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Observando o desempenho do primeiro semestre dos alunos de uma escola, a direção do colégio constatou que, numa determinada turma, a grande maioria dos estudantes estavam com notas ruins. Visando incentivar uma melhora no desempenho escolar desses discentes, a direção prometeu que, se o índice de aprovação no final do ano fosse de, pelo menos, 90%, iria sortear um computador entre os alunos dessa turma. Sabendo que, no final do ano, não houve o sorteio do computador entre os seus alunos, pode-se afirmar que:

Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos decorrentes de pacientes vindos de outros países, sendo registrados neste período 1 310 casos da doença. O maior número de casos foi registrado nos estados de Pernambuco e Ceará.

Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/saramposituacao-epidemiologica>. Acesso em: 19 out. 2019.

O trecho da reportagem diz respeito aos casos de sarampo registrados no Brasil, no período que vai do ano de 2013 ao ano de 2015.

Nesse período, considerando o número de casos registrados da doença, a média de casos registrados anualmente foi de, aproximadamente,

Sejam as afirmações:

  1. Todo lutador é forte.
  2. Existem lutadores magros.

Considerando que as duas afirmativas sejam verdadeiras, é correto afirmar que

Numa avenida em linha reta, a agência dos correios fica entre a escola e o restaurante, e a escola fica entre o restaurante e a ótica. Então, conclui-se que:

Os funcionários de uma empresa precisam criar uma comissão para elaborar um documento sobre determinado assunto. Entretanto, algumas condições deverão ser satisfeitas. Alice só participará da comissão se Bento também participar. Bento não participará se Carlos e Eunice, ambos, participarem. Eduardo, Carlos e Eunice conhecem o assunto, então um deles tem de participar da comissão. Eduardo só participará se Carlos ou Alice ou ambos participarem. Carlos não participará se nem Alice nem Bento participarem.  

Uma comissão formada por Carlos, Eduardo, Bento e Alice satisfaz as condições descritas.

Valéria, Laura e Tereza são donas das empresas A, B e C (não necessariamente nessa ordem). Nessas empresas, fabricam-se tecidos, bolsas e joias (não necessariamente nessa ordem). Sabe-se ainda que:

  1. A empresa B não é de Tereza.
  2. Fabricam-se joias na empresa C.
  3. Tereza é dona da empresa que fabrica bolsas.
  4. A empresa de Laura não fabrica joias.

Com base nas informações acima, é CORRETO afirmar que:

Uma fila será organizada com base em três critérios, que são:

1. mulheres grávidas ou com criança de colo ficam à frente das demais pessoas;

2. as pessoas mais velhas ficam à frente de outras pessoas de idade menor que a sua;

3. mulheres ficam à frente dos homens.

Sabe-se que o critério 1 prevalece em relação ao 2 e ao 3, e que o critério 2 prevalece em relação ao critério 3.

Antes do uso desse critério de organização, cinco pessoas já estavam em uma fila de acordo com a ordem apresentada na tabela a seguir:

Reorganizando a fila de acordo com os critérios descritos anteriormente, mudarão de posição em relação à fila descrita na tabela apenas

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir.

Considerando o argumento abaixo, contrário à ideia de que os

castigos são uma forma eficaz de educar crianças, é correto

concluir que, na cadeia argumentativa da qual faz parte, esse

argumento tem valor retórico considerável na medida em que

combate diretamente o argumento daqueles que são contrários

ao uso dos castigos como recurso educativo.

O argumento em discussão já é, de saída, inválido! A pessoa

que o defende não tem conhecimento de causa para opinar

sobre a melhor maneira de educar uma criança. Como

considerar o ponto de vista de uma pessoa que nunca teve

filhos? Reitero: o argumento em discussão não é válido!

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir.

O pleno entendimento da frase Cicrano estava escrevendo

uma carta envolve a identificação das seguintes informações

pressupostas: a de que Cicrano tinha dado início à tarefa de

escrever uma carta e a de que ele conseguiu concluir a escrita

dessa carta.

Acerca dos argumentos racionais, julgue os itens a seguir.

No diálogo a seguir, a resposta de B é fundamentada em um raciocínio por analogia. A: O que eu faço para ser rico assim como você? B: Como você sabe, eu não nasci rico. Eu alcancei o padrão de vida que tenho hoje trabalhando muito duro. Logo, você também conseguirá ter esse padrão de vida trabalhando muito duro.

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir.

Na linguagem cotidiana, as condições de verdade de Fulano

tomou suco e saiu são diferentes das de Fulano saiu e tomou

suco.

Julgue os itens a seguir com base nas características do raciocínio

analítico e na estrutura da argumentação.

A pergunta complexa: “Você deixou de roubar dinheiro de seus pais?” se baseia na pressuposição de que o interlocutor a quem essa pergunta se dirige não rouba mais dinheiro de seus pais.

O primeiro, segundo e terceiro termos de uma progressão aritmética são - x² - 6, x e 9 respectivamente, sendo x um número negativo. O quinto termo da progressão aritmética é igual a

Considere as frases ditas por Paulo, Roberto e Sérgio. Paulo diz: Roberto é alto.
Roberto diz: Paulo mentiu.
Sérgio diz: Roberto mentiu.
Sabe–se que um, e apenas um deles, não falou a verdade.
Desta maneira, é possível concluir corretamente que

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