Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 70 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q734295

Em uma visita ao teatro do Sesc, há 800 pessoas, das quais: 280 são homens; 400 são mulheres que já praticaram teatro; e 60 são homens que não praticaram teatro, Ao se escolher aleatoriamente uma pessoa, escolhe-se um homem. Sendo assim, a probabilidade de ele já ter praticado teatro é igual a

Carregando...
Q658851

Acerca da probabilidade, analise as afirmativas a seguir:

I. Experimento aleatório: são experimentos que, quando repetidos em condições iguais, podem fornecer resultados diferentes. Por exemplo, o lançamento de um dado é um experimento aleatório, pois, cada vez que o dado é jogado pode-se obter um número diferente, que antes do lançamento, é desconhecido.

II. Espaço amostral: é o conjunto de todos os resultados possíveis de ocorrer em um experimento aleatório. Por exemplo, o espaço amostral de um dado é o conjunto {1; 2; 3; 4; 5; 6}. Neste conjunto estão todas as possibilidades de resultado de um lançamento.

III. Evento: é o resultado desejado. É um subconjunto do espaço amostral. Por exemplo, o evento “ocorrência de uma face par em um lançamento" é o subconjunto {2; 4; 6}.

Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s).

Carregando...
Q665577

Um grupo de telefonista é constituído por cinco mulheres e três homens. Três telefonistas são selecionados ao acaso, a probabilidade de que ao menos um deles sejam mulher é:

Carregando...
Q721937

Um candidato está se preparando para um concurso em que o edital prevê três temas: direito; matemática; e ética. A tabela abaixo aponta seu planejamento de tempo de estudo.

Suponha-se que, para cada tema, o tempo gasto seja proporcional ao conteúdo estudado, por exemplo, com 60 h, ele estuda metade do conteúdo de direito e, com 30 h, um terço do conteúdo de ética. O candidato estudará 6 h por dia de semana e 4 h por dia de fim de semana, começando em uma segunda-feira.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item a seguir.

Se, em cada dia, ele escolher aleatoriamente o tema a estudar, então a chance de escolher direito nos dois primeiros dias é maior que 15%.

Carregando...
Q669771

Em uma sala de espera da Defensoria Pública, 20 pessoas estão aguardando o atendimento. São brasileiros, todos naturais da região sudeste do país.

Supondo que o local de nascimento dessas pessoas seja aleatório, a probabilidade de que os três primeiros a serem atendidos tenham nascido em diferentes unidades da federação é igual a:

Carregando...
Q732338

As 6 vagas da garagem de um pequeno edifício recém-construído serão sorteadas entre os proprietários dos 6 apartamentos, de modo que cada apartamento terá direito a uma vaga. As vagas ficam localizadas lado a lado ao longo de uma parede. Dois irmãos, proprietários dos apartamentos 1 e 2, gostariam que suas vagas ficassem localizadas lado a lado. A probabilidade de que isso aconteça é igual a

Carregando...
Q739416

Em um grupo de 10 deputados, 6 são do Partido A e 4 são do Partido B. Serão sorteados 2 desses 10 deputados, aleatoriamente.

A probabilidade de os 2 deputados sorteados serem do Partido B é

Carregando...
Q690852

Foi realizada uma campanha de coleta de amostras para identificação de leishmaniose em determinado bairro. Ao longo de seis meses, foram coletadas 3000 amostras de sangue, das quais 540 deram resultado positivo para a doença.

Considerando que uma amostra foi escolhida ao acaso, assinale a alternativa que apresenta a probabilidade desta ser negativa.

Carregando...
Q658848

Sobre a probabilidade, analise as afirmativas a seguir:

I. A probabilidade de ocorrer um evento A ou um evento B é a probabilidade de ocorrer um elemento de A, mais a probabilidade de ocorrer um elemento de B, menos a probabilidade de ocorrer um elemento comum a A e B.

II. O que se diz no item I é que: P(A ∪ B) = P( A ) + P( B ) - P(A ∩ B).

III. Dois eventos são mutuamente exclusivos se não possuírem elementos em comum. A união dos eventos se reduz a: P(A ∪ B) = P( A ) × P( B ).

Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s).

Carregando...
Q687739

Nesse final de semana, 2 dos 40 soldados do batalhão em que Renato é lotado deverão ser sorteados para uma missão especial. Para tal, o comandante identificou os soldados com os números de 1 a 40 e colocou 40 bolas numeradas de 1 a 40 em uma urna para retirar duas que corresponderiam aos sorteados. Ao ser retirada, a primeira bola caiu no chão e se perdeu, sem que o respectivo número tenha sido visto. O comandante então decidiu realizar o sorteio com as bolas restantes.

Nessa situação hipotética, qual é a probabilidade de que Renato tenha sido um dos dois sorteados?

Carregando...
Q711812

Em um gabinete, há seis computadores distintos disponíveis e três pessoas para os utilizarem. Dois deles são muito mais rápidos que os outros e sempre serão escolhidos para uso caso estejam vagos. Todos possuem uma senha formada por quatro algarismos, ordenados dentro do conjunto {0, 1, 2,..., 9}. Em cada senha, nenhum algarismo é repetido.

Com base nesse caso hipotético, julgue o seguinte item.

Se uma senha de um computador é conhecida e outro computador possui senha com os mesmos algarismos, então a chance de acertá-la ao acaso é menor que 2%.

Carregando...
Q745734

Um nutricionista tem oito tipos de alimentos diferentes disponíveis e pretende montar refeições usando exatamente três ou exatamente quatro desses tipos de alimentos. Considere que uma refeição é diferente de outra somente se, pelo menos, um dos alimentos usados for diferente.

Nessas condições, o número máximo de refeições distintas que ele pode montar é igual a

Carregando...
Q744235

Julgue o próximo item, considerando a proposição P a seguir.

P: "O bom jornalista não faz reportagem em benefício próprio nem deixa de fazer aquela que prejudique seus interesses".

Escolhendo aleatoriamente uma linha da tabela verdade da proposição P, a probabilidade de que todos os valores dessa linha sejam V é superior a .

Carregando...
GABARITO:

  • 16) A
  • 17) D
  • 18) B
  • 19) A
  • 20) E
  • 21) Errado
  • 22) E
  • 23) B
  • 24) E
  • 25) B
  • 26) C
  • 27) A
  • 28) Errado
  • 29) A
  • 30) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282