Aviso nº 45/SCT-PR
Brasília, 27 de fevereiro de 1991.
A Sua Excelência o Senhor
Fabrício Miranda
Ministro do Meio Ambiente
Assunto: Seminário sobre economia de energia
Esse é o início de um texto representativo da redação oficial.
Sobre os componentes acima indicados, a única informação INCORRETA é:
Sobre o uso do e-mail nas comunicações oficiais, analise as proposições.
É CORRETO o que se afirma em:
Apostila é a averbação, feita abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução, remoção, exoneração, demissão, dispensa, disponibilidade e aposentadoria), para que seja corrigida flagrante inexatidão material do texto original (erro na grafia de nomes próprios, lapso na especificação de datas, etc.), desde que essa correção não venha a alterar a substância do ato já publicado. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:
O manual de redação oficial recomenda que, para solicitar à autoridade pública algo que tenha amparo legal, como auxílio doença, ajuda de custo, férias e salário família, deve-se usar o(a)
O __________________é uma comunicação escrita, formal e cerimoniosa, utilizada no serviço público, trocada entre autoridades que exercem as mesmas funções ou de funcionários com cargos inferiores, para seus superiores hierárquicos, com o propósito de fazer uma solicitação ou reivindicação oficial.
Sobre as sessões, segundo a Lei Orgânica do município, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA:
(---) As sessões extraordinárias serão convocadas, na forma regimental, no período de recesso, pelo Prefeito ou pela maioria relativa dos Vereadores.
(---) A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação dos projetos de lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento.
É um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos. Os ______________ servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática.
Sobre o expediente para tratamento de comunicação oficial, assinale a afirmativa correta.
Com relação aos documentos para comunicação nas empresas, assinale a alternativa incorreta.
São atributos da Redação Oficial, exceto:
Analise as afirmações classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Tanto o ofício como o memorando devem conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.
( ) Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.
( ) Embora não obrigatório, é adequado que se faça uso da epígrafe no ofício, posto que isso agiliza a tramitação do documento no ambiente de destino.
( ) 0 que diferencia principalmente o ofício do memorando é a forma; não a finalidade.
( ) 0 Memorando não possui validade jurídica.
A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Nas assertivas abaixo, marque V para Verdadeiro e F para FALSO e, em seguida, assinale a alternativa correta:
( ) Nas comunicações oficiais é obrigatório o uso do tratamento "Doutor".
( ) O emprego do superlativo "ilustríssimo" fica dispensado para as autoridades que recebem o tratamento.
( ) Nas comunicações dirigidas ao Papa, o vocativo a ser utilizado é "Santíssimo Padre".
( ) Respeitosamente é um fecho de correspondência utilizada para autoridades com igual hierarquia.
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é:
Quando da elaboração de uma Lei, deve-se observar algumas regras descritas no Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Nesse contexto, assinale a opção onde uma dessas regras não se encontra correta:
Leia o texto abaixo.
“Aditamento a ato enunciativo ou declaratório de uma situação anterior criada por lei. É utilizado, também, nos casos de retificação e atualização de dados funcionais, averbando abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, recondução, remoção, reintegração, dispensa, disponibilidade, demissão, aposentadoria, readaptação e aproveitamento)”. Em relação ao proposto no enunciado e seu modelo de documento, assinale a alternativa correta.
Sobre os tipos de correspondência e documentos oficiais, está INCORRETO: