A alternativa em que o termo transcrito em negrito constitui um caracterizador do substantivo é:
Acerca das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens subsequentes.
Os termos “antiéticas”, “ilegais” e “combatidas” qualificam a palavra “práticas”.
Texto para responder à questão.
Assinale a alternativa em que a palavra destacada está empregada como um adjetivo.
Em “ Era uma instituição que abrigava muitos ____________.", o substantivo composto que completa corretamente a frase é:
Assinale o item que apresenta o adjetivo incorretamente relacionado ao substantivo:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Adjetivo explicativo é aquele que exprime qualidade que não é própria do ser.
II. As palavras seguintes estão grafadas corretamente: braveza; esperteza; franqueza.
III. Na frase seguinte, há uma locução adjetiva que indica posse: Os pronomes nos libertam da repetição excessiva.
Marque a alternativa CORRETA:
Use as letras C e E para indicar se os itens acerca do fragmento do texto abaixo estão certos ou errados. Na sequência, marque a alternativa com a sequência correta das letras de baixo para cima.
“Alguns pesquisadores da área dizem que, educando as crianças sobre alimentação saudável nas escolas, elas podem se tornar mediadoras de mudanças alimentares saudáveis na sua própria casa".
( ) Retirando a desinência de plural da palavra crianças, com exceção do termo inicial Alguns pesquisadores, todas as demais palavras que estiverem no plural deverão passar para o singular, a fim de estabelecer a relação de concordância entre os termos.
( ) A oração entre vírgulas estabelece uma condição para a ação final descrita no fragmento, de que as crianças “podem se tornar mediadoras de mudanças alimentares saudáveis na sua própria casa".
( ) As palavras área, saudáveis e própria recebem acento gráfico em atenção à mesma regra.
( ) Os termos nas escolas e na sua própria casa atuam como adjuntos adverbiais, expressando uma circunstância de lugar às ações descritas.
( ) A palavra mediadoras, de acordo como o contexto, pode ser substituída, sem alteração de sentido, pelos adjetivos intérpretes e conciliadoras.
Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmações acerca do texto. Na sequência, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) Ao afirmar que “é preciso proporcionar aos pais um contato constante com os docentes, gerentes e os que fazem parte da equipe que interage com seus filhos", a educadora Luiza estabelece entre as palavras destacadas uma relação de sinonímia.
( ) As aspas junto à expressão “Cantinhos Produtivos" foram empregadas por igual razão no terceiro e último parágrafo do texto.
( ) O adjetivo adversas (linha 1), de acordo com o texto, tem o sentido de desfavoráveis, contrárias e está empregado no sentido conotativo das palavras.
( ) O termo diferentes momentos de aprendizagem (linha 8) completa o sentido de um verbo transitivo, assim como a oração de vencer suas dificuldades (linha 10) completa o sentido do nome transitivo possibilidade.
( ) A conjunção que inicia o segundo período do último parágrafo do texto expressa ideia de conformidade e pode ser substituída, sem alteração de sentido, pela conjunção conforme.
No fragmento: “É nesse contexto que o uso do computador e, consequentemente, o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs tem crescido intensamente, sobretudo, no que tange ao público da terceira idade", no 1º parágrafo, o termo em destaque pode ser classificado como:
O trecho a seguir se refere à questão.
O autor usa, para descrever como devem ser os fatos, alguns adjetivos. São eles:
Cavalo não muito grande, mas bastante musculoso, de raça indefinível. As palavras sublinhadas no trecho acima são classificadas como:
Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
A oração “que haja a implementação de um modelo de policiamento" (l. 11 e 12) tem a função de qualificar o adjetivo que a antecede: “essencial" (l.11).
Assinale a opção em que o adjetivo sublinhado indica uma qualidade ou um defeito do substantivo.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item a seguir.
No texto, o vocábulo “azulada" (ℓ. 1 e 10) é empregado de modo ambíguo: remete ao estado visível de fraqueza do “desconhecido" (ℓ.3) e atribui a seu aspecto certa artificialidade.