“A Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas mais importantes em gestão de pessoas, já que objetiva analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários. Por meio desse processo, o empreendedor pode diagnosticar e analisar o comportamento de um colaborador durante um período de tempo determinado.” Dentre os oito (8) tipos de avaliação conhecidos no ambiente profissional, o da Avaliação por Competência apresenta três fatores básicos: o CHA. Nesse tipo de avaliação, o questionário deve levar em conta:
A avaliação de desempenho é um instrumento de planejamento e de gestão para uma organização. Um dos indicadores de competência de um gestor é a capacidade de trabalho em equipe. É correto associar a este indicador:
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
Para favorecer um ambiente de inovação contínua, uma política de recursos humanos eficaz responde corretamente às necessidades das pessoas.
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
Sob a forma de um texto escrito, com a descrição de pontos de vista individuais, a avaliação do desempenho impõe dificuldades para que o processo de gestão do desempenho atinja os objetivos pretendidos.
A avaliação de desempenho é um processo conduzido de diferentes formas, nas diversas organizações. Um dos aspectos mais importantes nesse processo é definir quem conduzirá a avaliação de desempenho. Por vezes, esse processo é centralizado na área de recursos humanos, que assume total responsabilidade por sua realização.
Entre as desvantagens da centralização da avaliação de desempenho na área de recursos humanos, pode-se apontar:
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
A articulação entre a estratégia empresarial e as pessoas que compõem as organizações exige uma troca mútua de competências
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
O treinamento profissionalizante é destinado à capacitação das pessoas que estão entrando no mercado de trabalho.
É necessário medir com precisão o desempenho dos funcionários. Dessa forma, é possível apontar ao funcionário os quesitos em que ele pode melhorar. Em uma empresa, ao final do ano, o gerente apresentou à direção a avaliação do desempenho dos seus subordinados. Esses funcionários foram avaliados com base na taxa de abstenção, no número de reclamações de clientes e na quantidade de vendas.
Nesse caso, foram utilizadas medidas de desempenho
Os principais métodos de avaliação de desempenho são: das escalas gráficas, da escolha forçada, da pesquisa de campo, dos incidentes críticos e mistos. O que avalia o desempenho com base em entrevistas com o superior, levantando-se causas, origens e motivos de tal desempenho por meio da análise de fatos e situações, é o método
“Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação ou não”. Independente da qualidade dos membros de uma equipe de colaboradores em uma organização, é de fundamental importância a avaliação de desempenho. Em relação a essa avaliação, é correto afirmar que:
Um funcionário da área de RH de uma organização pública disse: “Não sei para que fazemos avaliação de desempenho do nosso quadro administrativo. Não podemos despedir ninguém porque todos têm estabilidade de emprego”.
Outro funcionário contestou-o e observou que a avaliação de desempenho é um elemento integrador das práticas de RH porque complementa o trabalho dos processos de
No que se refere à gestão de desempenho nas organizações, julgue o item seguinte.
A gestão de desempenho estabelece métodos e procedimentos para a aferição do nível de desempenho das pessoas nas organizações.
Após um longo diálogo entre Maria e seu chefe, ela se convenceu de que uma avaliação de desempenho justa e oportuna lhe traz benefícios a curto, médio e longo prazos. Um dos benefícios da avaliação de desempenho é
Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.
O padrão de desempenho esperado, ligado às metas e às competências organizacionais, define o grau de confiabilidade da avaliação de desempenho nas organizações.