Assinale a alternativa em que o adjetivo da frase foi corretamente grifado:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto II e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) As reuniões nas escolas são importantes para a qualidade da comunicação, pois, além das informações, possibilitam o debate e a discussão sobre assuntos de interesse da escola e permitem que os professores expressem seu ponto de vista sobre as questões tratadas.
( ) Para que uma reunião “não acabe no vazio" (linha 9), é necessário que os trabalhos sejam bem conduzidos com o devido registro do que foi tratado e deliberado na reunião.
( ) De acordo com o contexto do texto, o adjetivo rebuscada (linha 13) tem o sentido de aprimorada, bem elaborada.
( ) Os verbos debater, expor e posicionar-se (linhas 2 e 3) estão empregados no presente do modo indicativo e expressam a ideia de ações concretas quanto às intervenções dos participantes em uma reunião.
( ) Ao dizer que a convocação para uma reunião “tende a ser mais sóbria do que o convite para o jogo final de um campeonato interno" (linhas 15 e 16), a autora emprega a palavra destacada no sentido de uma linguagem mais formal, em consonância com o padrão culto da linguagem.
( ) Empregando o plural no pronome ela (linha 22), nos dois últimos períodos do texto, as demais palavras que estiverem no singular deverão passar para o plural, a fim de atender à sintaxe de concordância entre os termos.
Use as letras C e E para indicar se os itens acerca do texto estão certos ou errados. Na sequência, marque a alternativa com a sequência correta das letras de cima para baixo.
( ) O adjetivo climáticas (linha 2) está para graves alterações (linhas 1 e 2), assim como os adjetivos clara e cristalina (linha 3) estão para constatação (linha 3).
( ) O primeiro verbo do primeiro parágrafo e o primeiro verbo do último parágrafo estão flexionados, respectivamente, no pretérito perfeito e no tempo presente do modo indicativo.
( ) As três primeiras palavras do segundo parágrafo são, no contexto do texto, substantivo, substantivo e adjetivo.
( ) As palavras unânime, políticas e econômicos recebem o acento gráfico em atenção à regra que acentua todas as palavras paroxítonas.
( ) Se usarmos a palavra cidadão no plural, no fragmento: “O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará gerará um impacto no meio ambiente", todos os verbos e os substantivos que estiverem no singular deverão ser obrigatoriamente pluralizados a fim de atender à relação de concordância entre os termos.
( ) A palavra que inicia o quarto parágrafo do texto pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, pela expressão Dessa forma.
Na escrita, pode-se optar frequentemente entre uma construção de substantivo + locução adjetiva ou substantivo + adjetivo (coragem de herói = coragem heroica).
O termo abaixo sublinhado que NÃO pode ser substituído por um adjetivo é:
O adjetivo ilimitado corresponde à locução “sem limites"; a locução com igual estrutura que NÃO corresponde ao adjetivo abaixo destacado é:
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item abaixo.
O termo “vitais" (linha 5) classifica-se como adjetivo e significa necessários à manutenção da vida.
Babaca, fraca e cultural desempenham no texto morfologicamente a função de:
Assinale a alternativa em que temos a ocorrência de um adjetivo uniforme:
São adjetivos pátrios:
La palabra “errático” pertenece a la clase de palabras:
Assinale a alternativa que permite a troca de posição do substantivo e do adjetivo:
Dos ditos populares abaixo, assinale aquele em que a palavra destacada NÃO é um adjetivo.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas conforme as regras do Novo Acordo Ortográfico relativas à sistematização do emprego de hífen ou de acentuação.
As palavras destacadas a seguir qualificam outra no mesmo trecho, exceto em: