecutivos.

Um benefício esperado com a adoção da constelação do

CMMI é a abrangência das atividades exigidas para o

estabelecimento, a entrega e o gerenciamento de serviços de

qualidade para clientes e usuários finais de sistemas de

informação.

São os principais componentes da estrutura do CMMI, EXCETO:

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi criado pelo SEI em 2002, como um modelo evolutivo em relação aos vários CMMs, com o objetivo de combinar suas várias disciplinas em uma estrutura única e flexível, com componentes, podendo ser utilizado de forma integrada nas organizações que demandavam por processos de melhoria no âmbito corporativo. O CMMI baseia-se nas seguintes abordagens:

A respeito da constelação do modelo CMMI (Capability Maturity

Model – Integration), versão 1.3, julgue os itens subsecutivos.

Caso uma empresa escolha o modelo CMMI−DEV e adote a

representação por estágios, ela poderá instituir melhorias em

processos que estão em níveis de maturidade superiores ao que

se encontra.

Com relação ao CMMI, julgue os itens subsequentes.

No CMMI, sugere–se que as áreas de processo sejam

agrupadas nas categorias de gestão do processo, gestão do

projeto, engenharia e suporte.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282