Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A teoria epistemológica de Piaget é caracterizada como uma visão interacionista do desenvolvimento. Para Piaget, a inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, está
relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio.

Na sua concepção, considera quatro fatores como essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança; assinale-os.

“O construtivismo é uma metodologia de ensino internacionalmente reconhecida, centrada em um processo de ensino e aprendizagem não engessados. O termo “construtivismo” foi retratado, inicialmente, na obra de _________, suíço (a), o (a) qual propôs a teoria construtivista do desenvolvimento da criança.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 

Para Piaget, o desenvolvimento da criança apresenta diferentes estágios denominados
fases de transição.

São fases de transição definidas pelo autor, EXCETO:

Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta.

Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta.

Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta

O ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação (mecanismo auto-regulador), de acordo com Piaget, é chamado de:

Para Vinha, o desenvolvimento moral refere-se ao desenvolvimento das crenças, dos valores, das ideias dos sujeitos sobre a noção do certo, do errado, dos juízos. Portanto, refere-se ao que o indivíduo deve ser, como ele deve agir perante o outro. Segundo a autora, quando Piaget afirma que uma pessoa governa a si mesma, é responsável pelos seus atos, leva em conta o outro antes de tomar uma decisão, está se referindo

Segundo José Carlos Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas.
Considere as afirmativas sobre o papel da escola, a atuação do professor e os conteúdos de ensino na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.

I- A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio de aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
II- Os conteúdos não devem ser apenas ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social.
III- A forma de conceber os conteúdos estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular ou espontânea, numa relação de descontinuidade.
IV- O papel de mediação em torno da análise dos conteúdos é exercido pelo professor sempre de forma não-diretiva, evitando a intervenção pedagógica.

Estão corretos apenas os itens:

"Em diversos campos do conhecimento, é comum encontrarmos importantes teóricos que não necessariamente faziam parte daquele meio. Na comunicação, por exemplo, Theodor Adorno é um nome muito conhecido e estudado, entretanto, o filósofo da Escola de Frankfurt não pode ser chamado de jornalista. Na pedagogia, por sua vez, a história se repete: o suíço Jean Piaget, nascido em 9 de agosto de 1896, era formado em biologia, mas seus estudos influenciaram a criação de um renomado método educacional, o _____________ ."

Fonte (adaptada): 9aaniveersaaro-ean-pagget.hml br/educacao/2017-08-09/aniversario-jean-piaget.htm

A lacuna acima pode ser substituída por:

(Jean Piaget 1896-1980) O conceito do sujeito ______________diz respeito às estruturas mentais comuns a todos os seres humanos, que conferem a possibilidade de aprender fazendo relações entre diferentes informações (classificação, comparação, dedução etc.). Tais estruturas se desenvolvem do início ao fim da vida por meio da ação dos indivíduos sobre o meio, num processo de interação com o
objeto de conhecimento e com as outras pessoas, o que possibilita a construção de níveis de saber cada vez mais complexos.

Assinale a alternativa que complete a lacuna do texto CORRETAMENTE.

Jean Piaget desenvolveu estudos psicogenéticos com o objetivo de compreender como o ser humano conhece o mundo e descobrir quais seriam os mecanismos cognitivos utilizados pelo homem para conhecer este mundo. A teoria piagetiana preocupa-se em compreender a gênese e a evolução do conhecimento humano e, diante desse objetivo, procura identificar quais são os mecanismos utilizados pela criança para conhecer o mundo. Piaget afirma que há uma diferença qualitativa entre a lógica infantil e a lógica do adulto, pois os processos de construção da cognição humana se tornam complexos com o passar do tempo.

De suas pesquisas, Piaget elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo uma categoria fundamental:

Como podemos definir o processo de equilibração da teoria de Piaget?

Piaget (in De La Taille, Oliveira e Dantas, 1992) dividiu a evolução da prática e da consciência da regra em três etapas. Em uma delas, afirma o teórico da educação, as crianças de até cinco, seis anos de idade não seguem regras coletivas, interessam-se pelos jogos de regras para satisfazerem seus interesses motores ou suas fantasias simbólicas e não tanto para participarem de uma atividade coletiva. Nesse caso, está se referindo à etapa da

A respeito do período das operações concretas, conforme Jean Piaget, assinale a alternativa correta.

Questões de concurso sobre Piaget

Você está se preparando com um curso online para concurso, que oferece videoaula para concurso na área de educação? Com toda a certeza um dos temas que poderá aparecer na sua próxima prova é relacionado ao psicólogo, biólogo e filosofo Jean William Fritz Piaget.

Então, se você quer saber mais sobre o tema e está procurando por questões de concurso sobre piaget, jean piaget questões de concursos, questões de concurso sobre piaget com gabarito, veio ao lugar certo!

Primeiramente, é preciso conhecer quem foi Jean Piaget, ele nasceu em Neuchâtel na Suíça, no dia 9 de agosto de 1896. É conhecido no mundo todo por seu trabalho sobre a inteligência e o desenvolvimento infantil. Seus conceitos são utilizados como base para diversos estudos em psicologia e pedagogia até os dias de hoje. Suas obras auxiliaram até mesmo o desenvolvimento da linguagem de programação. Piaget faleceu em Genebra, em 17 de setembro de 1980.

Durante sua carreira, Piaget interagiu com crianças, observando e estudando os processos de desenvolvimento na infância, fundando, assim, a Epistemologia Genética e a Teoria do Conhecimento. O objetivo central de sua teoria baseia-se no estudo da gênese dos processos mentais do indivíduo e como tais processos são construídos desde a infância.

Piaget defendia que o conhecimento seria o resultado das interações entre o sujeito e o objeto. E que o desenvolvimento do indivíduo aconteceria a partir de sua ação sobre o meio em que este estava inserido, sendo influenciado também por fatores biológicos em seu desenvolvimento mental.

Do mesmo modo, Piaget designou quatros estágios para o desenvolvimento cognitivo na infância, sendo cada um deles caracterizado como um período de comportamentos e pensamentos específicos da criança. Esta teoria se concentra não apenas na compreensão de como as crianças adquirem conhecimento, mas também na própria natureza da inteligência. Os quatro estágios do desenvolvimento são denominados como: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. A seguir, detalharemos cada um deles:

Resumindo, para Jean Piaget todas as crianças assumem um papel ativo em seu processo de aprendizagem, agindo como cientistas mirins enquanto realizam experiências, realizam observações e aprendem sobre as coisas do mundo. E à medida que esses pequenos indivíduos interagem com o todo ao seu redor, eles vão adicionando novos conhecimentos, baseando-se no que já conhecem e adaptando ideias anteriores.

Em seus estudos, Piaget observou ainda que o raciocínio da criança é diferente dos adultos, o que ajudou na criação de uma abordagem educacional voltada para a esse período. Piaget foi responsável pela mudança na forma de se enxergar a infância e o desenvolvimento do sujeito, e essa descoberta é considerada como umas das mais importantes contribuições para a Psicologia e Pedagogia na história.

Concluindo, é muito provável que em seu curso online para concurso ou videoaula para concurso assim como nas questões de concurso sobre piaget, jean piaget questões de concursos, questões de concurso sobre piaget com gabarito você encontrará os conceitos relacionados no texto acima.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282