Na administração de materiais, temos os subsistemas típicos e os específicos. Assinale a alternativa correta em relação aos subsistemas específicos mais frequentemente presentes nas organizações mais complexas. Cabe ao subsistema de:
Uma forma de melhorar o fluxo de caixa é aumentar o
giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos
dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores deverão tentar
receber em prazos menores e os grandes clientes farão de
tudo para conseguir prazos maiores (...) A produção ao longo
do ano deve ser programada de forma a acompanhar a
demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade.
Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma
logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão
de seus estoques, na produção propriamente dita e no
pronto-atendimento aos clientes.
(Receitas para o ano novo. Revista PME Exame. Dezembro/2011,
adaptado)
O pronto-atendimento aos clientes por parte das empresas, refere-se ao processo de
O computador no almoxarifado permite uma gestão mais
abrangente em função de reduzir ao máximo o prazo de
execução, exclusivamente, das operações de
Quando se fala das áreas administrativas de aquisição de estoques podemos dizer que estas têm objetivos técnicos e objetivos econômicos. Neste sentido o objetivo econômico:
O inventário é uma preocupação pessoal e constante do
almoxarife.
Qual a definição de inventário?
Uma forma de melhorar o fluxo de caixa é aumentar o
giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos
dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores deverão tentar
receber em prazos menores e os grandes clientes farão de
tudo para conseguir prazos maiores (...) A produção ao longo
do ano deve ser programada de forma a acompanhar a
demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade.
Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma
logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão
de seus estoques, na produção propriamente dita e no
pronto-atendimento aos clientes.
(Receitas para o ano novo. Revista PME Exame. Dezembro/2011,
adaptado)
A logística é uma abordagem atual da administração de recursos materiais e tem como atividades consideradas primárias
Acerca da administração de recursos materiais, assinale a opção correta.
Com relação a recebimento e armazenagem, julgue os próximos
itens.
A conferência por acusação, também conhecida como contagem cega, não possibilita a verificação, preconizada na conferência quantitativa, da correspondência entre a quantidade de objetos declarada pelo fornecedor na nota fiscal e a efetivamente recebida.
No que se refere à gestão de material, julgue os próximos itens.
Termos de inutilização ou de justificativa de abandono deverão ser utilizados para baixa patrimonial, sempre que for verificada a inconveniência ou impossibilidade de alienação para o material irrecuperável.
A taxa de ocupação volumétrica de um almoxarifado ou
armazém é auferida considerando-se
A movimentação física de materiais dentro da fábrica ou
armazém deve ser
NÃO constitui responsabilidade de um almoxarife
Acerca das principais características atribuídas aos serviços, assinale a alternativa incorreta.
Quais das atividades apresentadas correspondem às atribuições do Localizador de Materiais:
Na determinação do layout interno de armazéns e para determinar a melhor localização dos produtos, são usados diversos métodos e critérios. A respeito dos objetivos do planejamento da localização dos estoques e seus métodos e critérios, afirma-se que