Em resposta às diversas críticas dos cientistas sociais ao evolucionismo, o pensamento evolucionista mais recente vem respondendo de maneira geral aos problemas levantados. Um exemplo dessa postura é a
Leia o fragmento a seguir. “O interacionismo simbólico, ramo da sociologia _____, tem um conceito básico de _____ que enfatiza o caráter simbolicamente _____, conferindo às relações sociais um caráter de dependentes de constante aprovação em comum”. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas acima.
Em uma escola de Guarulhos (SP), o professor de Sociologia mobiliza seus alunos para pensar a respeito das possíveis formas de ampliar a representação política na escola. Para tanto, solicita que eles façam uma pesquisa de opinião sobre a experiência política e administrativa que a sua cidade vivencia desde 2001, o Orçamento Participativo (OP). As opções a seguir listam vantagens reportadas pelos entrevistados que vivenciaram efetivamente o funcionamento do OP, à exceção de uma. Assinale–a.
Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos, o professor de Sociologia planejou uma atividade com recursos didáticos mais interessantes do ponto de vista do universo dos seus alunos, tomando–os como sujeitos da construção do conhecimento. O professor dividiu a turma em grupos que ficaram responsáveis por selecionar recortes de jornais de ampla circulação.
Um dos grupos apresentou o seguinte recorte:
Analise os fragmentos a seguir.
“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade
de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da
incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)”
(Artigo 144 da Constituição federal de 1988. In
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm)
“O foco unilateral no diagnóstico (...) tem refletido e alimentado
a visão corrente: a segurança pública como sintoma e causa de
determinações estruturais, de natureza socioeconômica. (...)
Nas condições brasileiras, (...) ou haverá segurança para todos,
ou não haverá para ninguém”.
(Luiz Eduardo Soares, In http://carceraria.org.br/wp?
content/uploads/2012/07/Seguranca_Publica_Politicas_Socias.pdf)
Com base nos fragmentos, assinale a opção que identifica
corretamente a relação entre violência e segurança pública
tematizada a partir dos documentos.
“É uma técnica qualitativa, não-diretiva, cujo resultado visa o
controle da discussão de um grupo de pessoas. Foi inspirada em
técnicas de entrevista não-direcionada e técnicas grupais usadas
na psiquiatria. Os participantes não se conhecem, mas possuem
características comuns. Nesta técnica o mais importante é a
interação que se estabelece entre os participantes. O facilitador
da discussão deve estabelecer e facilitar a discussão e não realizar
uma entrevista em grupo”.
(Michael T. Kaufman. New York Times, 24 /02/2003)
A descrição acima se refere à metodologia conhecida como
O quadro a seguir apresenta as características de três correntes teóricas da Sociologia.
Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, seguintes teorias sociológicas.
Leia os fragmentos a seguir nos quais autores clássicos da
sociologia refletem sobre a relação indivíduo e sociedade.
1- “A estrutura social e o Estado resultam constantemente do
processo vital de indivíduos determinados; mas não resultam
daquilo que esses indivíduos aparentam perante si mesmo ou
perante outros, e sim daquilo que são na realidade, isto é, tal
como trabalham e produzem materialmente”.
2- “O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir
pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar
as dívidas (...) as práticas seguidas na profissão, etc.,
funcionam independentemente do uso que delas faço (...).
Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de
sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora
das consciências individuais”.
3- “Para a sociologia, em geral, conceitos como os de ‘estado’,
‘corporação’, ‘feudalismo’ e similares designam categorias de
determinados tipos de agir humano coletivo e é, portanto, sua
tarefa reconduzi-las a um agir ‘inteligível’ – o que quer dizer,
sem exceção, ao agir dos indivíduos que delas participam”.
Os autores dos fragmentos 1, 2 e 3 são, respectivamente,
As duas imagens tratam do tema do consumismo na sociedade contemporânea. Assinale a alternativa que indica corretamente os aspectos do consumismo contemporâneo abordados nas duas imagens.
Um dos elementos do processo de construção do Estado é o monopólio legítimo e a centralização dos meios de coerção e violência, eliminando outras autoridades e identidades, dentro e fora do Estado. Com relação às contribuições teóricas sobre este processo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Hermann Heller, em A teoria do Estado, identifica como característica do Estado moderno,a concentração dos instrumentos de mando, militares, burocráticos e econômicos, que se fixam em uma forma de poder centralizada,
(...) Charles Tilly, em Coerção, capital e Estados europeus, afirma que o Estado moderno resulta da combinação entre a guerra, para pacificação interna, e a criação de uma burocracia, para maximizar o empreendimento militar.
(...) Michel Foucault, em Vigiar e Punir, analisa a instituição da administração burocrática e militar do Estado moderno, que lhe garante o controle e a instrumentalização exclusiva da soberania, da violência e da legalidade. As afirmações são, respectivamente,
Considerando os principais debates e autores no âmbito da Sociologia do Conhecimento e da Teoria do Conhecimento, assinale a afirmativa correta.
As alternativas a seguir indicam autores cujos nomes são irremediavelmente associados ao estruturalismo, à exceção de uma. Assinale‐a.
Considerando as interpretações sociológicas sobre a ação social, analise as afirmativas a seguir. I.Ações são conclusões práticas derivadas de intenções e crenças. II.Ação e racionalidade têm sido tomados como conceitos inter‐ relacionados. III.Ações sociais são parte de sistemas mais amplos e de processos de compreensão intersubjetiva. Assinale
Leia o fragmento a seguir. “É ______ dizer que a modernidade nega a história, na medida em que o contraste com o passado (...) permanece como um ponto de referência necessário. Mas é ______ que a modernidade sente que o passado não tem lições para ela: seu impulso é constantemente em direção ao futuro” (KUMAR. K. Modernidade. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, p.473). Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas acima.
Sobre a questão da constituição da sociologia e do saber
sociológico desde seu surgimento, marque V para
verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Entre a segunda metade do século XIX e início do
XX, houve recorrente tentativa de conferir às
ciências sociais métodos que permitissem uma
aproximação com as chamadas ciências naturais.
( ) Através do conceito de Verstehen [compreensão], os
cientistas sociais alemães buscaram uma
aproximação dos métodos utilizados pelas
concepções positivistas de ciência.
( ) A partir do século XIX, a hermenêutica passou a ser
utilizada para além do âmbito da teologia, como
forma de compreender objetivamente qualquer tipo
de texto ou expressão humana.