
Em 2014, a imprensa internacional veiculou uma série de reportagens, apresentando a dificuldade que a sociedade alemã estava enfrentando. Boa parte de sua população, mesmo havendo frequentado os bancos escolares, possui pouca ou nenhuma habilidade com a língua escrita. Na reportagem citada acima encontra-se a seguinte informação:

Na perspectiva do letramento, essas pessoas não são analfabetas, contudo, possuem níveis de letramento diferenciados, uma vez que:
Segundo a literatura da autora Ana Teberosky, analise:
(__) Para Ana a responsabilidade do fracasso na alfabetização é de todo o sistema de ensino, não apenas do professor;
(__) Ana defende que educador não é o responsável por entender os motivos pelos quais a alfabetização não está ocorrendo com sucesso;
(__) A autora descreve que quando a escola acredita que a alfabetização se dá em etapas e primeiro ensina as letras e os sons e mais tarde induz à compreensão do texto, faz o processo errado. Se há separação entre ler e dar sentido, fica difícil depois para juntar os dois.
Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo:
As práticas de ensino da língua portuguesa que visem ao letramento dos estudantes devem
O letramento pode ser definido como
Assinale a alternativa incorreta. Segundo Emília Ferreiro, os níveis / fases da escrita são:
O método de alfabetização que envolve aprender sobre as regras de escrita das palavras, que privilegia a apresentação das vogais e posteriormente das consoantes e trabalha a repetição dos sons referentes aos grafemas, chama-se método de:
Na prática da avaliação diagnóstica no processo de alfabetização e letramento é INCORRETO afirmar que essa:
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Os três níveis de conhecimentos prévios que entram em jogo durante a leitura são:
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Durante o trabalho da alfabetização, não podemos perder o foco de alguns aspectos: I. Ler para os alunos. II. Fazer com que os alunos leiam e escrevam, mesmo antes de fazê-lo convencionalmente. III. Tornar-se escriba dos educandos para que produzam textos oralmente. Quais estão corretos?
Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples. Trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é:
De acordo com os métodos e teorias de alfabetização, a lacuna do trecho abaixo é corretamente preenchida por:
“O __________________________ produzido pela Psicolinguística Cognitivista, não traz tantas novidades metodológicas. Ele se baseia no ensino do sistema alfabético, associado ao sistema fonético e fonológico da língua falada. A Teoria Psicolinguística coloca que aprender a ler e escrever depende da linguagem."
Magda Soares (2002, p.39) afirma que "[ ... ] um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado[ ... ]". O letramento consiste na (o):
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Há fatores necessários para facilitar as ações da alfabetização. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente a essas ações.
Coluna 1
1. Atividades significativas.
2. Capacitação docente.
3. Autoestima.
4. Intervenções.
Coluna 2
( ) O educador necessita conhecer o nível conceitual e as capacidades cognitivas de seus educandos para acreditar que níveis de conhecimentos variados constituem uma riqueza para o trabalho em sala de aula.
( ) É necessário que as atividades de leitura e escrita aconteçam de forma prazerosa, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.
( ) O papel do alfabetizador é preponderante, e necessário, nas intervenções que faz para levar o educando a avançar no seu processo de construção de conhecimento.
( ) Fator relevante em qualquer processo de aprendizagem, para reavivar a confiança em suas capacidades de dar conta dos desafios e dificuldades que terão de vencer.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para a autora Magda Soares: