Vírus é um programa de computador ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta a respeito desses vírus.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A fim de manter a segurança das próprias informações, o usuário, ao se desfazer do seu dispositivo móvel, deve sempre evitar apagar as informações nele contidas, como senhas e dados pessoais.
II. Cavalo de Troia é o registro eletrônico composto por um conjunto de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave pública.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as seguintes afirmativas sobre as ameaças à Segurança da Informação:
I. “Cavalo de Tróia" é um malware que se mantem oculto em um computador e que pode espionar as atividades do usuário, instalar outras ameaças ou até desabilitar mecanismos de segurança de um computador.
II. Spywares são programas espiões, cujo objetivo é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador, mas nem sempre representam uma ameaça à segurança da informação, pois podem ser utilizados apenas para direcionamento de publicidade.
III. O DDOS (Distributed Denial of Service) é um ataque de negação de serviço distribuído, no qual vários computadores são utilizados para inviabilizar a operação de um ou mais serviços e computadores.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Acerca dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, dos procedimentos de segurança da informação e das noções de vírus, julgue o item subsequente.
O vírus de macro é um tipo de vírus que possui um baixo poder de propagação e sua infecção dá-se normalmente por meio da abertura de arquivos de imagens, como, por exemplo, jpeg e gifs animados.
Julgue o item a seguir, em relação às características de software malicioso.
Formatos comuns de arquivos, como, por exemplo, ou
, são utilizados como vetor de infecção por ransomware, um tipo de software malicioso que encripta os dados do usuário e solicita resgate.
O usuário de um computador deu um duplo clique sobre um programa recebido por e-mail, executando-o, e seu computador foi infectado por um malware que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e/ou arquivos. Tais características permitem concluir que o computador foi infectado por um
O tipo de software de monitoramento cuja principal característica é ser instalado como parte de determinados programas que são distribuídos gratuitamente, exibindo anúncios direcionados ao executar esses programas, é o
Qual das opções melhor caracteriza um software malicioso do tipo RANSOMWARE:
Joaquim utilizou um computador de uma lan house e digitou
os respectivos dados no teclado para acessar a própria conta
bancária e conferir o saldo, que era de R$ 1.300,00. Uma
semana depois, Joaquim foi ao banco e solicitou um extrato
da conta, no qual percebeu uma diferença negativa de
R$ 900,00 em relação ao saldo anterior, mesmo não tendo
movimentado essa conta. O fato indica que uma ameaça
cibernética estava instalada no computador da lan house, o
que possibilitou o prejuízo financeiro de Joaquim.
Com base no referido caso hipotético, assinale a alternativa
que indica o nome da citada ameaça.
Antivírus são programas de computador voltados para a eliminação e o controle de pragas virtuais, tais como:
Considerando pragas virtuais existentes, em qual categoria pertence a descrição a seguir ? Uma fraude projetada para roubar dados sensíveis da vitima, uma pessoa mal-intencionada tenta obter informações como senha de banco e numero de cartões de credito por meio de uma pagina fraudulenta copia da pagina real.
Acerca dos mecanismos de segurança, pode-se afirmar que:
Considere, as melhores medidas apos o ataque do tipo Ramsonware nas redes atuais, quais medidas podem garantir a recuperação dos dados.
Assinale a alternativa que apresenta um meio para infecção por vírus de computador.
Tipo de ameaça que, a partir de uma vulnerabilidade de um software, pode passar a controlar um computador, causar um comportamento inesperado em aplicações ou realizar um ataque: