Sobre o Correio Eletrônico (e-mail) nas correspondências oficiais, NÃO é verdadeiro:
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:
( ) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.
( ) O aviso e ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
( ) O ofício, quanto a sua forma, segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
( ) O ofício, a carta e o memorando são os três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma. Com o objetivo de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, denominada padrão ofício.
( ) O uso do termo digníssimo (DD) foi abolido das comunicações oficiais para uma série de autoridades. Justifica-se que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Em um órgão público, o chefe de um setor solicita a um funcionário a narração escrita de um fato ocorrido. Para atender, de modo coerente, à solicitação do chefe, esse funcionário deve produzir
No uso correto dos pronomes em documentos oficiais, o termo “vossa excelência” é utilizado nas seguintes situações, EXCETO:
Em relação aos aspectos da textualização da redação técnica oficial (MENDES; FOSTER JÚNIOR, 2002), marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas. MENDES, G. F; FOSTER JÚNIOR, N. J. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual.- Brasflia: Presidência da República, 2002. ( ) A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. ( ) A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. ( ) Na comunicação dirigida a um reitor/uma reitera de uma universidade, deve-se empregar o pronome de tratamento "Vossa Excelência" e o vocativo "Magnífico Reitor" ou "Magnifica Reitora". ( ) São partes do documento no Padrão Ofício: a) tipo e número do expediente; b) local e data; c) assunto; d) destinatário; e) texto; f) fecho; g) assinatura do autor; h) identificação do signatário. ( ) A forma de diagramação do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 1 O nas notas de rodapé. ( ) O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 2,0 em de largura e o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 em. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Sobre memorandos, considere as seguintes afirmativas:
1.Por ser uma modalidade de comunicação eminentemente interna, a linguagem do memorando não precisa ser formal.
2.Havendo espaço, os despachos aos memorandos devem ser feitos no próprio documento.
3.Memorandos são uma modalidade restrita à comunicação entre unidades administrativas de mesma hierarquia.
Assinale a alternativa correta.
Com base BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República: Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:
Acerca dos diferentes gêneros contemplados, é CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa que apresenta o uso correto do pronome de tratamento ao redigir uma correspondência endereçada ao prefeito de uma cidade:
xxx n. 524/2016/RH – FUNPRESP
Brasília, 7 de janeiro de 2016.
A Sua Excelência a Senhora
Maria da Silva
Coordenadora de Cerimonial
[endereço completo]
Assunto: utilização de auditório
Senhora Coordenadora,
1. Solicito a Vossa Excelência autorização para a utilização
do auditório localizado no edifício sede dessa instituição, conforme
especificado a seguir.
2. A FUNPRESP pretende promover um seminário
direcionado aos novos servidores, com intuito de explicar-lhes as
vantagens e os benefícios da adesão ao plano de previdência
complementar.
3. O evento está previsto para acontecer no dia 23 de
fevereiro, das 9 h às 12 h, com público estimado de 200 pessoas.
Atenciosamente,
Ana Maria
Coordenadora-Geral
Tendo como referência o documento hipotético xxx
n. 524/2016/RH – FUNPRESP, julgue os próximos itens com base
no que dispõe o MRPR.
O emprego do fecho Atenciosamente sugere que o documento
em questão será enviado para autoridade de hierarquia igual ou
inferior à do signatário
Acerca das características formais e linguísticas dos fechos empregados nas comunicações oficiais, assinale a opção correta conforme o MRPR.
[...]
9. Por fim, apesar de a Coordenadoria de Controle de Recursos
Antecipados ter expedido o documento, os técnicos responsáveis
farão a fiscalização in loco.
10. Vossa Excelência será informada acerca do andamento do
processo.
Atenciosamente,
[assinatura]
[identificação do signatário]
Considerando o fragmento de texto apresentado, que contém os
parágrafos finais e o fecho de um expediente em padrão ofício,
julgue os seguintes itens, de acordo com o Manual de Redação da
Presidência da República (MRPR).
No último parágrafo da comunicação apresentada, o termo
informada foi empregado no feminino para concordar com o
pronome de tratamento Vossa Excelência.
Tendo em vista as modalidades de comunicação
oficial do manual de redação da Presidência da
República, analise as afirmativas a seguir.
I. O telegrama é uma forma de comunicação
oficial expedida por meio de telegrafia, telex,
etc. Há um padrão rígido a ser seguido para sua
elaboração por tratar-se de forma dispendiosa
aos cofres públicos.
II. A exposição de motivos é a principal
modalidade de comunicação dirigida ao
Presidente da República ou ao Vice-Presidente
pelos Ministros de Estado.
III. O memorando pode ter caráter meramente
administrativo ou pode ser empregado para a
exposição de projetos e diretrizes, por exemplo.
IV. Tendo como objetivo diminuir o número de
comunicações oficiais, os despachos ao
memorando devem ser dados no próprio
documento.
V. Nos casos em que o ato proposto for questão de
pessoal, como nomeação ou reintegração, a
exposição de motivos não exige o
encaminhamento do formulário de anexo à
exposição de motivos.
Assinale se:
Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.
Nas comunicações oficiais, deve-se evitar o jargão burocrático, com vistas a garantir a clareza, a padronização e a impessoalidade dos documentos oficiais.
Considerando o emprego dos pronomes de tratamento nas comunicações oficiais, quais das alternativas abaixo apresenta uma autoridade do poder executivo para a qual deve-se utilizar “Vossa Excelência”?