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A arte contemporânea pode ser bastante útil para trabalhar tanto a multiplicidade quanto a heterogeneidade das perspectivas culturais, contemplando, assim, o pensamento atual quanto à:

Para planejar atividades e jogos teatrais adequados a cada fase do desenvolvimento do aluno, é necessário que o arte-educador:

Sobre a monarquia portuguesa no período colonial, analise as afirmações abaixo.
I. Apesar de Portugal ser um Estado absolutista na época da colonização, seu poder não se concentrava exclusivamente no rei, mas também dependia da burocracia que o cercava. A isso, sobretudo, deve-se a preferência pela expressão “Coroa” em vez de “Rei” para designar o poder monárquico português.
II. O modelo administrativo das colônias dava pouca margem aos representantes políticos estabelecidos no Brasil. Toda e qualquer decisão partia da Metrópole, e as colônias não possuíam quaisquer instituições políticas.
III. Pelo menos até o período pombalino, a Igreja possuía considerável influência sobre a corte portuguesa e relativa autonomia.
É correto o que se afirma em

Em relação ao período absolutista na Europa, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A ideia de que o poder monárquico se vinculava ao poder divino aproximou o soberano da Igreja Católica, o que levou à reformulação de algumas políticas religiosas e trouxe como consequência a elaboração do Édito de Nantes.
( ) Luís IX foi um dos principais monarcas do absolutismo francês. Durante seu reinado, houve reformulações e o refortalecimento do exército francês – que se tornou um dos mais potentes do continente.
( ) O absolutismo na Inglaterra, devido à influência do Parlamento, pode ser considerado mais fraco e menos duradouro do que o ocorrido na França.

Sobre o período da Guerra Fria e as práticas de espionagem que a caracterizaram, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Apesar da grande preocupação com a espionagem nuclear e com o roubo de projetos de bombas, uma das grandes dificuldades iniciais entre os soviéticos, a exemplo do que ocorrera com o Projeto Manhattan, dizia respeito à disponibilidade de material físsil.
( ) A espionagem durante a Guerra Fria não se restringia ao âmbito militar, englobou também setores civis. Houve casos de professores acadêmicos a serviço da KGB e da CIA.
( ) O Projeto Manhattan foi o principal projeto de armas nucleares norte-americano durante a Guerra Fria.

Sobre a Revolução Francesa, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os sans-culottes se caracterizaram pelo seu radicalismo e por seu vínculo com os setores mais baixos da sociedade francesa do século XVIII – em sua maioria, de áreas urbanas –, embora alguns revolucionários não oriundos de tais setores se identificassem com sua causa.
( ) O Grande Medo foi o período da Revolução em que, em reação aos revolucionários do meio urbano, a aristocracia rural se aliou aos camponeses para proteger suas propriedades.
( ) A chamada Guarda Nacional Francesa foi organizada por Luís XVI na tentativa de realizar um golpe para retomar o poder.

Sobre a Reforma Protestante e as controvérsias religiosas peculiares a esse contexto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os tratados propostos pela Paz de Vestfália não trouxeram a paz entre todas as nações europeias. Franceses e espanhóis, por exemplo, permaneceram em guerra por mais de uma década.
( ) As diferentes manifestações de movimentos protestantes se relacionavam apenas a questões territoriais, incorporando peculiaridades dos países em que surgiram. Não havia quaisquer discordâncias doutrinárias.
( ) Para facilitar a difusão de seus princípios para audiências mais amplas, os representantes do protestantismo lançaram mão de recursos como o uso do idioma vernáculo e de ilustrações de temas do Antigo e do Novo Testamento.

Ao longo do período compreendido entre o fim do primeiro grande conflito mundial (1918) e o início da segunda guerra mundial (1939), o mundo presenciou a crise das sociedades liberais ocidentais. Surgiram, em vários países europeus, movimentos e partidos hostis ao Estado Liberal e ao socialismo marxista.
Esses partidos chegaram ao poder na Itália (1922) e na Alemanha (1933). Comparando-se o fascismo italiano e o nazismo alemão, quando estavam no poder, podemos afirmar que:

“Nesse sentido, discordamos de uma explicação baseada num só fator – que consideramos, entretanto, muito importante – e sugerimos questionar a estabilidade em torno de três temas fundamentais: o papel dos partidos políticos (especificamente a aliança PSD/PTB); o papel das Forças Armadas (notadamente o Exército, sob a chefia do General Lott) e o papel do Executivo, através de sua política econômica-administrativa.” (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O governo Kubitschek – Desenvolvimento e Estabilidade política . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 26).

Com relação à política econômica de Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:

“A reflexão humanista colocou o homem no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos fossem relatados como realizações humanas.“Areflexão humanista colocou o homem no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos fossem relatados como realizações humanas.” Apartir da citação acima, comrelação ao humanismo e ao renascimento, é correto dizer que: (COLLINGWOOD. R. G.A ideia de história . Lisboa: Presença, [s.d.], p. 98.)
” Apartir da citação acima, comrelação ao humanismo e ao renascimento, é correto dizer que:

Quanto ao Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que ele:

Entre 1970 e 1990, cerca de 25% da cobertura vegetal do território de Rondônia foi destruída. Persistindo até hoje, o desmatamento ilegal é o foco de preocupação do Governo Federal no Estado. É INCORRETO afirmar que:

Em sala de aula, um professor propôs aos alunos, a análise da imagem a seguir: uma xilogravura de Lucas Cranach, o Velho, intitulada “Cristo expulsa os vendilhões do templo de Jerusalém e o Papa vende indulgências”, retirada de Paixão do Cristo e do Anticristo, de Lutero (Wittenberg, 1521).



No contexto das Reformas, as imagens religiosas poderiam ser usadas para diferentes funções. A xilogravura acima, do ponto de vista dos reformadores luteranos, foi elaborada para desempenhar uma função

Entre os anos de 1879 e 1880, a capital do Império foi palco de protestos violentos, duramente reprimidos por tropas da polícia e do Exército, com saldo de pelo menos três mortos. Era a Revolta do Vintém, que também teve como consequência a queda do ministério que tinha instituído a cobrança da taxa de um vintém (20 réis) sobre o transporte urbano. O novo ministério nomeado pelo Imperador revogou a tarifa.
As motivações e os resultados obtidos pela revolta popular indicam que a Revolta do Vintém viabilizou–se por meio de mecanismos de organização da sociedade civil e de participação política popular

A Lei n. 11.645/08, que tornou obrigatório o estudo da História e das culturas afro–brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio,

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