Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:
Recomendações sustentadas por fortes evidências com viés limitado provêm de estudos
De acordo com a teoria ecológica da cárie, essa doença desenvolve-se em decorrência do consumo excessivo de açúcar, o que causa um desequilíbrio na microbiota do biofilme e a consequente perda mineral pela manutenção do pH baixo. As informações sobre hábitos alimentares da criança são indispensáveis para a avaliação da cariogenicidade da dieta, servindo como base para o plano de tratamento e a orientação de pacientes com atividade de cárie.
Tendo as informações apresentadas no texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referentes à cariogenicidade dos alimentos.
Por ter composição química mais complexa e ser rapidamente metabolizado, o amido apresenta alta cariogenicidade quando comparado aos açúcares.
Julgue o próximo item, relativo à cárie e sua prevenção.
A cárie é uma doença contagiosa que requer tratamento invasivo em qualquer estágio de atividade ou inatividade.
A primeira manifestação clínica da saída de minerais do dente é a lesão de mancha branca, em que ainda não há cavidade no esmalte. Em relação as lesões de mancha branca pode-se afirmar, exceto:
Escolha a alternativa que representa, respectivamente, um fator modulador e um determinante positivo na etiologia da cárie dentária:
Com relação ao tratamento da doença cárie, assinale a afirmativa INCORRETA.
O biofilme pode ser definido como uma estrutura bacteriana complexa, aderente a superfícies úmidas. Da perspectiva clínica:
A presença de cárie nas superfícies linguais e palatais dos dentes anteriores indicam que o indivíduo possui atividade da doença:
A cárie proximal não é facilmente observada e, portanto, só será usualmente detectada em um estágio um pouco mais posterior. Essa lesão somente se desenvolve a partir da presença:
O método de diagnóstico de lesões de cárie dentária capaz de elaborar um conjunto mais completo e complexo é a(o):
Como método de prevenção contra o surgimento de cárie em sulcos e fissuras, realiza-se
A cárie radicular apresenta uma maior prevalência em pacientes idosos, pois a recessão gengiva! expõe a superfície radicular ao meio bucal, favorecendo o acúmulo de placa bacteriana na região. A localização preferencial dessas lesões são os:
A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, e o desequilíbrio nesse processo pode causar uma progressão da desmineralização do dente com consequente formação da lesão de cárie. Esse processo faz da cárie dentária uma:
A partir das figuras I e II, que ilustram a relação de fatores para
a formação da cárie, julgue os itens a seguir.
Considerando o padrão da lesão de cárie e a possibilidade de reversão do processo de desmineralização, o fator tempo incluído no diagrama por Newbrum, figura II, busca a distinção de maneira clara entre os casos agudos e crônicos da doença.
Considerando as imagens radiográficas apresentadas, de uma
paciente de vinte e dois anos de idade, julgue os próximos itens.
Essa paciente é considerada de baixo risco para a doença cárie.