Acerca do acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o próximo item.
Os documentos de valor permanente e de grandes formatos (por exemplo, mapas, plantas e cartazes) devem ser armazenados horizontalmente, enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas.
A manutenção das instituições arquivísticas e dos documentos arquivísticos requer uma série de intervenções, que vão desde a construção (ou adaptação) de instalações para o seu funcionamento até o acondicionamento dos documentos físicos e em outros suportes. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.
O profissional responsável pelo acondicionamento de determinado documento ou acervo documental deve conhecer o acervo em tratamento e os documentos a serem preservados, além de ter ciência de que seu objetivo é guardar e proteger os documentos e facilitar seu manuseio, observados os critérios estabelecidos.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
Embalagens protetoras, como caixas ou pastas, são necessárias apenas no caso de transporte do acervo para outro edifício.
Julgue o item a seguir, relativo ao acondicionamento de acervos de documentos.
A acidez do material da embalagem que envolve o documento pode causar mudança de cor do papel e aceleração do seu processo de degradação.
Existem mecanismos de armazenamento de arquivos
descentralizados; o arquivo fica armazenado em servidores
conectados à internet e pode ser acessado pela web ou por
aplicativos instalados no computador. A sincronização entre os
locais é automática, bastando o computador estar conectado à
internet para que isso aconteça.
Disponível em:
Um arquivamento que segue esse procedimento será um
armazenamento em
O conjunto de operações destinado ao acondicionamento e ao armazenamento de documento é intitulado:
Os arquivos possuem uma importância inestimável para a memória e construção histórica de um país. Dessa forma, deve-se preservar e acondicionar corretamente os documentos ao longo dos anos para que possam servir de consulta conforme a necessidade da Administração Pública e da sociedade. Nesse contexto, acerca das condições ambientais de armazenamento dos documentos, assinale a alternativa correta.
Com referência à preservação, conservação e restauração de
documentos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.
Documentos arquivísticos de valor permanente e que possuam
suportes em grandes formatos devem ser armazenados
horizontalmente ou enrolados.
Julgue os itens que se seguem, referentes a arquivologia.
É possível verificar que um documento de arquivo foi bem
acondicionado quando ele está embalado adequadamente, de
acordo com o seu suporte físico.
Em relação ao correto armazenamento dos
documentos, analise as proposições abaixo.
1) Os folhetos devem acondicionados em caixas
confeccionadas com papel neutro ou alcalino,
também chamado de papel permanente.
2) Os documentos maiores não devem ser
colocados embaixo de outros menores, para
evitar total deformação do suporte.
3) Os folhetos devem ser guardados na posição
vertical, em estantes, e em ambientes bem
ventilados.
4) O empilhamento deverá ser baseado nas
condições físicas, no tamanho e peso de cada
obra.
5) Os documentos devem ser armazenados em
gavetas na posição horizontal.
Estão corretas, apenas:
A respeito de planejamento, construção, organização e administração de arquivos, julgue os itens subsequentes.
No planejamento da construção do edifício de arquivo, metade
da área construída deve ser reservada aos depósitos nos quais
o acervo será armazenado, ficando a área restante destinada
aos trabalhos técnicos e administrativos.
Sobre os procedimentos de acondicionamento de documentos, é correto afirmar:
A respeito de planejamento, construção, organização e administração de arquivos, julgue os itens subsequentes.
O programa arquitetônico de planejamento da construção do
espaço físico denominado arquivo deve priorizar questões
relacionadas ao terreno e às condições climáticas do local onde
o arquivo será construído, em detrimento da expectativa de
crescimento do acervo que ali será arquivado.
A respeito de planejamento, construção, organização e administração de arquivos, julgue os itens subsequentes.
Documentos em suportes de grandes formatos podem ser
armazenados diretamente sobre o chão, desde que sejam
devidamente acondicionados em invólucros fabricados em
material alcalino.
A respeito de planejamento, construção, organização e administração de arquivos, julgue os itens subsequentes.
A carga que uma estante de estrutura autoportante exerce
sobre o solo deve ser calculada em relação ao material que
será armazenado em suas prateleiras.