Em relação à saúde e à assistência social, está previsto na Constituição Federal brasileira que
Dentre as opções, assinale a que não se constitui atribuição privativa do Assistente Social:
A inclusão da Assistência Social na Constituição Federal Brasileira de 1988 significou a ampliação no campo dos direitos humanos e sociais e, como consequência, introduziu a exigência de
De acordo com a Lei nº 8.212/91, a organização da Assistência Social obedecerá duas diretrizes, sendo uma delas,
A respeito da saúde, da assistência social, da manutenção e da perda da qualidade de segurado da previdência social, assinale a opção correta.
Uma família que necessita de encaminhamento, para que possa ser realizado um trabalho social com o objetivo de prevenir a ruptura de seus vínculos e sua função protetiva, será atendida pelo serviço da assistência social de
O assistente social, ao partir da regulamentação que estabelece que cabe à assistência social o provimento dos mínimos sociais, deve conduzir sua ação:
I. garantindo que o atendimento leve ao desenvolvimento das capacidades humanas.
II. restritivamente para o atendimento ao mínimo para subsistência dos cidadãos.
III. mobilizando os grupos de ajuda religiosa para que incluam no seu atendimento mensal os usuários, em detrimento da ação do Estado.
É correto o que consta em
De acordo com Carlos Montaño (2009), existem duas teses opostas sobre a gênese do Serviço Social, a perspectiva endogenista e a perspectiva histórico-crítica. Sobre elas, pode-se afirmar:
A ideologia, as normas e os valores burgueses devem ser incorporados pelo conjunto da população como cultura oficial, o que obriga a classe hegemônica a duas estratégias: a naturalização e a ocultação daqueles.
Assinale a opção cuja assertiva está alinhada com o tipo de raciocínio apresentado acima.
A questão social é entendida como
Em relação ao Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741/2003), julgue
o item seguinte.
Considere a seguinte situação hipotética.
João e Maria, maiores de setenta anos de idade, carentes, moram juntos e não possuem meios para prover sua subsistência nem podem tê-la provida por sua família. A Maria foi assegurado o benefício mensal de um salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social.
Nessa situação, João fica impedido de receber o mesmo benefício, dado o não atendimento, pelo casal, do requisito da renda familiar per capita.
O movimento de Reconceituação da profissão do Serviço Social, marcado pela ditadura militar vivenciada em nosso país durante os anos de 1965 a 1985, contempla um processo no qual se registram as direções intrínsecas da profissão.
Assim sendo, é INCORRETO afirmar que
A flexibilização da economia, reestruturação no mundo do trabalho, a minimalização do Estado e a retração dos direitos sociais acarreta mudanças nas condições de trabalho, demandas profissionais e respostas profissionais no âmbito do Serviço Social. O modelo de política explicitado acima que alterou significativamente condições de trabalho, demandas e respostas profissionais ao Serviço Social é denominado de: