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A respeito da função de organização, julgue o item  

Na cultura organizacional, os valores compartilhados são o segundo nível e representam as normas, a filosofia da empresa e os valores relevantes, que justificam o trabalho realizado.

Julgue o item. A visão interacionista sobre conflito não propõe que todos os conflitos sejam bons. Alguns conflitos, chamados de conflitos disfuncionais, apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho.

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. Se os empregados de determinada empresa precisam trabalhar vestindo batas brancas, tal característica constitui um artefato da cultura organizacional.

A cultura organizacional é um conjunto de normas, regras e símbolos que é capaz de caracterizar uma empresa. Isso quer dizer que a cultura organizacional é um conceito

Apesar de serem conceitos correlatos, clima organizacional e cultura organizacional estabelecem diferenciações importantes. Entre elas é possível citar que

Sobre Cultura Organizacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Define a maneira como os integrantes da organização devem interagir entre si e com o mundo externo, que tratamento devem dar-se, como devem resolver conflitos.

( ) A análise da cultura organizacional é uma tarefa relativamente fácil, pois todos os seus componentes são observáveis.

( ) Artefatos, linguagem, comportamentos habituais, tecnologia, símbolos, mitos, histórias, crenças e valores são todos componentes da cultura organizacional.

( ) Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais, como entender e processar mudanças ambientais, resiliência à mudança interna, subestimar outros grupos, aceitar outros pontos de vista, passíveis de ocorrer sem causar danos ao ambiente organizacional.

Assinale a sequência correta. 

A cultura organizacional é um conjunto de premissas que um grupo desenvolveu para lidar com problemas de adaptação externa e para promover a integração interna. No que se refere à cultura organizacional, julgue o item  

 As disfunções da cultura organizacional prejudicam a capacidade de resolução de problemas de convivência interna e adaptação externa. Um exemplo de disfunção da cultura é o uso excessivo de jargão ocupacional

A respeito da função de organização, julgue o item  

A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários, mas não reflete a mentalidade que predomina na organização

“A cultura organizacional é um fator importante a ser considerado pelos gestores, tanto nas organizações privadas, quanto nas públicas. Uma cultura forte proporciona estabilidade para uma organização. Mas, para algumas delas, também pode ser uma importante barreira à mudança (...). A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Existem características básicas que capturam a essência de uma organização". Acerca do tema: Cultura Organizacional, apresentado por Robbins, Judge e Sobral (2011), assinale a alternativa que indica a afirmativa INCORRETA:

O clima organizacional pode ser entendido como um termômetro da adequação às práticas de gestão. Para ser avaliado corretamente e gerar insumos para os gestores, a coleta de informação deve

A cultura organizacional é um conjunto de valores composto por fatores como crenças, pressupostos e padrões de comportamentoque fundamentam uma organização e são compartilhados por seus membros. Algumas características sintetizam os aspectosbásicos que formam a essência da cultura corporativa, como inovação, atenção aos detalhes, orientação aos resultados,foco nas pessoas ou equipes, agressividade e estabilidade. A orientação para os resultados é o grau em que

A respeito dos traços do sistema de ação cultural brasileiro e seus impactos para a administração das organizações brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.


Sobre a definição de cultura organizacional, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. Conjunto de valores, relações e hierarquia em vigor numa organização, definindo padrões de comportamento e atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração. II. Crenças em relação ao que é importante na vida de uma organização e expectativas sobre o comportamento de seus membros. III. Conjunto de crenças, costumes, sistemas de valores, normas de comportamento e formas de fazer negócios, peculiares a cada organização, que definem um padrão geral para as suas atividades, decisões e ações e descrevem os padrões explícitos e implícitos de comportamento que caracterizam a vida na organização. IV. Conjunto de crenças da organização em relação à importância das pessoas, à disponibilidade dos administradores, à clareza dos padrões, ao empenho em relação ao treinamento e desenvolvimento das pessoas, aos valores éticos e morais, à competição interna, à comunicação interna e à capacidade de ação e de adaptação a mudanças. V. Padrões de suposições e valores básicos que funcionaram suficientemente bem para serem considerados válidos e, portanto, para serem ensinados aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir.

‘Cultura’ de uma empresa é como a empresa lida com as questões humanas, éticas, hierárquicas, técnicas, e como essa postura afeta direta e indiretamente os resultados da organização. Quanto mais se entender a cultura da empresa, maior a chance de ela sobreviver no mercado. Em relação aos níveis de cultura nas organizações, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1) Artificialidades Observáveis

2) Valores

3) Concepções Básicas

 

( ) Este nível pode ser pesquisado através de entrevistas, questionários ou instrumentos de avaliação.

( ) Determinam o modo de perceber processos mentais, sentimentos e comportamento apresentado de forma inconsciente. Constituem-se no nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional.

( ) Constituem-se da disposição física, vestimenta, maneira como as pessoas se tratam, do odor e “clima” do lugar, da intensidade emocional e de outros fenómenos (inclusive registros, produtos, filosofias e anuários da empresa).

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A cultura organizacional é um conjunto de premissas que um grupo desenvolveu para lidar com problemas de adaptação externa e para promover a integração interna. No que se refere à cultura organizacional, julgue o item

Os símbolos são aspectos visíveis da cultura organizacional e podem ser traduzidos em rituais, imagens, hábitos e linguagens. Nesse sentido, os símbolos traduzem a cultura de forma concreta na vida dos funcionários de uma organização.

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