Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 113 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

É o processo de inserção e participação na cultura escrita. Trata-se de um processo que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade (placas, rótulos, embalagens comerciais, revistas, etc.) e se prolonga por toda a vida, com a crescente possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita (leitura e redação de contratos, de livros científicos, de obras literárias, por exemplo).
 
O conceito refere-se à:

Em 2014, a imprensa internacional veiculou uma série de reportagens, apresentando a dificuldade que a sociedade alemã estava enfrentando. Boa parte de sua população, mesmo havendo frequentado os bancos escolares, possui pouca ou nenhuma habilidade com a língua escrita. Na reportagem citada acima encontra-se a seguinte informação:

Na perspectiva do letramento, essas pessoas não são analfabetas, contudo, possuem níveis de letramento diferenciados, uma vez que:

Segundo a literatura da autora Ana Teberosky, analise:

(__) Para Ana a responsabilidade do fracasso na alfabetização é de todo o sistema de ensino, não apenas do professor;

(__) Ana defende que educador não é o responsável por entender os motivos pelos quais a alfabetização não está ocorrendo com sucesso;

(__) A autora descreve que quando a escola acredita que a alfabetização se dá em etapas e primeiro ensina as letras e os sons e mais tarde induz à compreensão do texto, faz o processo errado. Se há separação entre ler e dar sentido, fica difícil depois para juntar os dois.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo:

As práticas de ensino da língua portuguesa que visem ao letramento dos estudantes devem

O letramento pode ser definido como

Assinale a alternativa incorreta. Segundo Emília Ferreiro, os níveis / fases da escrita são:

O método de alfabetização que envolve aprender sobre as regras de escrita das palavras, que privilegia a apresentação das vogais e posteriormente das consoantes e trabalha a repetição dos sons referentes aos grafemas, chama-se método de:

Na prática da avaliação diagnóstica no processo de alfabetização e letramento é INCORRETO afirmar que essa:

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Os três níveis de conhecimentos prévios que entram em jogo durante a leitura são:

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Durante o trabalho da alfabetização, não podemos perder o foco de alguns aspectos: I. Ler para os alunos. II. Fazer com que os alunos leiam e escrevam, mesmo antes de fazê-lo convencionalmente. III. Tornar-se escriba dos educandos para que produzam textos oralmente. Quais estão corretos?

Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples. Trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é:

De acordo com os métodos e teorias de alfabetização, a lacuna do trecho abaixo é corretamente preenchida por:

“O __________________________ produzido pela Psicolinguística Cognitivista, não traz tantas novidades metodológicas. Ele se baseia no ensino do sistema alfabético, associado ao sistema fonético e fonológico da língua falada. A Teoria Psicolinguística coloca que aprender a ler e escrever depende da linguagem."

Magda Soares (2002, p.39) afirma que "[ ... ] um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado[ ... ]". O letramento consiste na (o):

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Há fatores necessários para facilitar as ações da alfabetização. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente a essas ações.

Coluna 1

1. Atividades significativas.
2. Capacitação docente.
3. Autoestima.
4. Intervenções.

Coluna 2

( ) O educador necessita conhecer o nível conceitual e as capacidades cognitivas de seus educandos para acreditar que níveis de conhecimentos variados constituem uma riqueza para o trabalho em sala de aula.

( ) É necessário que as atividades de leitura e escrita aconteçam de forma prazerosa, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.

( ) O papel do alfabetizador é preponderante, e necessário, nas intervenções que faz para levar o educando a avançar no seu processo de construção de conhecimento.

( ) Fator relevante em qualquer processo de aprendizagem, para reavivar a confiança em suas capacidades de dar conta dos desafios e dificuldades que terão de vencer.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para a autora Magda Soares:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282