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Segundo Quadros e Karnopp (2004), os verbos na Libras estão divididos em classes. Observe o verbo a seguir e marque a alternativa que corresponde à classe do referido verbo.

Para Quadros e Karnopp (2004, p. 54), o parâmetro movimento “pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso e os movimentos direcionais no espaço". A este respeito considere os sinais a seguir:

Estes sinais são realizados, respectivamente, com movimento.

Para Gesueli (2009), os classificadores são configurações de mãos que, relacionadas a coisa, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância verbal. Observe a datilologia a seguir e marque a alternativa (uso de classificadores) que corresponde ao enunciado da datilologia.

Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.

Em LIBRAS, a palavra Brasil é sinalizada apenas mediante datilologia, o que equivale à soletração dessa palavra em língua portuguesa: B-R-A-S-I-L.

Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.

No processo de aquisição de segunda língua escrita, crianças surdas cuja língua materna seja de sinais valem-se de seu conhecimento da língua de sinais para compreender a língua escrita, o que lhes confere capacidade não só de decodificar a escrita, mas também de aprender a gramática da segunda língua.

Após observar as imagens a seguir é correto afirmar que os sinais representados, respectivamente, são:

A LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, graças à Lei nº 10.436/02.

Segundo essa Lei, assinale a opção que melhor define a LIBRAS.

Analise a situação a seguir:

Carlos é o intérprete de Libras e Vitória é uma aluna surda do 2º ano do Ensino Médio. Durante a tradução da aula, a aluna informa ao intérprete que necessita ir ao banheiro. O intérprete, imediatamente, chama o professor e avisa que a aluna irá ao banheiro.

Diante dessa situação, assinale a opção que demonstre a falta de informação e de formação do intérprete educacional.

Para Felipe e Monteiro (2006, p. 25), o sinal soletrado refere-se a “uma palavra da língua portuguesa que, por empréstimo, passou a pertencer à Libras por ser expressa pelo alfabeto manual com uma incorporação de movimento próprio desta língua". Assim, “há palavras que são soletradas de forma a se ajustarem às restrições da língua de sinais" (GESSER, 2009, p. 31).

As imagens apresentam, respectivamente, os sinais soletrados:

Na incorporação de numeral em Libras, os sinais alteram a configuração de mão de “um" para “dois", “três" ou “quatro", criando outro significado ao sinal. Neste processo, a locação, a orientação e as expressões não-manuais permanecem iguais (QUADROS; KARNOPP, 2004). Observe as imagens e em seguida marque a alternativa que corresponde às imagens.

Observe as imagens a seguir e marque a alternativa correta para os sinais em suas devidas categorias.

No que diz respeito aos estudos culturais surdos e aos estudos surdos, julgue o item a seguir.

As pessoas surdas ou com deficiência auditiva devem ter intervenções pedagógicas hegemônicas e padronizadas, porque todas elas enfrentam as mesmas dificuldades, o que as caracteriza como iguais.

Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.

Existem alunos surdos com competência para leitura e escrita de textos em português, outros com competência apenas de leitura e, ainda, aqueles que necessitam de um mediador; apesar dessa diversidade, é cabível adotar um modelo único de ensino de português por escrito para alunos surdos em geral, partindo-se de um mesmo nível linguístico.

Alguns sinais da Libras podem fazer alusão à imagem do seu significado, o que chamamos de iconicidade.

Observe as figuras a seguir.

Assinale a opção que corresponde a um sinal icônico.

Sobre a necessidade de situar a educação de surdos em uma abordagem bilíngue, analise as afirmativas a seguir.

I. O bilinguismo envolve uma concepção de desenvolvimento, de linguagem e de cultura surda.

II. Já que os surdos habitam um espaço majoritariamente ouvinte há necessidade de efetiva inserção bicultural.

III. O papel do intérprete no planejamento, no currículo e na avaliação do processo de inclusão educacional, é fundamental.

Está correto o que se afirma em

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