A manutenção da cenografia, após a estreia do espetáculo, é de responsabilidade da:
Durante uma mutação de elementos cenográficos, com manobra simples de três cordas, e em vara não contra-pesada, este conjunto de cordas recebe os seguintes nomes:
Na geometria de palco, a relação da profundidade com a boca de cena é:
A coxia é o local destinado a:
Caso, durante o espetáculo, ocorra uma situação que faça com que a cena venha a ser interrompida, caberá ao diretor de cena:
Na ausência do diretor, o seu assistente poderá conduzir as leituras e ensaios, mantendo:
A administração da caixa do teatro, após a estreia do espetáculo, é de responsabilidade do:
Sobre movimentos artísticos do século XX,
correlacione as colunas a seguir, considerando o
que completa cada frase.
( 1 ) Fauvismo (...)
( 2 ) Abstracionismo (...)
( 3 ) Futurismo (...)
( 4 ) Dadaísmo (...)
( ) tende a suprimir toda relação entre a realidade e
o quadro, entre as linhas e os planos, entre as
cores e a significação que esses elementos
podem sugerir ao espírito.
( ) tem como características marcantes a simplificação
das formas e o primado das cores.
( ) os objetos não se esgotam no contorno aparente,
interpenetram continuamente a um só tempo,
ou vários tempos num só espaço.
( ) a arte fica solta das amarras racionalistas e é
apenas o resultado do automatismo psíquico,
selecionando e combinando elementos por acaso.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O Renascimento é centrado nos valores humanísticos e, dessa forma, os artistas da época buscavam em suas obras expressar a(o)
A commedia dell’arte surgiu na Itália, no século XVI. A improvisação era utilizada pelos atores que cantavam, dançavam, faziam acrobacias em praças, ruas ou palácios, brincando com a fantasia das pessoas, sem se preocupar com a continuidade dos fatos. Esse tipo de teatro tem sempre os mesmos personagens que, ao tratarem de assuntos amorosos, provocam muito riso com o desenrolar de histórias confusas e cheias de intrigas. São personagens desse tipo de teatro o(s)
O expressionismo foi um movimento artístico do final do
século XIX, que procurava expressar nas obras as emoções e a subjetividade do artista, ou seja, seu mundo interior.
Desenvolvendo-se numa época de grande crise da
sociedade europeia, em que as emoções eram muitas
vezes de angústia e depressão, essa arte criou imagens
fortes e contundentes.
Van Gogh e Munch são dois importantes nomes do expressionismo
que, no Brasil, consagrou