Pacientes que possuem redução do fluxo salivar sofrem com a perda de lubrificação da cavidade bucal, afetando muitas funções e favorecendo o desenvolvimento de infecções em consequência da diminuição da proteção por ela proporcionada.
Esse é um problema comum em idosos, e, para esses pacientes, são indicados dentifrícios
No Brasil, o fluoreto presente nos dentifrícios pode apresentar-se nas formas de fluoreto de sódio (NaF), monofluorfosfato de sódio (MFP), fluoreto de amina (F-Am) e fluoreto de estanho (SnF2), todos com eficácia comprovada no controle da cárie. Sobre a biodisponibilidade das diferentes formas de fluoreto nos dentifrícios, considere as seguintes afirmativas:
I - Em dentifrícios com MFP, o íon fluoreto fica biodisponível após ação das enzimas fosfatases, presentes em remanescentes do biofilme, ao passo que, em dentifrícios com NaF, F-Am e SnF2, o fluoreto fica biodisponível após contato com a água.
II - Com exceção dos dentifrícios contendo SnF2, os produtos contendo NaF, MFP e F-Am podem ser armazenados por longos períodos sem que haja inativação do fluoreto, pois essas formas de fluoreto possuem estabilidade química indefinida.
III - Dentifrícios com MFP podem ser formulados com abrasivos à base de cálcio sem perigo de haver inativação do fluoreto.
O mesmo não ocorre com dentifrícios formulados com NaF, F-Am ou SnF2, que devem conter sílica como agente abrasivo para evitar a inativação do fluoreto.
Está correto o que se afirma em
A cariologia é a ciência dentro da odontologia que estuda os processos que levam à formação das estruturas do sistema nervoso e a dinâmica da cárie.
Os Fluoretos – forma iônica do elemento químico flúor – agem reduzindo a prevalência da cárie e diminuindo a velocidade de progressão de novas lesões.
A aplicação tópica de flúor visa ao controle da cárie, através da utilização de produtos fluorado. Os compostos fluoretados atuam de forma terapêutica e preventiva da cárie.
Os Fluoretos, quando utilizados da maneira correta, são seguros e eficazes na prevenção e no controle da cárie dentária.
O controle da placa bacteriana por meio da higiene bucal é a medida mais direta e abrangente de controle e prevenção da cárie dentária e de doenças gengivais, pois se direciona para a causa determinante dessas doenças.
O flúor é considerado como um dos meios mais eficazes para o controle de cárie dentária, pois ele é capaz de interferir na dinâmica do processo dessa doença devido ao seu contato constante e direto na cavidade bucal com as estruturas dentais, reduzindo assim a desmineralização e ativando a remineralização delas.
As lesões de cárie só ocorrem em áreas nas quais o biofilme encontra-se estagnado, tendo como localização preferencial a margem gengival, as superfícies proximais logo abaixo do ponto de contato e o sistema de fóssulas e fissuras das superfícies oclusais.
A cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários, podendo ser diagnosticada clinicamente. De acordo com o grau de evolução, local de acometimento e velocidade de progressão da doença pode-se afirmar, exceto:
Sobre a cárie precoce na infância é correto afirmar, exceto:
A respeito de um dente com rizogênese incompleta e que apresenta uma lesão de cárie extensa com comprometimento pulpar, julgue o item que se segue.
Antes da indicação terapêutica, uma análise radiográfica detalhada deve ser realizada para se identificar o nível de formação da raiz, visto que o desenvolvimento radicular é mais lento no sentido vestibulopalatino, cujas paredes são mais curtas que as do plano mesiodistal.
De acordo com a teoria ecológica da cárie, essa doença desenvolve-se em decorrência do consumo excessivo de açúcar, o que causa um desequilíbrio na microbiota do biofilme e a consequente perda mineral pela manutenção do pH baixo. As informações sobre hábitos alimentares da criança são indispensáveis para a avaliação da cariogenicidade da dieta, servindo como base para o plano de tratamento e a orientação de pacientes com atividade de cárie.
Tendo as informações apresentadas no texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referentes à cariogenicidade dos alimentos.
O xilitol e o sorbitol têm efeito anticariogênico com atividade antimicrobiana, uma vez que os microrganismos do biofilme não apresentam enzimas específicas para seu metabolismo.
O diagnóstico visual e tátil da doença da cárie são os métodos mais antigos e mais utilizados. A partir de seus conhecimentos sobre o assunto, relacione as colunas seguintes e assinale a alternativa que corresponde à correta relação, apresentando a sequência numérica de cima para baixo: ( 1 ) Lesão de cárie ativa (Mancha branca). ( 2 ) Lesão de cárie inativa (Mancha branca). ( 3 ) Lesão de cárie ativa com cavitação. ( 4 ) Lesão de cárie inativa com cavitação. (__) Coloração clara, fundo amolecido e apresentando mancha branca opaca e rugosa nos bordos. (__) Pode apresentar-se pigmentada ou com coloração clara, esmalte brilhante, liso e polido. (__) Apresenta-se opaca e rugosa. (__) Coloração escura, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem halo de mancha branca opaca e rugosa nas suas extremidades.
Julgue o próximo item, relativo à cárie e sua prevenção.
O biofilme, a dieta e a saliva são considerados fatores biológicos atuantes diretamente no processo da doença cárie.