Os princípios norteadores da Redação Oficial visam facilitar o trabalho do redator bem como garantir a precisão e a eficiência daquela comunicação.
Sobre Redação Oficial, é INCORRETO afirmar:
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item, de acordo com o disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
A redação dos atos normativos deve permitir que cada cidadão, a partir de suas condições próprias de leitura, atribua ao texto legal sua própria interpretação.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.
A redação oficial constitui atos normativos e comunicações do poder público necessariamente uniformes e destinados exclusivamente para órgão do serviço público.
Considere as afirmações, classificando-as em V verdadeira ou F falsa: ( ) Ofícios são comunicações escritas em caráter oficial. ( ) Portarias são atos administrativos pelos quais as autoridades competentes determinam providencias de caráter administrativo. ( ) Instrução normativa é o documento utilizado por órgãos centrais de sistemas, objetivando a normatização e a coordenação central das atividades. ( ) Edital é o instrumento de que se utiliza a administração para tornar público os fatos que devem ser de conhecimento das pessoas. De acordo com as afirmações, a sequência correta de classificação é:
Considerando as Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o próximo item.
Na Universidade de Brasília, têm competência para expedir documento denominado ato o vice-reitor, os decanos e os dirigentes de unidades acadêmica e administrativa, de centros e de órgão(s) complementar(es).
Considerando as Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o próximo item.
A fim de atender aos requisitos de formalidade e impessoalidade, os verbos empregados nos textos de ofícios, cartas, circulares e memorandos devem estar sempre em terceira pessoa do singular.
Numere a segunda coluna em consonância com a primeira, considerando a descrição das qualidades apontadas como essenciais ao estilo da redação técnico-oficial.
( 1 ) Correção
( 2 ) Coerência de ideias
( 3 ) Clareza
( 4 ) Concisão
( 5 ) Exatidão
( ) Fuga da prolixidade. O redator deve restringir a redação ao estritamente necessário, evitando palavras e expressões supérfluas e desnecessárias, mas com o cuidado de não causar prejuízo à clareza do texto.
( ) Utilização na redação de palavras que quantifiquem, que expressem com precisão o que precisa ser dito, evitandose palavras vagas e difíceis que possam interferir na interpretação do receptor.
( ) Uso de formas e termos adequados quanto à gramática normativa, observando a sintaxe de concordância, a sintaxe de regência e a sintaxe de colocação pronominal.
( ) Cuidado para que a redação garanta a sua textualidade, isto é, para que o texto não seja apenas uma sequência de frases, observando a transição natural entre uma frase e outra e entre um período e outro, bem como a transição entre os nomes e os verbos e seus complementos.
( ) Cuidado que o redator deve ter em relação à correspondência, de forma que o texto seja a expressão exata do pensamento e o receptor possa ler e compreender a mensagem, sem dupla interpretação e sem que precise recorrer a pesquisas e a dicionários.
A ordem correta da numeração, de cima para baixo, é a da alternativa:
Considerando as Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o próximo item.
O despacho é o instrumento que divulga decisões administrativas e disciplina procedimentos de determinado assunto administrativo.
Analise os itens a seguir e assinale a única alternativa correta.
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
O fecho empregado na comunicação em apreço está correto, uma vez que, no caso, os interlocutores são ocupantes de cargos de igual hierarquia.
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
Haja vista os órgãos interlocutores da comunicação, o expediente apresentado é um ofício.
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
O fecho empregado na comunicação em apreço está correto, uma vez que, no caso, os interlocutores são ocupantes de cargos de igual hierarquia.
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item, de acordo com o disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
A concisão é uma qualidade da redação oficial que atende ao princípio da economia linguística, segundo o qual se deve reduzir ao mínimo de palavras possível o conteúdo a ser comunicado, evitando-se redundâncias ou trechos inúteis.
Com relação a comunicações oficiais, julgue o item a seguir, com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República.
Entre outros objetivos, os atos oficiais visam regular o funcionamento dos órgãos públicos, o que só será alcançado se, em sua elaboração, for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja principal finalidade é a de informar com clareza e objetividade.
Redação oficial pode ser definida como a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A Constituição Federal, no art. 37, fundamenta em seu texto: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de __________________, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Completa-se a lacuna com o princípio de: