Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 98 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre o Correio Eletrônico (e-mail) nas correspondências oficiais, NÃO é verdadeiro:

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:

( ) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

( ) O aviso e ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

( ) O ofício, quanto a sua forma, segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

( ) O ofício, a carta e o memorando são os três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma. Com o objetivo de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, denominada padrão ofício.

( ) O uso do termo digníssimo (DD) foi abolido das comunicações oficiais para uma série de autoridades. Justifica-se que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Em um órgão público, o chefe de um setor solicita a um funcionário a narração escrita de um fato ocorrido. Para atender, de modo coerente, à solicitação do chefe, esse funcionário deve produzir

No uso correto dos pronomes em documentos oficiais, o termo “vossa excelência” é utilizado nas seguintes situações, EXCETO:

Em relação aos aspectos da textualização da redação técnica oficial (MENDES; FOSTER JÚNIOR, 2002), marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas. MENDES, G. F; FOSTER JÚNIOR, N. J. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual.- Brasflia: Presidência da República, 2002. ( ) A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. ( ) A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. ( ) Na comunicação dirigida a um reitor/uma reitera de uma universidade, deve-se empregar o pronome de tratamento "Vossa Excelência" e o vocativo "Magnífico Reitor" ou "Magnifica Reitora". ( ) São partes do documento no Padrão Ofício: a) tipo e número do expediente; b) local e data; c) assunto; d) destinatário; e) texto; f) fecho; g) assinatura do autor; h) identificação do signatário. ( ) A forma de diagramação do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 1 O nas notas de rodapé. ( ) O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 2,0 em de largura e o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 em. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Sobre memorandos, considere as seguintes afirmativas:

1.Por ser uma modalidade de comunicação eminentemente interna, a linguagem do memorando não precisa ser formal.

2.Havendo espaço, os despachos aos memorandos devem ser feitos no próprio documento.

3.Memorandos são uma modalidade restrita à comunicação entre unidades administrativas de mesma hierarquia.

Assinale a alternativa correta.

Com base BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República: Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:

Acerca dos diferentes gêneros contemplados, é CORRETO afirmar que:

Assinale a alternativa que apresenta o uso correto do pronome de tratamento ao redigir uma correspondência endereçada ao prefeito de uma cidade:

xxx n. 524/2016/RH – FUNPRESP

Brasília, 7 de janeiro de 2016.

A Sua Excelência a Senhora

Maria da Silva

Coordenadora de Cerimonial

[endereço completo]

Assunto: utilização de auditório

Senhora Coordenadora,

1. Solicito a Vossa Excelência autorização para a utilização

do auditório localizado no edifício sede dessa instituição, conforme

especificado a seguir.

2. A FUNPRESP pretende promover um seminário

direcionado aos novos servidores, com intuito de explicar-lhes as

vantagens e os benefícios da adesão ao plano de previdência

complementar.

3. O evento está previsto para acontecer no dia 23 de

fevereiro, das 9 h às 12 h, com público estimado de 200 pessoas.

Atenciosamente,

Ana Maria

Coordenadora-Geral

Tendo como referência o documento hipotético xxx

n. 524/2016/RH – FUNPRESP, julgue os próximos itens com base

no que dispõe o MRPR.

O emprego do fecho Atenciosamente sugere que o documento

em questão será enviado para autoridade de hierarquia igual ou

inferior à do signatário

Acerca das características formais e linguísticas dos fechos empregados nas comunicações oficiais, assinale a opção correta conforme o MRPR.

[...]

9. Por fim, apesar de a Coordenadoria de Controle de Recursos

Antecipados ter expedido o documento, os técnicos responsáveis

farão a fiscalização in loco.

10. Vossa Excelência será informada acerca do andamento do

processo.

Atenciosamente,

[assinatura]

[identificação do signatário]

Considerando o fragmento de texto apresentado, que contém os

parágrafos finais e o fecho de um expediente em padrão ofício,

julgue os seguintes itens, de acordo com o Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

No último parágrafo da comunicação apresentada, o termo

informada foi empregado no feminino para concordar com o

pronome de tratamento Vossa Excelência.

Tendo em vista as modalidades de comunicação oficial do manual de redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.
I. O telegrama é uma forma de comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Há um padrão rígido a ser seguido para sua elaboração por tratar-se de forma dispendiosa aos cofres públicos.
II. A exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente pelos Ministros de Estado.
III. O memorando pode ter caráter meramente administrativo ou pode ser empregado para a exposição de projetos e diretrizes, por exemplo. IV. Tendo como objetivo diminuir o número de comunicações oficiais, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento.
V. Nos casos em que o ato proposto for questão de pessoal, como nomeação ou reintegração, a exposição de motivos não exige o encaminhamento do formulário de anexo à exposição de motivos.
Assinale se:

Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

Nas comunicações oficiais, deve-se evitar o jargão burocrático, com vistas a garantir a clareza, a padronização e a impessoalidade dos documentos oficiais.

Considerando o emprego dos pronomes de tratamento nas comunicações oficiais, quais das alternativas abaixo apresenta uma autoridade do poder executivo para a qual deve-se utilizar “Vossa Excelência”?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282