Sobre a matriz BCG, que disseminou o conceito do posicionamento da “vaca leiteira” e outras imagens na linguagem do marketing, assinale a afirmativa correta.
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
O trabalho do profissional de relações públicas é mais estratégico que social, portanto limita-se às suas ações em meio corporativo e empresarial.
Uma montadora de automóveis, após grave atraso na entrega de um lote de pneus por um de seus fornecedores, tem um prejuízo financeiro de grande monta. Temerosa de enfrentar novamente o mesmo problema, a montadora opta por comprar a empresa fornecedora dos pneus, de modo a adquirir total controle sobre a qualidade e a distribuição de sua produção.
No exemplo apresentado, fica evidente que a ação da montadora corresponde a um processo conhecido por
Assinale a alternativa CORRETA que condiz com o objetivo na prática de marketing pessoal nas organizações.
Assinale a opção que apresenta um exemplo de endomarketing realizado por uma organização.
A ferramenta de marketing que fornece mais subsídios para os profissionais de comunicação ajustarem suas estratégias e ações, visando à lealdade dos clientes, quando há um grande volume de informações, é o(a):
A segmentação dos consumidores de determinado veículo (por classe socioeconômica, faixa etária, sexo e grau de instrução) para verificar adequação ao perfil dos consumidores de um produto, é expressa em percentual a partir da fórmula abaixo:
Essa é a definição de
O diretor de uma organização está considerando transferir a sede para o centro da cidade. A intenção é estar situado em um local de acesso mais fácil para seus clientes e funcionários. A organização paga aluguel de R$50,00 por metro quadrado no local atual e o presidente está disposto a pagar até R$65,00 reais por metro quadrado no centro da cidade. Ao fim de uma rodada de negociações com o proprietário do imóvel do centro, este declara que não aceitará menos de R$70,00 por metro quadrado, o que faz o presidente desistir do aluguel e manter a organização no imóvel atual.
Com base na situação descrita, é correto concluir que:
Um profissional de marketing digital é contratado para criar uma campanha publicitária para um novo resort em Porto de Galinhas, no Estado de Pernambuco.
Visando aumentar a eficácia da campanha, por meio de um alcance mais preciso dos clientes em potencial, o profissional deve realizar
Leia o trecho retirado do site de O Globo:
“As gigantes de bebidas Ambev e Coca-Cola Brasil anunciaram nesta terça-feira, 22 de março, reconhecido como o Dia Mundial da Água, que estão se unindo para desenvolver uma série de medidas para a proteção de nascentes nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), no interior de São Paulo".
Com base no conceito de comunicação organizacional, é correto afirmar que o anúncio representa um exemplo de comunicação
Farias (2015) define as principais características das estruturas básicas de mercado. Nesse sentido e com base nesse autor, analise as seguintes assertivas relacionadas aos mercados e suas características quanto ao número de empresas e quanto ao produto:
I. Concorrência monopolista:
Quanto ao número de empresas: Pequeno.
Quanto ao produto: Homogêneo.
II. Concorrência perfeita:
Quanto ao número de empresas: Muito grande.
Quanto ao produto: Homogêneo, não há diferenças.
III. Monopólio:
Quanto ao número de empresas: Só há uma empresa.
Quanto ao produto: Não há substitutos próximos.
IV. Oligopólio:
Quanto ao número de empresas: Pequeno.
Quanto ao produto: Homogêneo ou diferenciado.
Quais estão corretas?
A agência de um banco está situada em uma comunidade carente. A área de comunicação mantém um contato regular com a comunidade, realizando diversas ações institucionais, com viés social.
O objetivo principal dessa atividade junto a esse público é obter:
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
As relações públicas precisam apoiar a construção de uma comunicação própria e autônoma para as organizações a fim de que possam estabelecer relações com os diversos grupos.
Um fabricante de equipamentos eletrônicos, pressionado pela inadimplência dos lojistas compradores de seus produtos, decide assumir o controle do seu processo logístico e chegar ao consumidor final, por meio da venda porta a porta Na situação em questão, o fabricante estará fazendo uso do sistema de venda
Dentre os erros decorrentes de análises inadequadas dos gestores que podem levar ao insucesso das organizações, existe a miopia em marketing, que está relacionada com